domingo, 14 de setembro de 2025

A era TV2 da RTP 2 (1992-1996)

O Outono de 1992 prometia ser dos mais quentes a nível televisivo, pois ditou o fim do monopólio da RTP, com o início de emissões das televisões privadas, primeiro a SIC logo em Outubro desse ano e a TVI uns meses depois, ambas prometendo formas de ver televisão diferentes a que Portugal estava habituado.
Por isso, para fazer parte a este inédito desafio de concorrência, a RTP puxou dos seus galões e levou a cabo uma das suas mais marcantes "rentrées" televisivas. Há alguns anos, já fizemos um artigo sobre os programas da RTP1 que marcaram essa grelha, alguns dos quais que se tornariam bastante icónicos. 

Mas seria a RTP2 que então passaria por uma mudança mais profunda, a começar por uma nova nomenclatura, talvez inspirada pelo sucesso do branding da RTP1 como Canal 1 em 1990. Foi então que a 14 de Setembro de 1992, "nascia" uma nova TV, a TV2. E com ela, um novo logótipo, uma nova grelha, novos separadores, novo genérico de abertura e um novo fecho. 


Apesar de pessoalmente, em termos de gráficos e logótipo, eu preferir a era da RTP2 que precedeu esta (a tal com os separadores com as frutas) e que vinha desde 1990, esta também foi uma forte era nesse aspecto. Foi também nesta era que eu por fim tive a RTP 2 em minha casa, quando, pouco antes do Natal desse ano, os senhores que foram instalar uma antena parabólica na minha casa antiga também sintonizaram a RTP2 e a SIC na nossa televisão, pondo fim a doze anos em que eu estive limitado à RTP1 e apenas podendo ver o segundo canal em casa alheia. 

Pelo que pude apurar, o logótipo da TV2 foi escolhido através de um concurso destinado a publicitários, tendo a escolha recaído sobre a proposta da brasileira Mónika Cabral, da agência Young & Rubicam. 

A campanha desta "nova TV" começou com alguma polémica, pois o primeiro anúncio de promoção era o de uma mulher grávida que à medida que a câmara vai avançando, vê-se a forma de uma televisão na sua barriga, seguido da frase "Dia 14, nasce uma nova TV". Ao que mais tarde se seguiu outro anúncio de um homem numa maternidade ansioso para ver o seu filho recém-nascido, que vai-se a ver a cabeça é uma televisão com logótipo da TV2 no ecrã e a voz-off que diz "Já nasceu, e é a sua cara!"

Neste vídeo podem ver-se esses dois anúncios, mais um terceiro, com várias silhuetas e mãos a fazer o sinal do número 2.

       

Com esta nova roupagem, o segundo canal procurava reforçar a sua imagem de uma alternativa ao mainstream do Canal 1, com alguns pilares que ainda hoje se mantêm: conteúdo cultural (cinema e artes de palco), desportivo (sobretudo em modalidades que não o futebol) e infanto-juvenil, com o espaço diário dedicado a esta faixa etária a ser renomeado "Um-Dó-Li-Tá". 

Segundo as suas campanhas na imprensa da época eram estes os programas em destaque na grelha inicial da TV2.


Chá Das Cinco: Um talk-show das tardes dedicado ao público feminino com cinco apresentadoras, uma para cada dia da semana: Ana Bola, Ana Maria Lucas, Dina Aguiar, Rosa Lobato Faria e Teresa Guilherme.

Barriga De Aluguer: Telenovela brasileira de 1990 que abordava o sempre controverso tema de maternidade de substituição da autoria de Glória Perez. Ana (Cássia Kiss) é um famosa jogadora de voleibol, que não podendo ter filhos, decide contratar uma mãe de aluguer para gerar o seu filho, com o apoio do seu marido Zeca (Victor Fasano), através de inseminação artificial. A escolha recai sobre Clara (Cláudia Abreu), uma jovem à deriva que vê nesse acordo uma oportunidade para melhorar de vida. Mas à medida que a gravidez avança, os sentimentos de Clara vão se alterando... Do elenco fizeram ainda parte nomes como Humberto Martins, Beatriz Segall, Wolf Maya, Vera Holtz, Mário Lago e Tereza Seiblitz. O tema do genérico "Aguenta Coração" ficou no ouvido, tanto no original de José Augusto como na versão de João Marcelo, cantor brasileiro radicado em Portugal. 

