sábado, 30 de novembro de 2024

Blocos publicitários TVI (Novembro 1993)

Regressamos a um dos quadros habituais da Enciclopédia de Cromos, onde analisamos blocos publicitários de outros tempos. Desta vez, recuamos até 1993 para esmiuçar três intervalos da TVI do dia 30 de Novembro desse ano, durante a transmissão do filme "Encontros Imediatos Do Terceiro Grau", disponibilizados no YouTube pelo canal de Ricardo Loureiro.


Na altura, a TVI ainda estava nos seus primórdios, tendo iniciado as suas emissões pouco mais de sete meses antes, quando tinha a designação alternativa de "a 4" com o famoso logótipo com o número quatro a fazer lembrar a cruz da Ordem de Cristo. Aliás, como é sabido, a TVI começou como com uma forte ligação à Igreja Católica e pretendia ser um canal familiar e de inspiração cristã. Ao contrário da SIC (que estava prestes a protagonizar uma ascensão vertiginosa nas audiências que resultou no fim do domínio da RTP), a TVI nestes inícios preferia não alinhar em concorrências directas com as outras estações.
A atual TVI parece renegar estes princípios humildes (porém atribulados) e só muito episodicamente é que passa imagens desses tempos, pelo que são os vídeos do YouTube que vão aparecendo o principal testemunho de como era a estação nessa altura.

Foi também nesse mês de Novembro de 1993 que passei a ter um contacto mais regular com a TVI, pois na minha casa anterior não tinha esse canal sintonizado (aliás já contei aqui algumas vezes como até ao Natal de 1992 a televisão na minha antiga casa só dava a RTP1) e só quando a minha família se mudou no início desse mês para a casa (onde vivemos até hoje) é que um dia me dei ao trabalho de ver como se sintonizava a televisão e consegui então sintonizar a TVI. 

Mas então que anúncios passavam na televisão nacional, sobretudo na TVI/4, nessa altura? E claro, sendo o último dia de Novembro, muitos deles eram já destinados à quadra natalícia. 


