quinta-feira, 3 de abril de 2014

Babyvea (1979)


Adorável mini-foto-novela protagonizada por um bebé que exige ser bem tratado, obviamente com produtos "Babyvea".
Detalhe das embalagens dos vários produtos "Babyvea:
Perguntei à minha mãe, e esta não era a marca que usávamos cá em casa. Mas também fui bem tratado!

Publicidade retirada da revista TV GUIA 46, de 22 a 28 de Dezembro de 1979.

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quarta-feira, 2 de abril de 2014

Alentejo Sem Lei (1991)

por Paulo Neto

Quando eu vi esta mini-série em 1991, confesso que achei uma grande seca. Tantas imagens paradas, as falas das personagens eram-me imperceptíveis e - sacrilégio! - Herman José a fazer de mau, e nem sequer um vilão cómico? Por tudo isto, não guardei nenhumas saudades da série. Até que em 2007, os Gato Fedorento dedicaram-lhe um tesourinho deprimente, dissecando os diálogos e as gaffes técnicas, e eu fiquei com curiosidade em rever, algo que só consegui recentemente graças à reposição na RTP Memória.









"Alentejo Sem Lei" foi o mais parecido que alguma vez houve de inserir o imaginário do faroeste americano numa parte da história de Portugal, onde o Alentejo mostra-se tão agreste como uma pradaria do Texas. Na segunda metade do século XIX, ainda na ressaca da Guerra Civil (1828-1843) que opôs liberais (apoiantes de D. Pedro IV) e absolutistas (apoiantes de D. Miguel), o Alentejo torna-se uma terra de bandidos e malteses. O Bando do Zarolho, outrora acérrimo defensor da causa miguelista, vê-se a recorrer ao banditismo para sobreviver, assaltando montes. O líder é o Major Heitor (Carlos Daniel), o tal "Zarolho". Ana Rita, a "Morgada" (Rita Blanco), criatura bravia e indomável, é a sua protegida, filha do anterior chefe do bando. Há também o silencioso mas intrépido Sargento Ferro (Rogério Samora) e os imbecis Negas (Adriano Luz) e Fininho (António Feio). Durante um assalto, o Major perde-se de amores pela delicada Marianita (Rita Loureiro), que lhe corresponde e que foge com eles rumo a Espanha.


No encalço do bando, estão Geraldo (Fernando Luís), um exímio atirador que pretende vingar o pai morto pelo Major e nutre uma inesperada atracção por Ana Rita, Joaquim da Silva (Nuno Melo) o ingénuo noivo de Marianita que, movido pelos ideais românticos, vem de Lisboa para resgatar a amada, e Cara Rota (Vítor Norte). Mas o maior perigo para o bando é o perverso Capitão Galamba (Herman José), um aristocrata ex-miguelista que passou para o lado dos liberais e que se tornou um sanguinário caçador de prémios. (Trata-se de um dos raros papéis de Herman José que se podem considerar dramáticos, ou pelo menos não tão cómicos quanto isso.) Como é evidente, o desfecho será trágico e cheio de tiros sob o impiedoso calor do Alentejo.



Realizado por João Canijo, "Alentejo Sem Lei" foi exibido na RTP1 em três episódios em Janeiro de 1991. Do elenco fizeram ainda parte Miguel Guilherme, Maria Vieira, Canto e Castro, Márcia Breia, Cremilda Gil e Isabel de Castro como a narradora (que vem-se a saber ser a bisneta de Ana Rita e Geraldo). Destaque ainda para o conhecido produtor de cinema Paulo Branco no papel de Preto, o cegamente leal esbirro do Capitão Galamba.




Segundo o site Brinca Brincando, João Canijo teve a ideia para a série lendo livros de Brito Camacho, como "Gente Rústica" e a partir de histórias que ouvira na infância sobre os seus antepassados e gentes da terra onde cresceu.
Embora ainda com algumas partes que eu achei um bocado aborrecidas, a minha revisão de "Alentejo Sem Lei" foi feita com mais interesse. Pelas figuras tragicómicas e por alguma rudimentarização técnica (talvez intencional), aproxima-se mais do western-spaghetti made in Itália do que do western americano. Como disse José Diogo Quintela no tesourinho, pode-se dizer que é um western-açorda.

