sexta-feira, 2 de maio de 2014

El Gran Album de los Dinosaurios (1993) Caderneta de Cromos

65 milhões de anos depois de extintos, os dinossauros voltaram a conquistar o planeta no inicio dos anos 90. A "dinomania" estava no auge, e miúdos e graúdos não pareciam fartar-se destes misteriosos répteis. Com o êxito global do "Parque Jurássico" tinhamos dinossauros em todo o lado: outros filmes, séries de tv, brinquedos, livros, roupa e todo o tipo de produtos possíveis e imaginários. E claro, as obrigatórias cadernetas de cromos!
Esta caderneta de cromos, "El Gran Album de los Dinosaurios", sinceramente não me recordo se a comprei em Portugal ou na Espanha, visto que na altura viajava esporadicamente a Ayamonte para compras. O preço de capa é 200 pesetas. Apesar de bastante incompleta, eu gostava especialmente desta caderneta, porque além das imagens de dinossauros tinha um lado cientifico, com esqueletos e gráficos da cronologia do planeta Terra e a árvore evolutiva dos dinossauros. Serviu também de modelo para vários dos meus desenhos.
A caderneta quando completa era constituida por 194 cromos autocolantes, fabricada por MV Editores, as ilustrações da autoria de Fco. Perez Frutos (Fran) e Miguel Angel Flores. Segundo algumas fontes na Internet, "El Gran Album de los Dinosaurios" é de 1993, mas há a possibilidade de existir outra edição mais antiga de 1973. Neste blog podem ver uma edição mexicana completa: "Coleccionista MX".
A capa:
 Uma introdução ao mundo dos dinosaurios.
 Uma das páginas que tenho mais completas, com um esqueleto de um T-Rex:
 Agrafado ao interior da caderneta um folheto com o cupão para encomendar os cromos para completar a coecção, uma lista para ir riscando os cromos e no verso um anúncio à colecção "Los Dinosaurios":
 A colecção "Los Dinosaurios", constiuida por quatro cassetes VHS (60 minutos de duração), acompanhadas por fichas com informação cientifica e curiosidades sobre - obviamente - dinossauros.

A única página em que não eram necessários os cromos para vislumbrar a imagem final:
E no final da caderneta, uma arvore da evolução dos diferents tipos de dinossauros, e a descrição dos nomes de todos os dinossauros presentes nas páginas duplas:
 A frente e verso de um dos autocolantes:
 Todas as páginas da caderneta:
Quero saber: algum dos nossos leitores fez esta caderneta de cromos?

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...