terça-feira, 13 de maio de 2014

Desert Strike - Master System (1992)

A primeira consola oficial cá de casa foi a Sega Master System II, e os dois únicos jogos que sobreviveram nas minhas mãos até hoje são este "Desert Strike" e "Where In The World Is Carmen Sandiego", que não podiam ser mais diferentes, mas ambos proporcionaram muitas horas de diversão e frustração. Enquanto em "Carmen Sandiego" o jogador limitava-se a escolher entre meia dúzia de procedimentos lineares para ir avançando no jogo, em cada nível de "Desert Strike" - um shoot 'em  up  em que o jogador é um piloto de um helicóptero de combate Apache norte-americano - tem liberdade quase total para explorar o mapa e efectuar os diversos objectivos de cada missão, oscilando entre momentos de grande acção e momentos monótonos de voo sobre água ou deserto, a caminho de uma base ou em busca de recursos como munição ou combustível para manter o heli no ar.. Além de destruir diversos elementos e bases inimigas, por vezes era necessário resgatar aliados prisioneiros ou perdidos em território hostil. Inspirado na (na época) recente Guerra do Golfo I, o objectivo do jogo era vencer as forças do ditador louco General Kilbaba.
O General Kilbaba era um querido, mesmo para os seus subordinados, como se pode ver na imagem acima.

"X-Man", um dos pilotos que podíamos escolher no começo do jogo.
Depois do êxito da versão para Mega Drive, desenvolvida e publicada pela Electronic Arts (o gigante responsável das sagas FIFA, Command & Conquer, Need For Speed, Wing Commander, etc), o jogo foi retocado nos gráficos e nos sons, e adaptado para vários outros sistemas de jogo. Quando "Desert Strike: Return to the Gulf" foi remodelado para a 8-bits Master System pela Domark Software, o título foi encurtadopara "Desert Strike". 
No topo do post, uma digitalização da capa do jogo, que vinha numa capa muito semelhante ás capas de cassetes VHS.

Um vídeo do jogo em acção:



Alguns screenshots do jogo, retirados da capa do mesmo:



A minha capa de "Desert Strike" para Masters System:
O verso:
O conteúdo da capa, que alberga o cartucho com o jogo e dois livrinhos de instruções, o mais pequeno em português e o maior em várias linguas.
O cartucho, muito singelo, apenas com o  títuo do jogo e os logos da Domark e da Sega.
O verso do cartucho, com os avisos habituais:

Capa do livro de instruções em português:
As páginas interiores do livrinho de instruções:



A ultima página inclui apontamentos a lápis de alguns códigos dos níveis que foram salvos durante as minhas sessões de jogatina.


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...