0:00 Aliás, é ao som de sinos que começa a vinheta de Natal da TVI desse ano.
0:02 Dois anúncios consecutivos ao dentífrico Colgate Fluor + Calcium. O primeiro deles enfatiza a palavra força, repetidamente cantada ao longo do anúncio e exemplificada por várias pessoas como uma velejadora a segurar uma corda com os dentes, uma senhora idosa a trincar a cenoura que parecia querer dar a um coelho e uma carateca dando um espectacular salto. 
0:34 O segundo anúncio mostra um rapazito a entrar de rompante num consultório de dentista, para espanto de todos lá presentes. Após um grande salto para a cadeira, fica-se afinal a saber que ele veio para uma consulta de rotina e que graças a Colgate Fluor + Calcium, ostenta uns dentinhos livres de cáries. 
1:03 Uma velha ligação acabou de ser quebrada entre a Cerveja Cristal e o utensílio utilizado para retirar as caricas das garrafas (não me recordo agora o nome). Isto porque agora a dita cerveja vinha com uma abertura fácil que podia ser aberta à mão. 
1:23 Nem sempre uma fotografia conta uma história completa, como aquela neste anúncio de um pai a segurar orgulhosamente o seu bebé, momentos antes do petiz fazer xixi em cheio na camisa do progenitor. Com as câmeras de vídeo Sony, a história fica toda contada. (It's a Sony!) 
1:38 Um alegre e simpático casal de idosos anuncia uma nova gama de armações para óculos da Multiópticas, destinadas a essa faixa etária. E se eu próprio encontrasse hoje armações dessas por apenas 2950 escudos (cerca de 14,75 euros) para os meus óculos, também me dava vontade de dançar!
2:00 A quadra natalícia era fértil em edições de discos de coletâneas de êxitos. A série Hit Parade já vinha desde meados dos anos 80 e a edição de 1993 trazia dezassete hits desse ano de Ace Of Base, James, New Order, Ugly Kid Joe e Robert Plant, entre muitos outros. A única inclusão nacional foi "O Jogo do Empurra" dos Xutos & Pontapés.  
2:18 Que é feito da D'Arte Móveis Confiança? Esta marca de venda de mobiliário pode nunca ter saído da sombra da mítica Moviflor, mas também tinha a sua clientela e vários anúncios publicitários. Aqui anunciava-se a campanha de fim de ano onde os descontos iam de 20 a 50%.  
2:27 Outro anúncio a uma coletânea de êxitos, com esta a ter tido mesmo um artigo aqui no blogue. A edição natalícia de 1993 da série Número 1, um dos três volumes com a presença do simpático Fido Dido na capa, continha 27 canções que fizeram grande sucesso nesse ano, com nomes como Pet Shop Boys, Tina Turner, 4 Non Blondes, Eros Ramazzotti, Soul Asylum, UB40 e Meat Loaf. 
2:47 A velocidade e mestria do Peugeot 106 XS é demonstrada em paralelo com aquelas de um atleta de sprint. (Não sei dizer se era mesmo um atleta, ou modelo contratado.) E o mítico slogan: "Peugeot, o leão mostra a sua raça!"
3:18 Eu nunca fui grande adepto de bebidas alcoólicas, muito menos na altura. Contudo, alguns dos meus anúncios favoritos da primeira metade dos anos 90 eram para este tipo de bebidas. Por exemplo, este anúncio da cerveja Heineken está muito bem conseguido. Num bar de jazz, um saxofonista veterano faz uma pausa para uma bela jola (Heineken, claro está!) e repara num jovem músico que toca na rua. O senhor aproxima-se do jovem e reparando na lata de Heineken vazia ao pé dele, oferece-lhe a seu copo com cerveja (o que não é lá muito higiénico, mas pronto) e os dois não tardam a fazer um concerto improvisado no meio da rua, atraindo a atenção das pessoas passando por essa rua. Muitas delas obviamente bebericando na sua Heineken.   
3:58 Imagens de três casalinhos em ambiente de sedução ilustram este anúncio ao segundo volume da colectânea Love Classics. Após o êxito do primeiro volume editado no ano anterior, esta compilação reunia 25 das mais populares baladas dos anos 70, 80 e inícios dos anos 90, incluindo artistas como Richard Marx, Roy Orbinson, Roxy Music e Kenny Rogers. 
4:28 Sob iniciativa do Inatel, os Festivais de Outono desse ano prometiam muitos espectáculos de música, teatro e dança no Teatro da Trindade em Lisboa e em mais cinco cidades do país. 
