sábado, 5 de abril de 2014

Calendários de Bolso "Roque Santeiro" (1988)

Até aos anos 90 coleccionar calendários de bolso era uma prática bem mais disseminada que actualmente. Além de colecções - mais ou menos - oficiais, praticamente não existia negócio, marca ou instituição que não tivesse calendários para oferecer aos seus clientes: desde a peixaria ou clube de vídeo do bairro, todos forneciam os pequenos calendários com as caras dos ídolos da altura, capas de filmes, animaizinhos fofinhos, cartoons picantes, senhoras em lingerie ou mesmo em pelota, etc, e claro, no verso o calendário propriamente dito. Era um hobbie bem popular coleccionar estas pequenas peças de cultura pop, e cá em casa não escapávamos à regra. Não eramos coleccionadores hardcore, mas agarrávamos os que podiamos. Em viagens à capital, até aproveitávamos para comprar várias colecções já completas, por exemplo as do "MacGyver", "Norte & Sul". Recentemente recuperei os arquivadores com a nossa colecção vintage e recomecei a coleccionar, de modo mais activo. Até já consegui terminar a colecção dos "Defensores da Terra" e do "Justiceiro". Desde há uns meses fui publicando avulsamente alguns calendários no Tumblr da Enciclopédia,  e tenho vários posts em rascunho para partilhar as várias colecções aqui no blog. Mas a triste notícia do falecimento do actor brasileiro José Wilker fez-me antecipar a publicação do post das colecções de calendários de bolso da novela "Roque Santeiro" que Wilker protagonizou, que espero brevemente completar.

Colecção "Roque Santeiro" (1988)
Colecção não numerada.
Nesta colecção, no verso do calendário, além da indicação do ano e do calendário para os 12 meses de 1988, inclui o logotipo da novela e o nome da personagem com o nome do actor correspondente entre parenteses. Reparem como o nome de José Wilker foi mal escrito: José Wil-ker.
 Os outros calendários que tenho até ao momento:
Tânia (Lídia Brondi)
Lulu (Cláudia Kiss)
Roque Santeiro (José Wil-ker)
Roberto Mathias (Fábio Jr.)



Colecção "Roque Santeiro" (1988) Impala
Colecção de 42 calendários. No verso, além da indicação do ano, calendário e logotipo, uma legenda referente à ilustração, os créditos e o número do calendário.

Os calendários que tenho até ao momento,e  a respectiva legenda:
Nº 17 - Flô e as duas tentações da cidade, Rosali e Ninon.
Nº 18 - Malta e Marilda decidem a vida de Roberto.
Nº 23 - O delegado Feijó não resiste aos encantos de Ninon.
Nº 34 - Porcina, uma viúva apaixonada.

Como curiosidade, vi na Internet uma colecção também de 1988, com o verso com publicidade à fictícia Fábrica de Velas Votivas 'Linda Bastos, Lda' com morada da igualmente fictícia cidade de Asa Branca. desconheço se é uma colecção portuguesa ou brasileira.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...