quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Os Donos do Jogo (1994-97)

por Paulo Neto

Numa das coincidências da vida, há cerca de um ano eu descobri que era colega de trabalho de um leitor/seguidor de longa data da Enciclopédia de Cromos. E pouco depois, esse meu colega, o Cláudio Assunção, também somou dois mais dois e percebeu que é que era o Paulo Neto dos textos que ele lia no blogue. Escusado será dizer que desde então o Cláudio segue os nossos passos com redobrada atenção. E foi  ele que me sugeriu um texto sobre este programa.

Jorge Gabriel Costa Mendes Fialho, conhecido apenas pelos seus dois nomes próprios, é uma das poucas personalidades televisivas que já tive a oportunidade de encontrar pessoalmente pois foi ele o meu padrinho das minhas duas aparições televisivas, enquanto apresentador dos dois concursos em que participei na RTP: "O Cofre" (2006) e "Sabe Mais Que Um Miúdo de Dez Anos (2007). (Se alguém tiver algum registo gravado das minhas passagens por esses concursos, por favor contacte-me!). Mas se hoje é uma das caras de longa data da RTP, foi na SIC que Jorge Gabriel deu os primeiros passos na televisão, como apresentador do magazine desportivo "Os Donos da Bola" em 1993 (além de passagens ocasionais pelo "Praça Pública"). E em 1994, ainda no âmbito no desporto, experimentou pela primeira vez o entretenimento com o concurso "Os Donos do Jogo".




Uma vez mais, a informação encontrada na internet foi muito escassa e incompleta. Sei apenas que o programa estreou a 24 de Agosto de 1994 e terá durado até 1997 e dava de segunda a sexta-feira a seguira ao Primeiro Jornal. A partir de 1995, com Jorge Gabriel a transitar para o horário nobre onde apresentaria programas como "Sim Ou Não" e sobretudo "Agora Ou Nunca", foi alternando na apresentação com Nuno Santos


Da autoria de Paulo Bordalo Pinheiro, "Os Donos do Jogo" tinha uma dinâmica simples. Em cada sessão, dois concorrentes respondiam a perguntas relacionadas com futebol e no ecrã via-se um campo de futebol com várias camisolas (geralmente representando o clube de que cada um dos concorrentes era adepto). Cada concorrente escolhia a sua táctica, por exemplo 4-3-3 ou 4-4-2, tendo em conta que o grau dificuldade de cada pergunta (as perguntas de grau 4 eram as mais fáceis, as de grau 1 ou 2 as mais difíceis). Sempre que um concorrente acertava, via-se uma das camisolas do ecrã a transformar-se num boneco a chutar uma bola. Caso o concorrente errasse a pergunta, o adversário ficava com a posse da bola e era ele a responder à pergunta seguinte. O objectivo era portanto responder o maior número de perguntas até conseguir marcar golo, ganhando o concorrente que tinha "marcado mais golos" (isto é, acertado mais perguntas sucessivas).     






Apesar da simplicidade do jogo e dos gráficos, sem dúvida que era um programa que fazia as delícias dos telespectadores apaixonados por futebol, que em casa também testavam os seus conhecimentos futebolísticos. Aliás, os telespectadores também podiam ganhar prémios com esses conhecimentos já que por vezes quando um concorrente errava uma pergunta, essa pergunta poderia ser utilizada para o jogo de casa para ser respondida pelos espectadores através de chamada telefónica. 


O blogue "Ainda Sou Do Tempo" refere que chegou a haver uma versão caseira deste jogo (de tabuleiro ou para computador?) que não teve grande sucesso.  

Programa como Jorge Gabriel (1995)






Em 2008, no programa "Zé Carlos" dos Gato Fedorento, foi revelado que um dos concorrentes deste programa foi um muito jovem Ricardo Araújo Pereira (com um ainda mais jovem Tiago Dores na assistência)!










Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Eu tenho a versão do jogo de tabuleiro. A versão que eu tenho é do Euro 1996 (não sei se chegou a haver outra). Se quiser posso fazer chegar fotos

    P.S.-Removi o comentário anterior porque me esqueci de selecionar o campo "Notificar-me"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Ninja. Pode enfiar-nos as fotos pelo Facebook da página oficial da Caderneta de Cromos.

      Eliminar
  3. Bom dia Paulo, lembro-me bem desse concurso, não só pelo entretimento futebolístico que fornecia aos aficionados, mas também pelo facto de eu ter sido o vencedor do mesmo, bels recordações a equipa da SIC era cinco estrelas, um abraço

    ResponderEliminar
  4. Saudades do programa e nao consigo encontra as emissoes antigas :( Ganhei 8 sessoes,fui Campeao DIstrital de Aveiro...Falta mais programas como estes para nos amantes do Futebol. Paulo Marques

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...