4:44 Os champôs Head & Shoulders (actualmente designados apenas como H&S) tinham chegado recentemente a Portugal e este foi um dos seus primeiros anúncios. Durante a ida ao salão de Jean-Paul - Cabeleireiro Profissional, uma jovem mulher fica chocada ao saber que o seu cabelo tem caspa. Jean-Paul - Cabeleireiro Profissional propõe o teste de lavar durante três semanas metade do cabelo dela com um champô vulgar e a outra com Head & Shoulders. Escusado será dizer que a parte lavada com o outro champô ainda tinha caspa, e aquela lavada com Head & Shoulders não só se livrou da caspa e deixou o cabelo sensacional!  
5:14 Rodier - Moda feminina. Pelo que pude apurar trata-se de uma marca francesa especializada em peças em malha. 
5:25 Durante vários anos, a quadra natalícia significava um novo álbum dos Onda Choc, e nesse ano lançavam "Ele É O Rei", cuja faixa-título era uma versão de um dos grandes hits desse ano, "What's Up" dos 4 Non Blondes. E o refrão dessa versão também andou nas bocas da malta jovem da altura: "Ele é o rei, ei, ei, ei, ei, é o rei lá do liceu! Mas eu cansei, ei, ei, ei, ei, ei, pode ser rei mas não o meu!". Outra música desse álbum era "Ó Mãe Sobe A Semanada", sendo que esta era uma versão de um clássico dos anos 60, "Be My Baby" das Ronettes.  
5:40 Numa estância de esqui, três turistas da neve desfrutam de uma bebida fresca. Mas se para os dois homens, o gelo da bebida choca com a sensibilidade dos seus dentes, a mulher entre eles usa a pasta Sensodyne que lhe previne desses dissabores. 
6:01 Ainda hoje as pastilhas Orbit estão à venda em todo o lado, mas creio que o seu único anúncio televisivo foi este que passou ao longo da primeira metade dos anos 90, que anunciava que o consumo destas pastilhas ajudava a prevenir o ataque dos ácidos dentários depois de comer.
6:11 Como já foi referido, na altura a TVI, sob a designação paralela de "a 4",  tinha iniciado as suas emissões cerca de sete meses antes. Por essa mesma altura, e precisamente a partir daquele dia, a TVI procedia a um aumento de capital, abrindo a venda de acções a novos clientes, com estes a poderem fazer a aquisição em todos os bancos. Apesar de ser anunciado como "um investimento que transmite confiança" e da bonita imagem de várias pessoas a segurarem televisões com o logótipo da 4 nos ecrãs, nos anos seguintes a TVI passaria por vários apuros financeiros, que só foram sanados após a entrada do grupo Media Capital em 1997. Pergunto-me se os accionistas desses primeiros tempos, vários deles ligado à Igreja (lembro-me de ler uma notícia de que uma senhora pertencente à Opus Dei foi a maior adquiridora de acções da TVI nesta ocasião), não teriam um colapso se alguém lhes dissesse naquilo em que a estação se tornaria anos mais tarde.   
7:00 E eis um dos anúncios mais míticos desta altura: o do detergente Tide onde Vítor de Sousa anunciava solenemente: "Sobral do Monte Agraço já tem um parque infantil!"
8:00 Vinheta TVI
8:02 Nessa altura era também tempo de eleições autárquicas e dali a dias, haveria um debate na TVI com os dois principais candidatos à câmara de Lisboa, e estação criou uma linha de valor acrescentado (ainda no tempo em que o indicativo era 506 para Lisboa e Porto e 0670 para o resto do país) para os telespectadores poderem escolher qual o pior problema que afectava a capital: habitação, trânsito e transportes públicos ou segurança e droga? (Faz-me lembrar aquela velha frase: quanto mais as coisas mudam, mais elas ficam na mesma.) No acto eleitoral de 12 de Dezembro desse ano, Jorge Sampaio, em nome de uma mega-coligação PS/CDU/UDP/PSR foi reeleito autarca de Lisboa, batendo o candidato do PSD e do CDS Macário Correia (que nas eleições seguintes viria a ser eleito para a câmara de Tavira, sua cidade natal). Serei o único a ter saudades de quando as eleições autárquicas eram em Dezembro e davam um elã extra à quadra natalícia? As últimas autárquicas em Dezembro foram em 2001 e desde 2005 que se realizam em Outubro. 



