terça-feira, 13 de maio de 2014

Top 5 Beldades das Marés Vivas

por Paulo Neto



Não há dúvida que "Marés Vivas" (1989-1999) é uma das séries que definiu a década de 90. Apesar de ser recheada de empolgantes cenas de acção e mistério, não haverá muita contestação se se afirmar que o principal atractivo da série era o facto de ser uma série cheia de gente bonita, com pouca roupa num cenário de praia. Foi das séries mais vistas em todo o mundo no seu auge, e Portugal não foi excepção, conquistando logo o público primeiro na RTP e depois na TVI, que costumava programar a sua exibição a cada Verão antes do seu bloco noticiário das 20 horas. Eu fui acompanhando a série a espaços e claro que não fiquei indiferente à generosíssima quantidade de beldades que passaram pela série. Embora as louras fossem a grande maioria, devo dizer que neste meu top 5, quem ganham são as morenas 3 a 2. Antes de avançar, convém referir algumas das beldades que ficaram de fora: Shawn Weatherly (uma ex-Miss Universo), Kelly Packard (que também vimos em "California Dreams"), Geena Lee Nolin, Donna D'Errico, Nicole Eggert, Marliece Andrada e a famosíssima Carmen Electra. Posto isto, vamos ao top 5.

#5 Stacy Lee Kamano (Kekoa Tanaka)



Eu estive quase a colocar nesta posição Traci Bingham que na sétima temporada veio colmatar a lacuna de beldades afro-americanas na série, mas no final acabei por optar por uma havaiana que se destacou na spin-off "Baywatch Hawai". Stacy Kamano foi Kekoa Tanaka, que vivia um amor proibido com J.D. Darius (Michael Bergman) uma personagem intermitente da série original que tinha assumido o protagonismo nesta spin-off. O principal obstáculo ao romance entre J.D. e Kekoa era o pai desta, um rico empresário japonês, que nem morto queria que a sua filha casasse com alguém que não fosse asiático nem rico. E quem era esse pai tirano? Ninguém menos que Pat Morita, o lendário Mr. Miyagi! De ascendência japonesa, polaca e alemã, Stacy Kamano apresentou dois concursos desportivos e desde 2007 faz parte do elenco da soap opera "The Bold And The Beautiful", que nos anos 90 foi exibida na RTP dobrada em brasileiro com o título "Malha de Intrigas". 

#4 Alexandra Paul (Tenente Stephanie Holden)



Embora não fosse nada de deitar fora, esta era a salva-vidas que se destacava mais pelo cérebro do que pelos atributos físicos. Alexandra Paul era a tenente Stephanie Holden, astuta e com grande capacidade de liderança que tinha como ponto fraco Mitch Buchanon (David Hasselhoff), com quem tivera um caso mal-resolvido no passado. A sua personagem faleceu na sétima temporada com uma descarga eléctrica quando um raio atinge o mar. Antes de "Marés Vivas", Alexandra Paul era sobretudo conhecida pelo filme "Christine-O Carro Assassino" (1983) no papel da rapariga por quem o dito veículo fica cheio de ciúmes. Paul continua bastante activa na representação, integrando inúmeros telefilmes e filmes série B. No telefilme de reunião da série "Baywatch: Hawaiian Ending" (2003), interpretou uma sósia de Stephanie. 

#3 Erika Eleniak (Shauni McClain)


Erika Eleniak foi a loira-mor da era pré-Pamela Anderson. A sua personagem, Shauni McClain, começa como uma salva-vidas rookie que se deixava abater pelo sua inexperiência mas aos poucos vai ganhando confiança e tornando-se cada vez melhor no seu trabalho. Shauni manteve uma ligação amorosa algo atribulada com o colega Eddie Kramer (Billy Warlock) com quem acaba por casar no início da terceira temporada. 
Lembram-se daquela cena do "E.T." em que os miúdos, incentivados pelo Elliott, libertam as rãs que estavam prestes a ser dissecadas e no meio do caos, o Elliott beija uma bonita loirinha? Essa loirinha era Erika Eleniak. Também participou nos filmes "Força em Alerta" (1992) com Steven Seagal e "The Beverly Hillbillies" (1993) e pousou para a Playboy em 1989. Eleniak continua activa na representação em telefilmes e filmes directos para vídeo, além de algumas esporádicas aparições em séries como "Donas de Casa Desesperadas". 