"Alentejo Sem Lei" também uma das poucas séries portuguesas que já foram editadas em DVD, em 2008, com comentários do realizador, dos actores e de Manuel João Vieira, responsável pela banda sonora.

A série também está disponível no portal de arquivos da RTP.

Excertos:



    

    

Bionic Six (1987)


"Bionic Six" é das tais séries que não tenho recordação de ter sido exibida em Portugal, mas à qual assisti vários episódios, cortesia de algúm canal de televisão espanhol lá para inicio/meio dos anos 90, onde passou com o nome "La Familia Biónica". Não tenho a certeza, mas creio que via os episódios no horário do pequeno almoço(1), logo antes de partir para mais um dia de escola. No Brasil ficou conhecida por "Os Seis Biônicos".

O título, principalmente o espanhol, pinta um bom retrato da premissa básica: uma família biónica, os Bennett, que também era polticamente correcta e multi-étnica, e que graças aos seus implantes cibernéticos combatem o Mal. Basicamente uma mistura do Quarteto Fantástico (o patriarca de ambas familias tem os lados da cabeça grizalhos) com o The Six Million Dollar Man.
É visível a influencia do estilo do estúdio de animação japonês no resultado final, mas não é um anime, e foi co-produzida nos States, ao gosto das sensibilidades ocidentais.
O genérico inicial:
A razão para os implantes, é - como hábito em histórias de origem de heróis e vilões - trágico. O homem da casa, Jack Bennett é um piloto de testes, já com habilidades cibernéticas, com o nome de código Bionic-1. Durante umas férias de familia nos Himalais, os Bennett são expostos a uma misteriosa radiação que os deixa em estado de coma. Apenas Jack foi imune à radiação, e o inventor Professor Amadeus Sharp aplica implantes biónicos aos Bennett, na esperança de os salvar. O tratamento resulta, e todos são agraciados com extraordinárias habilidades, e começam a agir como uma equipa de super-heróis: os Bionic Six
Os Bionic Six: No topo, da esquerda para a direita: Rock-1, Bionic-1 e I.Q.
Abaixo, da esquerda para a direita: Karate-1, Mother-1 e Sport-1.
 O rolling call é o seguinte:
  • Jack Bennett "Bionic-1" - Engenheiro, piloto de testes e agente secreto nas horas vagas. As máquinas com que foi aumentado dão-lhe sentidos de visão e audição sobre-humanos, além de raios ópticos. Voz de John Peterson (Thundercracker, Kup e outros em "The Transformers", General Flagg em "G.I. Joe", etc).
  • Hellen Bennett "Mother-1" - Esposa de Jack. Os seus poderes são de estilo mental, entre telepatia e precognição. Profissionalmente, além de tratar da lida doméstica como uma boa dona de casa (imagino eu, não me recordo), é oceanografa e bióloga marinha. Voz de Carol Bilger, que pouco mais tem no currículo.
  • Eric Benner "Sport-1" - O estereótipo do adolescente branco norte-americano obcecado com baseball e tacos de baseball e tudo o que tem a ver com baseball. Filho biológico de Jack e Hellen. Basicamente tem os poderes do Magneto dos X-Men. Voz de Hal Rayle (Snarl e Sharpnell em "The Transformers").
  • Meg Bennet "Rock-1" - A outra filha biológica do casal, mais nova que Eric. Como adolescente estilosa e apaixonada por música, os seus poderes são sónicos, além da super-velocidade. Voz de Bobbi Block (Roxy em "Jem", Samantha em "New Kids On The Block").
  • J.D. Bennet "IQ" - O mais velho dos filhos dos Bennett, J.D. é obviamente adoptado (a não ser que os Bennett tivessem alguns antepassados africanos), e os seus poderes são super-força e super-inteligência (como se vê pelo nome de código). Voz de Norman Bernard (Bickerstaff em "Academia do FBI").
  • Bunjiro Bennett "Karate-1" - Tal como hábito nos créditos de séries, deixei para o fim o elemento asiático. E como todos os esterótipos asiáticos, o japonês "Bunji" é proficiente em artes marciais, com agilidade e reflexos grandemente ampliados pelos implantes. Voz de Brian Tochi (Takashi em "Revenge Of The Nerds", Leonardo nos 3 primeiros filmes imagem real das Tartarugas Ninja).