0:00 Novamente a vinheta, os dois anúncios do Colgate Fluor + Calcium e o da cerveja Heineken que vimos no bloco anterior. 
1:43 Novo anúncio da Multiopticas, desta vez para apresentar a colecção Multistyle. 
1:53 A época natalícia era uma boa ocasião para ir a uma loja do Braz & Braz em busca de algumas prendas para oferecer. Esta cadeia de lojas de produtos para o lar foi fundada em 1777 e hoje em dia três lojas ainda sobrevivem na Avenida Almirante Reis em Lisboa, em São João da Talha e em Almancil no Algarve. Nos anos 80 e 90 que havia vários anúncios televisivos do Braz & Braz, com o slogan "Braz & Braz tem!" mas este é capaz de ter sido um dos últimos.
2:02 Um longo anúncio de dois minutos à ITT Páginas Amarelas S.A, protagonizado por um avião de papel amarelo em animação 3D. Embora a internet ainda não estivesse na sua fase de massificação em 1993, já havia então a noção de que as novas tecnologias iriam alterar radicalmente as formas de comunicação entre particulares e empresas.    
4:04 Novamente o anúncio da pasta Sensodyne. 
4:25 Este anúncio dos produtos Becel passava muito na primeira metade dos anos 90, alternando cenas ternurentas de um pai e seus dois filhos pequenos numa herdade com dramáticos títulos de jornais alternado para os perigos do colesterol, ao som de uma versão country de "You Make Me Feel So Young". 
4:55 A União Soviética tinha colapsado dois anos antes (e ainda estávamos a seis anos de Vladimir Putin subir ao poder na Rússia que foi paulatinamente redefinindo o conceito de "perigos vermelhos"), pelo que por esta altura era fácil acreditar na vitória concludente e massificadora do capitalismo americano. Daí ser possível em 1993 este anúncio onde duas figuras, supostamente da velha guarda soviética, admiram-se diante de um "estudante de capitalismo" ao volante de um Renault Clio. E quando o motorista lhes revela que podem comprar um por apenas 15 contos (75 euros) por mês, também ficam com vontade de ir ao um concessionário!
5:25 Numa cena digna da saga "Toy Story", dois carros comentam entre si a hiperatividade de um carro vermelho que não pára de dar voltas ao quarto. Ao concluírem que esse carro usa as novas pilhas Energizer, que duram seis vezes mais que as pilhas vulgares, imaginam no que poderão fazer quando eles próprios as tiverem.
5:55 Era apenas eu, ou mais alguém em petiz tinha costume de oferecer um Old Spice (ou outro after-shave) ao pai pelo Natal? Seja como for, eis mais um dos clássicos anúncios do Old Spice ao som da "Carmina Burana" de Carl Orff, com um velejador a enfrentar um mar revolto.  
6:26 A revista TV Guia desta semana anunciava que Herman José teria um novo concurso (que seria o "Com A Verdade M'Enganas") em Janeiro, em substituição de "A Roda Da Sorte" - que se despediria de forma literalmente balística. (E sexo na TV? Sim ou Não?) 
6:34 Um sofisticado anúncio do espumante Asti Cinzano, sob o signo das duas cores da marca: o mistério do azul e a surpresa do vermelho. Nele duas beldades surpreendem os homens com quem estão prestes a partilhar um Cinzano: uma morena que surge em Veneza disfarçada de gondoleira e uma loura que não hesita em trepar pelo balcão durante uma ópera para chegar ao camarote onde está o homem que lhe faz um brinde.  
7:04 Depois do Totobola e do Totoloto, o início de 1994 viria aparecer mais um jogo da Santa Casa, o Joker. Para participar, bastava assinalar uma cruzinha nos boletins do Totoloto e do Totobola e pagar mais cem escudos (50 cêntimos) e depois era esperar para ver se o número do boletim coincidia com as terminações do número sorteado, com prémios que podia ir dos 500 escudos (2,50 euros) para quem acertasse os dois últimos algarismos do número sorteado até a partir de 30 mil escudos (150 mil euros) para quem tivesse todos os sete algarismos. O primeiro sorteio do Joker realizou-se a 1 de Janeiro de 1994 e o último a 6 de Agosto de 2017. Segundo o site dos Jogos Santa Casa, o maior prémio atribuído pelo Joker foi de 13 milhões de euros em Outubro de 2012.  
7:37 "Ele não destrói galáxias, não combate extraterrestres nem anda de nave espacial." Ele é o Teddy Ruxpin, um urso de peluche que falava (em português do Brasil) e contava histórias, graças um leitor de cassetes inserido nas suas costas. Teddy era conhecido em Portugal através da série animada "As Aventuras de Teddy Ruxpin" que passou na RTP 1 em 1989, pelo que foi estranho que o boneco só tenha chegado ao nosso país quatro anos depois
8:05 Numa mercearia, uma cliente quer o OMO Total e o dono da loja (o actor Luís Mascarenhas) diz-lhe que está esgotado e tenta convencê-la a levar outro detergente. No entanto, a cliente insiste no Omo Total e a outra cliente presente na loja quebra o fourth wall para concordar com ela, "porque lava mais branco e mais limpo". Por fim, o merceeiro lá vende à cliente à última embalagem de OMO Total que ele pretendia levar para a sua casa. 
8:35 A TVI tinha na altura a rubrica "Um Caso Da Vida" onde exibia um telefilme americano e depois promovia um debate sobre o tema abordado no filme. Neste caso, o telefilme era "A Candidata", sobre uma mulher distinguida ao mais alto nível no exército americano que decide candidatar-se à Presidência dos Estados Unidos. Convém lembrar que até então nenhuma mulher tinha sido candidata a presidente norte-americana por algum dos dois partidos principais e apenas uma (Geraldine Ferraro em 1984) fora candidata a vice-presidente. E trinta e um anos volvidos, ainda não houve nenhuma mulher a liderar a Casa Branca, com as duas candidatas ao cargo a serem derrotadas por Donald Trump. 
O debate que se seguia à exibição do filme teve a participação de duas mulheres marcantes da política portuguesa: a deputada Helena Roseta, e Maria de Lurdes Pintassilgo, a única mulher até à data que foi primeira-ministra em Portugal e a primeira mulher candidata à presidência da nossa república.
9:06 "Um Caso da Vida" tinha o patrocínio do arroz Saludães, pelo que se seguia um anúncio ao dito com uma jovem Adelaide de Sousa, no papel de uma dona de casa que serve à família um apetitoso prato de arroz Saludães. Adelaide de Sousa não tardaria a ser uma presença prolífera na televisão nos anos seguintes como actriz e a apresentadora (aliás foi precisamente na TVI que ela se estreou nessa função em 1995 com o concurso "Não Te Enerves").
9:27 Após a Vinheta de Natal, as imagens de um presépio ao som de "O Christmas Tree" ilustram os votos de um santo Natal por parte da TVI. 