Frente A Frente: Programa de debate mediado por Adriano Cerqueira (então diretor do canal) onde duas pessoas com opiniões divergentes sobre um determinado assunto esgrimiam argumentos. Não me lembro deste programa, mas algo me diz que os debates não deviam ser assim tão acirrados como seriam hoje. 

Em Português Nos Entendemos: Programa dedicado aos países lusófonos, realizado em direto e em simultâneo entre Lisboa e São Paulo, com apresentação de Carlos Pinto Coelho.

Vira O Vídeo: Duas das nossas maiores rockstars nacionais, Xana dos Rádio Macau e Zé Pedro dos Xutos & Pontapés, conduziam este programa onde eram exibidos videoclips pedidos pelos telespectadores, havendo um top semanal ao sábado. 

Wrestling: Depois de nos anos anteriores terem animado as tardes de fim-de-semana do Canal 1, os combates de Wrestling da WWF passavam agora para as tardes de quinta-feira da TV2. 

Milénio: Série documental que traçava as semelhanças e diferenças entre o mundo moderno e as sociedades tribais. 

Em "Noite de Cinema", seriam exibidos filmes de qualidade firmada mas que também tiveram grande sucesso junto do público. Alguns desses títulos foram "Cyrano de Bregerac" com Gérard Depardieu, "Os Marginais" de Francis Ford Coppolla que revelou uma saraivada de futuras estrelas como Patrick Swayze, Tom Cruise, Emilio Estevez, Rob Lowe, Matt Dillion, Diane Lane e Ralph Macchio, e a obra-prima da ficção científica "2001 - Odisseia No Espaço" de Stanley Kubrick. 

Nightmare Cafe: Mini-série de seis episódios criada por Wes Craven ("Pesadelo Em Elm Street", "Scream") sobre um café muito especial onde tudo pode acontecer e quem lá entra pode encontrar a sua redenção...ou a sua punição. Entre os três atores do elenco fixo, o destaque vai para Robert Englund, o eterno Freddy Krueger, como Blackie, o misterioso dono do café. 


Outro aspeto de marcante para mim da era TV2 foi era o espaço de desporto aos fins-de-semana onde era possível assistir a todo um leque de modalidades desportivos. Mas confesso que não deve ser o único para o qual o principal destaque era o magazine "A Magia da NBA" que recapitulava os principais jogos e novidades da mítica liga de basquetebol americano. "I love this game..." 

Eram também imagens desportivas que ilustravam o videoclip do hino da TV2 que por vezes servia de enche-chouriços. 

Olha à tua volta e vê
Tantos olhos sorrindo e porquê
Abre o teu olhar e vê
Tantos lábios dizendo sim à TV


A era TV2 durou até 29 de Abril de 1996 com um rebrand total da RTP, com novos logótipos, genéricos e o regresso dos dois canais às nomenclaturas RTP1 e RTP2. Curiosamente, um elemento da TV2 persistiu: o fecho de emissão, com o hino nacional a ser tocado com uma imagem da bandeira de Portugal a esvoaçar sobre um fundo preto, não só continuou a ser utilizado na RTP2 mas também na RTP1 após o rebrand de 1996 até que em 2000 a RTP passou emitir 24 horas por dia. 

Alguns gráficos e genéricos da era TV2

Abertura TV2:


Jornada Na 2: 


TV2 O Tempo:


Separador de 1994:


 TV2 Informação (1992):


TV2 Informação (1993):


Que memórias têm da era TV2 da RTP2? 


Agradecimentos ao canal de YouTube "Grafismos Portugueses" e ao ATVTQsV do fórum "A Televisão".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...