A sequência de transformação, ao melhor estilo super-sentai ou maho shojo:

Um livro ilustrado "Bionic Six - Super Picture Book".
Além do já mencionado Prof. Sharp (Allan Oppenheimer, o Skeletor em "He-Man..." e Ming O Impiedoso, em "The New Adventures Of Flash Gordon", entre outros), outro membro da equipa era o gorila mecânico, ,comic relief e ajudante com apetite por latas de aluminio F.L.U.F.F.I. (Neil Ross, o Ace McCloud de "Centurions"e Green Goblin na série dos 90 do "Spider-Man").
O obrigatório antagonista é o irmão mais velho e feio do Prof. Sharp: Dr. Scarab, nom de guerre do Dr. Wilmer Sharp (Jim MacGeorge). Outros vilões são pessoas encantadores como: Glove, Madame-O, Chopper, Mechanic, Klunk, entre outros capangas e robots diversos.
Algum do merchandising:




Nunca mais revi os episódios, não sei se resistiram à passagem do tempo, mas do que me recordo era uma série divertida de se ver, principalmente para quem gosta de sci-fi e acção.
 
NOTAS:
(1) Encontrei recentemente informação que passava na Espanha à "hora do almoço", que no horário de Portugal era 11:45. Talvez eu esteja errado, ou esta fosse uma repetição.



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terça-feira, 1 de abril de 2014

Grundig Super Color (1979)

Breve, mas colorida publicidade ao último modelo (na altura): "Grundig Super Color", com écran de 66 cm, a cores.

Publicidade retirada da revista TV GUIA 46, de 22 a 28 de Dezembro de 1979.

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segunda-feira, 31 de março de 2014

Sagres (1979)

Marca presente desde a década de 40 do Século XX, a cerveja "Sagres" tem aqui um anúncio vistoso, apenas com garrafas a formar um padrão em espiral.
Detalhe da garrafa da altura:


Publicidade retirada da revista TV GUIA 46, de 22 a 28 de Dezembro de 1979.

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sábado, 29 de março de 2014

Silence 4 "Borrow" (1998)

por Paulo Neto

Lembro-me perfeitamente da primeira vez que ouvi o "Borrow" dos Silence 4. 


Foi ao ouvir na Antena 3 a gala dos Prémios Blitz 1997, algures em Março de 1998. Durante a segunda metade dos anos 90, estes prémios, promovidos pelo mítico jornal semanário dedicado à música (hoje em dia convertido em revista mensal), foi o mais parecido que Portugal teve com uns Brit Awards ou uns Grammys. Em cada ano que a iniciativa durou, teve lugar uma gala de entrega de prémios no Coliseu dos Recreios com várias actuações. Nessa mesma cerimónia de 1998, até havia uma actuação de uma estrela internacional na pessoa de Ben Harper
Ora uma das primeiras actuações dessa noite foi de uma banda de Leiria que estaria longe de imaginar que apenas alguns meses mais tarde, com a edição do seu álbum de estreia, irá conhecer um sucesso a uma escala de proporções raramente vistas no panorama musical português.

Formados em 1995, os Silence 4 não demoraram a impressionar vencendo nesse mesmo ano o Festival Termómetro Unplugged (no ano anterior os vencedores foram os Blind Zero) e um dos seus primeiros registos em disco surgiu na compilação de 1997 “Sons de Todas as Cores”, na forma de uma versão de “A Little Respect” dos Erasure, que não tardaria a ser um dos seus mais célebres hits (e que em Portugal, até ultrapassou a versão original em popularidade). 




Foi também pegando numa canção existente, o refrão de "One Of Us" dos ABBA, que os Silence 4 iniciaram, à laia do prefácio, a sua actuação de "Borrow" nesses Prémios Blitz. Seguiu-se uma introdução em guitarra e eis que a voz de David Fonseca arrancou com um "You're never with me, you're never near me...". agarrando a minha total atenção para nunca mais a largar. Juntou-se depois a voz de Sofia Lisboa primeiro em harmonia, depois ouvindo-se isolada na recta final ("It may seem a little hollow, but I will try again tomorrow..."). Terminada a canção fiquei abismado e pensei: "Esta canção e esta banda merecem ter um grande sucesso." Oxalá fosse assim tão fácil para mim prever os números dos Totoloto.


