quinta-feira, 8 de maio de 2014

Transformers - A Banda Desenhada


Há quatro milhões de anos eles vieram de Cibertron, um planeta inteiramente composto por máquinas…assolado por uma longa guerra entre os heróicos Autobóticos e os malévolos Decépticos. Estes robots vivos, incrivelmente poderosos, capazes de se converterem em veículos terrestres e aéreos, armas e outras formas mecânicas, continuam o seu conflito aqui na Terra. Eles são os…TRANSFORMERS.”

Apesar de só chegar em Portugal alguns anos depois, a 8 de Maio de 1984 foi publicado (com data de Setembro do mesmo ano) o nº 1 da banda desenhada dos Transformers, os famosos robots que se podem disfarçar de aviões e carros (e muito mais). Esta revista norte-americana foi o primeiro passo para promover a linha de brinquedos, ainda antes da série animada que lançou a mania mundial sobre a franquia Transformers, que três décadas depois continua forte, entre míudos e graúdos. A banda desenhada começou a contar a complexa história e mitologia dos robots extraterrestres que continuavam a sua milenar guerra civil no planeta Terra. Apesar de previsto apenas como uma mini-séries de quatro números, o sucesso das revistas levou a que mais fossem produzidos, escritas por Bob Budiansky e Simon Furman.

A icónica capa do número 1 foi desenhada pelo premiado Bill Sienkiewicz  (Novos Mutantes, Elektra: Assassin, etc). Atenção: as escalas não foram respeitadas! No topo do artigo a minha homeagem a esta magnifica capa.
"Transformers #1 [19 Abril 1990 - Meribérica/Líber]"

Em Portugal, a Meribérica/Líber começou a publicar quinzenalmente a versão portuguesa em 19 de Abril de 1990 (com preço de 150$00), mas, se nos EUA, a colecção atingiu os 80 números (e no Reino Unido 332, com muitas histórias inéditas), no nosso país ficaram pelo número 18.  Tenho todos, e estão guardados religiosamente.
 
 
Na época os nomes dos personagens foram traduzidos para português. O líder dos Autobóticos (Autobots) atendia por Optimus Supremo (Optimus Prime) e Megatrão (Megatron) liderava os maléficos Decépticos (Decepticons). Sabem a que personagens clássicos pertencem os nomes Moscardo, Esgalhador, Pé-de-cabra, Estrela-Estridente, Despedaçador, Onda-Choque ou Zézé? Confiram aqui. Ou então nos excertos abaixo:



Curiosamente, além de spin-offs e crossovers com os G.I. Joe (outra franquia de brinquedos da Hasbro), estas histórias decorriam no Universo Marvel, visto que no Número 3, o convidado de honra era o Homem-Aranha, com o seu infame uniforme negro. No entanto, não é o universo principal, mas um universo paralelo, o da Terra-91274.
E se em séries e filmes é fácil de mostrar a habilidade que dá nome aos Transformers, o resultado em ilustração é menos...dinâmico:
 E claro que também existiam personagens humanos de relevo. O principal (das primeiras fases da BD) é Giga (Buster) Witwicky, aqui ao volante de Moscardo, o carismático Bumblebee:

A minha capa favorita é a do número 5, com uma magistral ilustração do Onda-Choque victorioso, da autoria de Mark Bright:
 Um anúncio, incluído nas próprias revistas. Como bónus, um mini-labirinto para resolver:

 
Curiosamente, a história foi retomada em 2012 na série limitada "The Transformers: Regeneration One", pela mão da editora IDW, começando no número 81 e indo até ao 100.
Podem descobrir mais sobre a versão portuguesa no meu blog dedicado aos robots de Cybertron: "Transformers Portugal V2". Ou no meu antigo site dedicado apenas à BD: "Transformers Portugal".

Caros amigos, quem também coleccionou estes números?

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. primeira vez um desconhecido - Rodimus Prime) e pelo que percebi a historia torna-se vem complexa, mais madura e sobretudo mais congruente.
    Parabens pelo artigo.

    ResponderEliminar
  2. Perdão o meu comentário anterior (extenso) ficou perdido. Fiz também esta coleção que apresentava uma versão alternativa à série televisiva.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...