#2 Yasmine Bleeth (Caroline Holden)


Yasmine chegou à série na quarta temporada para interpretar Caroline Holden, a caprichosa irmã de Stephanie. Tal como Shauni, gradualmente Caroline vai amadurecendo o seu carácter por entre os ossos do ofício. Pelo meio, teve um romance com Logan Fowler (Jaason Simons). Yasmine Bleeth chegou à série vinda da soap opera "One Life To Live". Depois de problemas com a justiça devido a posse de cocaína em 2001, o susto levou Bleeth a largar definitivamente o vício e a retirar-se da vida artística em 2003. Antes disso, fez parte do elenco da série "Nash Bridges" entre 1998 e 2000 e entrou no filme "BASEketball" (1999) dos criadores de South Park.  

#1 Pamela Anderson (Casey-Jean "C.J." Parker)


Mas mesmo no meio de tantas belezas que a série revelou, a n.º 1 deste top não podia ser outra senão Pamela Anderson (que ao longo da série também foi creditada como Pamela Denise Anderson, Pamela Anderson-Lee e até Pamela Lee). Depois de algum sucesso local no Canadá, Pamela foi a Playmate de Fevereiro de 1990 da Playboy e o resto foi história. A sua estreia na televisão foi num pequeno papel na série "Obras Em Casa", mas foi quando David Hasselhoff lhe ofereceu um papel para a terceira temporada de "Marés Vivas" que se tornou um ícone do pequeno ecrã. Anderson encarnou a salva-vidas hippie-new age C.J. Parker que nunca dizia que não a uma missão mais arriscada. Tal como na vida real, foram muitos os homens que se renderam aos seus encantos, nomeadamente os colegas Matt Brody (David Charvet) e Cody Madison (David Chokachi). Fora da série, foi aquilo que sabe: o casamento-relâmpago com Tommy Lee em 1994, o filme pioneiro das sextapes de celebridades, o constante retira-e-volta-a-pôr dos seus implantes de silicone, o filme "Barbed Wire - Bela e Periogosa" e a série "V.I.P.", namoros com Kid Rock, Kelly Slater (que também chegou a entrar na série), Markus Schkenberg e Richard Salomon. Embora ainda faça algumas aparições no cinema e na televisão, Pamela tem-se dedicado mais ultimamente a causas como a PETA e a luta contra a SIDA.

E aqui está o meu top 5 das beldades. Como seria o vosso? Já agora, um repto para as seguidoras femininas da "Enciclopédia de Cromos" para indicarem o vosso top 5 dos rapazes de "Marés Vivas". Recordo-me que na altura, entre as minhas colegas, os mais populares eram os morenos Billy Warlock e David Charvet. Mas será que outras que preferiam os louros Jaason Simons e David Chokachi? Terá havido mesmo aquelas que terão fantasiado com o David Hasselhoff em calções de banho ou com o bigode do Michael "Newmie" Newman? Fica lançado o desafio.             

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Por acaso, estava a ver isto e a pensar "então e os homens?" De facto a escolha não é fácil, mas deixo a minha lista, ordenada do 5.º para o primeiro, tal como no artigo.

    #5 David Charvet (Matt Brody)
    #4 Jason Brooks (Sean, Baywatch Hawaii)
    #3 Michael Bergin (J.D.)
    #2 John Allen Nelson (John Cort)
    #1 David Chokachi (Cody)

    Menção honrosa: Billy Warlock (Eddie)

    Quanto ao resto, embora no global não me atraísse tanto assim, o "Newmie" tinha um excelente físico também. Já o mesmo não posso dizer do "Mitch", basicamente o pior da série, chegava a rir-me quando o via de speedos, simplesmente não tinha corpo para tais avarias, de todo.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...