Hoje, um vídeo rápido. A familiar sequência da RTC, a Rádio Televisão Comercial. Esta e outras vinhetas da RTC, que acompanhavam o começo e final dos intervalos publicitários sempre me intrigaram: o que era exactamente a RTC? Segundo a Wikipedia, nos anos 80 e 90 controlava a publicidade dos dois canais do Estado, além de distribuir cassetes de video e produzir discos. Em 1996 deixou a publicidade, deu origem aos Vídeos RTP e até 2002 limitou-se á produção de discos.
Viram a piscadela de olho? ;)
Video recuperado de uma videocassete VHS, gravada na RTP-1 no dia 18 de Outubro de 1991.
Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".
Se gostou, Partilhe: »»
|
Tweet | Save on Delicious |
Tenho que corrigir a sua informação.
ResponderEliminarDe facto, nos anos 80 e 90 controlava a publicidade dos dois canais do Estado, mas não deixou a publicidade em 1996. Não sei de onde vem essa ideia. A RTC foi concessionária do espaço publicitário na RTP até à sua extinção em 2002. O que se passava era que a RTC tinha duas áreas: uma era a concessão publitária e a outra era a exploração comercial dos programas produzidos ou co-produzidos pela RTP e aí tinha duas vertentes. Uma era o merchandising, onde se incluíam os produtos dos Patinhos, da Bota Botilde, livros, discos e vídeos RTP (nunca produziu ou distribuiu discos ou vídeos. Estes eram produzidos ou distribuidos pelas empresas a quem eram licenciados os direitos conexos, como a Lusomundo, a EcoVídeo, a Polygram, a Movieplay). A outra vertente era a venda internacional para outros canais de televisão, em Cannes e noutros mercados, dos programas e filmes portugueses em que a RTP tinha participação.