sexta-feira, 15 de junho de 2012

A polémica "Eu Vos Saúdo Maria"



Lisboa, 30 de Junho de 1985. Um grupo de enraivecidos defensores da moral e dos bons costumes tenta impedir que a Cinemateca exiba a fita "Eu vos saúdo Maria" [Je Vous Salue, Marie], integrado num ciclo dos trabalhos de Jean-Luc Godard. Para tornar a situação mais grave, a turba era encabeçada pelo então Presidente da Câmara de Lisboa, Nuno Kruz Abecassis, católico militante. Apesar da confusão e dos protestos, com polícia metida ao barulho e tudo, o filme foi exibido com quase uma hora de atraso e o Apocalipse não começou. Como habitual nos filmes ou obras que ficam sobre fogo cruzado da Igreja católica e seus membros mais fanáticos, esta acção - e outros protestos - só serviram como publicidade gratuita. No festival de Cannes um homem atirou uma tarte com creme de barbear à cara do realizador, o Papa João Paulo II afirmou que a película "fere profundamente os sentimentos dos crentes". Acho que o Papa nunca ouviu falar que só entra no cinema quem quer. E o filme foi proibido em vários países católicos que nunca ouviram falar de algo chamado "separação entre Igreja e Estado". Quem eu estou a querer enganar? Ainda quase 30 anos depois assistimos periodicamente a tentativas de atropelos - mais ou menos veladas - à liberdade de expressão por parte de representantes de um largo espectro religioso! Mas voltando ao filme em causa:



O filme transpõe a narrativa da mitologia de Maria, José e Jesus para o mundo contemporâneo, o que automaticamente causou polémica, ainda para mais com direito a nus frontais da jovem Maria. Para alguns poético, para outros blasfemo; vi o filme há muitos anos, talvez na RTP2, talvez na TV espanhola, e sinceramente não me recordo de grande coisa.
Não foi a primeira nem a última tentativa de moralistas com saudades dos bons velhos tempos da censura cultural. Deste episódio não tenho memória directas (tinha apenas 6 anos de idade) mas ao ouvir ontem a "Caderneta de Cromos" dedicada a este acontecimento achei interessante referi-lo aqui. 

Veja o noticiário do dia seguinte:[começa no minuto 1:47


Trailer de "Je Vous Salue, Marie" (1985) 



Na Wikipedia [em inglês]: "Je vous salue, Marie"

Texto publicado originalmente no CINE31: A polémica "Eu vos saúdo Maria" [Je Vous Salue, Marie]

Actualização:

No dia seguinte, a manifestação teve destaque na primeira página do "Diário de Lisboa" que trata de ridicularizar a montanha que pariu um rato:
"Abecasis perdeu a guerra de 'Je vous salue Marie'"
"Diário de Lisboa"[01/07/1985]

 "Mas, para quem tinha garantido que ia escaqueirar tudo, o protesto foi frouxo e reuniu escassos apoiantes. Meia hora de atraso na projecção do filme, três detidos e um jovem a caminho do hospital, foram o saldo da acção. Abecasis perdeu a guerra contra Godard..."

O artigo continuava na página 10 da edição de 1 de Julho de 1985:
"Abecasis não escavacou nada"
"...tentaram boicotar a passagem da película. Em vão. O filme passou e um agente da PSP lembrou ao presidente da Câmara que aquele assunto não era do seu <>".

"Diário de Lisboa"[01/07/1985]
 O artigo descreve os acontecimentos no interior da sala no inicio da projecção:
"Mal as luzes se apagaram (...) algumas vozes começaram a entoar a 'Hossana', outros rezavam o terço e gritos proclamavam que 'A Virgem é pura', 'o realizador é ateu' e 'estão a insultar a nossa mãe'. Os espectadores responderam com risos, mas, de seguida, alguns jovens saltaram para o palco e começaram a falar em queimar o filme. A reacção não se fez esperar e um coro de protestos emergiu da sala, apelidando os manifestantes de 'fascistas'. As luzes acenderam-se e entraram agentes da PSP que foram retirando os falsos cinéfilos."


No dia 2, o artigo "Godard e lixo histerizam a Câmara" referia-se aos assuntos em discussão na animada sessão pública da CML do dia anterior.

"Diário de Lisboa"[02/07/1985]

Em Outubro ainda a indignação ainda durava, pelo menos a das "mulheres do CDS":

"Diário de Lisboa"[17/10/1985]

 E depois do escândalo de Junho na Cinemateca, o filme andava nessa época pelas salas de cinema:

"Diário de Lisboa"[17/10/1985]



Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

3 comentários:

  1. Um artigo interessante. Tenho de ver um dia destes este filme.
    AVISO: Alguém removeu o vídeo do noticiário.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...