domingo, 7 de julho de 2013

Where In The World Is Carmen Sandiego - Master System (1989)


Actualmente os policias do Mundo andam ocupados a caçar o ex-espião que pôs a boca no trombone, mas desde hà umas décadas atrás que o comum cidadão (com acesso a consola de jogos ou computador) pode participar na emocionante caça a uma ladra internacional, a infame ( e famosa) Carmen Sandiego, tudo com fins educativos. Verdade seja dita, muito do que ainda recordo de geografia, fixei não com os secantes manuais escolares mas com este jogo: "Where in the world is Carmen Sandiego?", na  versão de 1989 para a consola da Sega, Master System.
A capa da versão Sega Master System
A personagem Carmen Sandiego (homenagem a Carmen Miranda) teve direito a um backstory como uma orfã, adoptada pelo chefe da ACME que cresceu para ser uma  detective brilhante, mas que em busca de desafios, juntou um grupo de vilões (V.I.L.E. - Villains' International League of Evil) para concretizar os roubos mais inacreditáveis e arriscados, na sua inconfudivel gabardine vermelha.
Aspecto dos ecrãs de jogo:
Os vilões do jogo:


O jogador tinha a missão de perseguir pelas diversas capitais mundiais os capangas de Carmen, recolhendo pistas (relacionadas com a cultura, lingua e geografia locais) para onde será o próximo assalto e tentando capturar todos os bandidos (que disparavam ou atiravam facas ao jogador e só podiam ser presos se o mandato de captura estivesse correcto). Isto sim é aprender de modo divertido! Mas podia ser um stress quando o tempo estava a acabar e tinhamos que fazer longas viagens de avião, ou recuperar de feridas, que consumiam várias horas ao nosso deadline!



Eu joguei-o na Master System II, mas no livrinho de intruções está uma ilustração da primeira versão da Master System.





O primeiro jogo foi lançado em 1985 (Brøderbund Software) e durante a década de 80 e 90 foram lançados bastantes jogos e continuações para diversas plataformas.
Além dos jogos, a marca Carmen Sandiego desdobrou-se em 3 séries para TV, livros, banda desenhada, jogos de tabuleiro e outros produtos licenciados.

Fotos do jogo no meu acervo, clique nas imagens para ver em tamanho maior:


 O interior da embalagem, com o cartucho e o livro de intruções e dicas.
 O cartucho:


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...