0:00 Vinheta
0:03 Embora em 1993, a ideia da mulher como primordialmente destinada a ser uma fada do lar já estava em assaz desuso, a Agenda Lady ("para si, que é mulher") trazia dietas e receitas, contabilidade doméstica e conselhos úteis. 
0:11 Se atualmente o meu consumo de bebidas alcoólicas é bastante esporádico, em 1993, com os meus treze anos, era residual. Porém uma das raras excepções eram os licores à base de whiskey e natas, que os meus pais apreciavam e que em algumas ocasiões eles deixavam-me beber um pouco. E à medida que fui crescendo continuou a ser uma bebida que eu gostava deveras. Uma das marcas desses licores era o Carolans, feito à base de whiskey irlandês, natas e mel, do qual este foi o seu anúncio televisivo mais famoso: um grupo de seis amigos em alegre convívio num bar enquanto vê-se a chuva a cair copiosamente pela janela. Tudo isto enquanto bebericam dos seus copos de Carolans, claro. Há ainda o closeup do rosto de uma beldade negra de longos cabelos encaracolados que seria a cantora do bar. 
0:42 Ritz é sinónimo de hotelaria de luxo e prestígio e o Hotel Ritz de Lisboa não é excepção, desde a sua inauguração em 1959 nas Avenidas Novas com vista para o Parque Eduardo VII. Desde 1997 que o hotel é gerido pelo não menos prestigiante grupo Four Seasons. 
1:11 Um homem vai para cortar um ramo de um árvore, mas inspirado pelo dragão de peluche da filha e graças à serra multiusos Bosch, acaba por dar um impressionante design de dragão à cerca do seu quintal.  
1:32 Com airbag, barras laterais, estrutura reforçada, pré-tensores do cintos, ABS e direcção assistida (tudo inovações relativamente recentes para o parque automóvel português de então), o novo Fiat Tipo oferecia mais segurança. 
1:44 Certamente um dos presentes de Natal mais desejados pelos petizes (e não só) da altura: os carros telecomandados Nikko da Concentra.
2:08 O programa da SIC com o nome semelhante ainda estava a cerca de dois anos de começar, pelo que este Ponto D'Encontro proporcionava encontros entre almas solitárias via inscrição através das linhas de valor acrescentado ou cupões publicados na Revista TV Mais. Basicamente era o que havia mais parecido com o Tinder na altura.
2:29 Outra vez o anúncio da cerveja Heineken. Foi apenas no ano seguinte, em 1994, que provei cerveja (Super Bock) pela primeira vez e confesso que nunca gostei. E por acaso, nunca bebi nada da Heineken.  
3:08 Nos tempos pré-internet, as Páginas Amarelas eram uma das principais fontes de comunicação e pesquisa entre empresas. Este anúncio trazia um simpático calhamaço animado. Em Portugal, as Páginas Amarelas começaram a ser publicadas e distribuídas em 1959 e desde 2015 que o seu formato de papel foi descontinuado. 
3:23 Por aquela altura, decorria em Sintra a 2.ª Trienal de Arquitectura com debates e exposições. 
3:38 Para não torrar a paciência com as calorias de uma apetitosa torrada, havia a manteiga Linea com menos 50% de calorias. 
3:54 Uma marca muito em voga nos anos 90: Don Algodon. Fosse em moda, acessórios e cosméticos, era uma marca muito procurada. Lembro-me de receber um perfume Don Algodon num aniversário.  
4:06 Para o fim de semana que se aproximava, estes eram os filmes que se podiam ver na TVI: "Dinheiro Trocado" ("Pocket Money", 1972) com Lee Marvin e Paul Newman, "Júlia" (1977) com Jane Fonda e Vanessa Redgrave e o já referido telefilme "A Candidata" ("Majority Rule", 1992).
4:57 "Cinema 4" tinha o patrocínio de Sony Super Trinitron
5:22 Vinheta
5:24 Nos seus primórdios, a TVI tinha locução de continuidade e nessa função estiveram nomes como Cristina Caras-Lindas, Sofia Carvalho e Rita Stock. Porém desconheço o nome desta locutora que anunciava que a TVI tinha um linha de valor acrescentado para informação dos resultados do Totoloto e do Totobola, ao preço de 10 escudos (5 cêntimos) por cada três segundos.   
5:57 A famosa vinheta do 4 numa tela a simular a vela de um barco e o depoimento da então Primeira Dama Maria de Jesus Barroso como telespectadora da TVI, elogiando sobretudo a sua seleção de filmes. 

Que memórias guardam desta era inicial "a 4" da TVI? 


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...