sábado, 25 de outubro de 2014

Transformers - Autocolantes Recortados Panrico (1989)


Estes cromos autocolantes recortados foram durante muito tempo os únicos Transformers oficiais que pude segurar nas mãos, visto que os brinquedos eram muito caros para o orçamento familiar. É certo que estes não se transformavam e podiam voar com uma rajada de vento repentina, mas as ilustrações da Geração 1 que os adornam são belissimas, e hoje em dia incrivelmente nostálgicas. Não tenho nenhuns sobreviventes dos tempos de infância, mas felizmente consegui adquirir há alguns meses um conjunto que gostava de partilhar convosco.
Podem clicar na foto para a aumentar:

Para os fãs regalarem os olhos, junto algumas imagens gentilmente cedidas pelo leitor David Lamy, um sortudo que é dono destas belezas:


Esta colecção saiu em terras de nuestro hermanos em 1986, como brinde do Bollycao [recordem mais autocolantes do Bollycao], com 27 cromos diferentes. Em Portugal terá chegado em 1989 - a fazer fé na data do copyright dos próprios cromos, o mesmo ano da estreia da série animada "Transformers Em Acção" entre nós - e apesar de essa guloseima da Panrico já existir em terras lusas, tenho a impressão - corrobada pelo David Lamy - de que estes Transformers eram vendidos com aqueles bolinhos rectangulares, os pastelitos semelhantes ao Cake Bar.

Blitzwing - Cromo português (1989)
Blitzwing - Cromo espanhol (1986)
Se a informação se confirmar, a versão portuguesa destes cromos era de dimensão menor: 62x42mm contra os 75x52mm da versão espanhola. No entanto, ambos eram ideias para forrar capas de cadernos, dossiers, frigorificos, etc!

Uma colecção paralela a esta, também da Panrico, foi chamada na Espanha de "Visioramas", e consistiam em autocolantes que podiam alternar a imagem  entre o modo robot e o modo veículo do Transformer. Creio que tive alguns, mas não tenho a certeza se os adquiri em Portugal ou em Espanha, onde estes autocolantes Panrico foram colocados à venda alguns anos antes. 

Foto: "Por El Poder de Grayskull"
O blog "Por El Poder de Grayskull" fala em mais detalhe sobre as duas colecções: " Los Visioramas de Bollycao ".

Um vídeo no Youtube exibe uma colecção desses visioramas:

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...