O Verão de 1998 seria marcado em Portugal por duas combinações de uma palavra com um número: Expo 98 e Silence 4. Em Junho, com o álbum de estreia “Silence Becomes It” nos escaparates e com “Borrow” a rodar amplamente nas rádios e o respectivo videoclip no recém-criado Sol Música da TV Cabo, a banda vê-se a braços com um êxito colossal, que decerto nem nos seus melhores sonhos teria imaginado. Os discos de platina e semanas no n.º 1 do top de álbuns sucedem-se, os concertos e as aparições em programas de televisão multiplicam-se. Canções como “Borrow”, o já referido “A Little Respect”, “My Friends”, “Angel Song”, “Old Letters” e “DyingYoung” andam nas bocas do povo. Não há cidade, certame ou evento que não queira requisitá-los para um concerto. 


O sucesso explica-se - dentro daquilo que algo assim poderá ser explicável - com canções bem produzidas (Mário Barreiros, ex-Bandemónio, começava a ser um produtor de nome firmado), uma sonoridade semi-acústica que tanto podia ser alegremente expansiva como sedutoramente introspectiva, e uma saborosíssima conjugação da voz máscula e emotiva de David Fonseca com a voz angelical e serena de Sofia Lisboa, sem esquecer evidentemente uns exímios Tozé Pedrosa na bateria e Rui Costa no baixo. (Para o público feminino, o facto de David Fonseca não ser nada feio também não prejudicou nada.) 





Os Silence 4 também têm o mérito de encabeçar uma pequena grande revolução no panorama musical português, a par de bandas como os The Gift e os Belle Chase Hotel, que também se estrearam em disco nesse ano de 1998. Salvo alguns casos pontuais (Teresa Maiuko, Joker, Blind Zero), resistia ainda uma certa noção de que cantar em inglês em Portugal era um atentado à pátria, mas a qualidade do repertório dos Silence 4 (que incluía duas canções em português), bem como o das outras bandas referidas, era tão inegável que esse preconceito acabou por ceder. Até o simples facto das três bandas serem originárias da zona Centro (Leiria, Alcobaça, Coimbra) em vez da habitual dicotomia Lisboa-Porto teve o seu quê de inovador.




Os Silence 4 apenas perdurariam por mais três anos e para um segundo álbum, “Only Pain Is Real”, de 2000 (que ainda assim também foi campeão de vendas). Em 2003, David Fonseca iniciou uma igualmente frutuosa carreira a solo que o solidificou como um dos melhores intérpretes e compositores que este país viu nascer. Em 2014, para alegria dos fãs, o grupo reuniu-se a título excepcional para um breve série de concertos sob repto lançado por Sofia Lisboa, após esta ter recuperado de uma leucemia. Os concertos e uma reedição do material da banda têm permitido aos fãs matar saudades e conquistar uma nova geração. 
   



Sempre achei que o mal dos Silence 4 (e por conseguinte, de David Fonseca, the solo artist) foi terem nascido em Portugal. Fossem eles de qualquer outro país da Europa Ocidental, e talvez “Borrow” fosse hoje um clássico internacional dos anos 90. Mas pronto, ficou um clássico só nosso, um daqueles temas que marca uma geração tuga. E a verdade é que ainda sabe tão bem ouvi-lo.

    


sexta-feira, 28 de março de 2014

Heidi - Avôzinho / Olha O Sol - Cantado em Português

O monumental êxito do anime "Heidi" (1974) - a mais famosa adaptação de "Heidi's years of learning and travel" (Heidis Lehr- und Wanderjahre), a primeira parte da novela "Heidi", escrita por Johanna Spyri em 1880, sobre a jovem orfã Heidi que vai viver nos agrestes Alpes com o avô paterno - tornou inevitável o lançamento da banda sonora, que no nosso país até esteve disponível em várias versões. A que hoje nos ocupa e me veio parar à colecção pessoal há uns meses é a versão de Marcelo Duran.
O single é composto por dois temas, cantados em português. Os arranjos são da autoria de Luis Cobos, tal como a produção, em conjunto com Phonogram. As versões originais são os temas dos créditos iniciais e finais, e foram cantados por Kayoko Ishū e Kumiko Ohsugi ("Marco", "Doraemon"), respectivamente.
Além dos títulos, a capa frontal (no inicio do artigo) e traseira (abaixo) não contém qualquer elemento que a identifique inequivocamente à série animada.

