sexta-feira, 1 de agosto de 2014

T e T (1988-1990)

por Paulo Neto

Quando por acaso encontrei um vídeo no canal do YouTube do David Martins onde Cristina Esteves divulga a programação da RTP para um sábado de Outubro de 1991, a certa altura abriu-se uma janela no meu portal de memórias diante da menção da série "T e T" que me lembro de acompanhar na altura. Decerto que poucos recordarão a série mas não há ninguém que não conheça o protagonista, de nome de baptismo Laurence Tureaud, mas conhecido simplesmente como Mr. T.


Tal como para a maioria, a minha personagem preferida dos "Soldados da Fortuna" era B.A. Baracus, o mega-durão elemento do esquadrão pouco dado a brincadeiras, decididamente o tipo de pessoa que não queríamos ter como inimigo mas que gostaríamos de ter ao lado se houvesse confusão da grossa. Com a atitude intimidativa, as suas nuances cómicas (como o seu medo de andar de avião) e o penteado de guerreiro africano Mandinga (semelhante a um mohawk), B.A. Baracus tornou-se um ícone global que Mr. T. nunca mais deixou de cultivar, ao ponto de actor e personagem tornarem-se indissociáveis. Pelo meio, Mr. T ainda multiplicou a sua aura em "Rocky III" como Clubber Lang, a nemésis de Rocky Balboa nesse opus da saga (de onde provém a sua mítica catchphrase: "I pity the fool")

Findas as aventuras de "Soldados da Fortuna" (ou, como a TVI reavivou nos anos 90 em "dublagem" brasileira, o "Esquadrão Classe A"), Mr. T abraçou um novo projecto na série canadiana "T. and T.", exibida em três temporadas entre 1988 e 1990 na América do Norte e que passou na RTP em 1991 nas tardes de sábado. 


Na série, Mr. T interpretava T.S. Turner, um boxeur que foi apanhado numa cilada e preso por um crime que não cometeu. Turner é salvo por uma advogada idealista, Amy Taler (Alexandra Amini), que o defende em tribunal e consegue a sua ilibação, passando depois a trabalhar como detective privado, investigando os casos de Taler. O nome da série vem obviamente dos apelidos das duas personagens que se tornam uma improvável mas eficiente dupla de investigadores. 


Como se pode imaginar, a série seguia um padrão semelhante a cada episódio. Havia uns malfeitores a fazer patifaria, Turner ia atrás deles e apanhava-os e Taler fazia o que podia para defender aqueles que foram injustiçados e condenar aqueles que prevaricaram. Na primeira série, havia mesmo um cena recorrente em cada episódio em que Turner troca o fato e gravata por uma indumentária de cabedal antes de caçar os meliantes.  
Entre outras personagens incluíam-se Dick Decker (David Nerman), o dono do ginásio onde Turner treinava, Martha (Jackie Richardson) e Renee (Rachael Crawford) tia e sobrinha de Turner, com quem ele vivia, Sophie (Catherine Disher), a secretária de Taler e o Detective Jones (Ken James), o polícia que ocasionalmente colaborava com a dupla. Na terceira temporada, Terri Taler (Kristina Nicoll) substitui a irmã como a nova parceira de Turner.

Genérico (1.ª temporada):



  
  

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...