segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A Caça ao Tesouro (1994)

por Paulo Neto

Portugal tinha-se apaixonado por Catarina Furtado quando esta apresentou o "Chuva de Estrelas" e tornou-se evidente que a SIC não podia deixar a sua estrela mais resplandecente fora dos ecrãs até à segunda edição do programa. Por isso, no Verão de 1994, Catarina Furtado foi literalmente elevada às alturas no programa "A Caça ao Tesouro"




O programa era um concurso onde uma equipa de dois concorrentes tinha como missão guiar Catarina Furtado em busca de um tesouro que seria o prémio final. Catarina começava cada programa numa determinada zona do país e conforme as indicações dos concorrentes deslocava-se num helicóptero dirigido pelo Comandante Souto até ao destino indicado. Depois ela teria de passar por diversos obstáculos e seguir pistas dadas pelos concorrentes, por vezes executando algumas provas arriscada. Ao todo havia cinco pistas, sendo que nas quatro primeiras havia uma moeda para encontrar e só na última é que se descobria o tesouro. Para tal, tinham o total de uma hora para toda a missão, com somente pausas entre o achado de uma moeda e a leitura de uma nova pista.  


Em estúdio, junto dos concorrentes, estavam Henrique Mendes e Rita Blanco: o primeiro tinha a tarefa de auxiliar os concorrentes, ajudando-os nos seus raciocínios e pesquisas e a consultar os livros e os mapas disponíveis no cenário; a segunda lia as pistas e ao invés, tentava distrair os concorrentes e azucrinar Henrique Mendes, recorrendo-se mesmo por vezes a comportamentos tresloucados. (A própria Rita Blanco cultivou neste e noutros programas da SIC uma imagem com um pé na irreverência e outra na completa doideira que só mudaria quando começou a ter papéis mais sérios como em "Médico de Família".) Recordo que uma vez, Rita Blanco exagerou tanto na tecla de irritação que uma concorrente não evitou exclamar: "Ai, que parva!". Porém, se os concorrentes estavam demasiado confusos ou afastados do raciocínio certo, Rita Blanco acabava por subtilmente dar-lhes pistas para lhes colocar no trilho certo.
De referir que este era o regresso de Henrique Mendes à televisão vários anos depois de ter sido afastado da RTP no pós-25 de Abril e de ter estado vários anos radicado no Canadá, tendo depois se afirmado de novo como uma figura televisiva de referência com "Ponto de Encontro". 



Apesar de só ter tido uma temporada, "A Caça ao Tesouro" continua a ser um dos programas mais recordados dos primeiros anos da SIC, um programa que prendia o espectador pela sua dose de aventura e de algum didatismo na forma como dava a conhecer diversos pontos de Portugal, além de como é óbvio todo o carsima de Catarina Furtado.

No YouTube, há diversos episódios do programa.

Zona de Santarém:


Zona de Viseu:

Peniche:

Praia da Vieira:





Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Avelino, obrigado pelo comentário.
      Até ao momento não consegui encontrar esse vídeo, mas se surgir actualizamos o artigo!

      Eliminar
    2. Caro amigos gostava desse progama caca ao tesouro a onde tive numa embarcacao Gisergio a onde a catarina la foi pagar a moeda foi feito no Algarve mas nao encontro esse vidio 😉 alguma susestao

      Eliminar
    3. Caro amigos gostava desse progama caca ao tesouro a onde tive numa embarcacao Gisergio a onde a catarina la foi pagar a moeda foi feito no Algarve mas nao encontro esse vidio 😉 alguma susestao

      Eliminar
    4. Caro Luciano, fui mesmo há instantes procurar por novos vídeos do programa, mas por agora nada de novo. Como algarvio também gostava de ver esse episódio do Algarve, assim que o encontrar, coloco por aqui!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...