Heidi [Polydor / Phonogram - 2063 011]
No Lado 1:
"Avôzinho" (Oshiete) - Eriko Kishida / Takeo Watanabe, na Versão de Marcelo Duran; o über-famoso tema dos créditos iniciais, cantado por milhões de crianças e adultos nos anos cromos, e ainda hoje em dia.


No Lado 2:
"Olha O Sol" (Mattete Goran) - Eriko Kishida / Takeo Watanabe, na Versão de Marcelo Duran;


Até ao momento, não encontrei online estas versões específicas, por isso deixo estes videos para recordarem os temas:

Avôzinho - Genérico Inicial:




Olha O Sol - Genérico Final: "Olha O Sol" - Vídeo sem imagem, apenas som.


Nem nos discos, nem na capa está a informação dos cantores em português, mas o blog "O Meu Piu Piu" atribui o feito a Maria João e Coro. Mas como no mesmo artigo a editora e o número são diferentes do que tenho aqui indicado; talvez seja ainda outra versão.
Brevemente conto colocar aqui no blog, uma das outras versões portuguesas, cantada por Magda, e com arranjos de Shegundo Galarza.

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quinta-feira, 27 de março de 2014

American Gigolo (1980)

por Paulo Neto



"American Gigolo", realizado por Paul Schrader, o reputado argumentista de "Taxi Driver" e "Touro Enraivecido", estreou em 1980 e pela banda sonora, guarda-roupa, fotografia e iluminação, foi sem dúvida um dos primeiros filmes a gritar "Anos 80!" por todos os poros, prenunciando e possuindo muitos elementos que marcariam a produção Hollywoodesca nessa década.




Eu nunca vi o filme completamente, apenas o apanhei a espaços (como ontem à noite no Canal Hollywood) mas a história é simples. Julian Kaye (Richard Gere) é um escort masculino: bonito, elegante e culto, parece a encarnação da fantasia para muitas mulheres, sobretudo as mais endinheiradas e negligenciadas pelos maridos, pelo que é um dos melhores do ofício em Beverly Hills. Como tal, a sua "competência" permite-lhe viver uma vida luxuosa num condomínio privado. Apesar de insistir em não misturar negócios com prazer, Julian acaba por se envolver com Michelle (Lauren Hutton), uma  mulher solitária, casada com um político.
As coisas complicam-se quando Julian torna-se o principal suspeito do homicídio de uma mulher, cujo marido uma vez lhe pagou para vê-lo ser física e sexualmente agressivo com ela enquanto ele assistia. Incapaz de conseguir provar a sua inocência e cada vez mais encurralado pela polícia, nomeadamente o agente Sunday (Hector Elizondo), e por pessoas em que confiava, a salvação de Julian poderá estar em Michelle mas para isso ela terá de arriscar a sua reputação.




"American Gigolo" ficou para a história por três motivos: primeiro, a banda sonora de Giorgio Moroder e que incluía "Call Me", um dos temas mais emblemáticos dos Blondie; segundo, o guarda-roupa do filme que esteve a cargo de Giorgio Armani, na altura ainda algo desconhecido na América, pelo que este filme é creditado como um dos factores que levou à ascensão de Armani no mundo da moda; terceiro a cena onde Richard Gere levanta-se da cama completamente nu e entretém-se a manejar as persianas da janela enquanto conversa com Lauren Hutton - apesar da distância do plano e da iluminação semi-obscura é possível vislumbrar Gere em toda a sua...glória. (Que também mostraria em "O Último Fôlego").



Reza a lenda que esta uma das cenas de um filme onde mais vezes o botão de pausa foi carregado em vídeos e leitores de DVD ao longo dos anos. Aliás, num episódio da série "Gillmore Girls", Lorelai organiza uma despedida de solteira em que uma das actividades consiste num visionamento de "American Gigolo" com uma pausa de cinco minutos na cena de nudez de Richard Gere. Curiosamente, o papel principal foi inicialmente atribuído a Christopher "Superman" Reeve, com Gere como segunda escolha. John Travolta também mostrou interesse no papel, mas acabaria por voltar atrás, pelo que Gere acabou por ser a opção definitiva.

Trailer: 


"Call Me" Blondie





    
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