terça-feira, 30 de outubro de 2018

Armageddon (1998)

por Paulo Neto

Volta e meia, sucede surgirem dois filmes semelhantes no mesmo ano. Por exemplo, duas adaptações de "Les Liaison Dangereuses" de Chorderlos de Laclos em 1989 ("Ligações Perigosas" e "Valmont"), duas bio-pics de Cristóvão Colombo em 1992 ("1492 - A Conquista" e "Cristóvão Colombo - A Descoberta"), dois filmes de animação 3D sobre insectos em 1999 ("A Formiga Z" e "Vida De Insecto") ou duas comédias românticas sobre amizades coloridas em 2011 ("Amor Sem Compromisso" e "Amigos Coloridos"). No ano de 1998, Hollywood providenciou dois filmes sobre um asteroide prestes a colidir com a Terra: "Impacto Profundo" e "Armageddon". Ainda não vi o primeiro que muitos dizem ser melhor e cientificamente mais verosímil mas sem dúvida que o segundo é o mais popular.



Hoje em dia, o realizador Michael Bay é tido como sendo o realizador que acha que efeitos especiais, explosões, movimentos frenéticos de câmara e planos sensuais de corpos femininos fazem por si só um filme. Mas na altura, Bay estava a criar status como realizador de blockbusters após o sucesso de "O Rochedo" e "Os Bad Boys", depois de ter-se iniciado com anúncios publicitários e videoclips (sendo o mais famoso deles "I'd Do Anything For Love" de Meat Loaf). Por isso, a expectativa era grande para "Armageddon", não só por causa de "Impacto Profundo" como também porque contava no elenco com nomes como Bruce Willis, Billy Bob Thornton, Steve Buscemi, Michael Clarke DuncanOwen Wilson, Liv Tyler e um recém-oscarizado (como argumentista) Ben Affleck. Isto para não falar noutro factor de antecipação, quiçá o mais importante.  



A NASA descobre que um asteroide do tamanho do estado do Texas está perto de colidir com a Terra o que certamente significará a extinção da raça humana, senão mesmo a destruição total do planeta. A equipa de cientistas da NASA, liderada por Dan Truman (Thornton), elabora um plano que consiste em recrutar uma equipa de experientes estivadores de perfuração petrolífera, liderada por Harry Stamper (Willis), para viajar no espaço até ao asteroide e perfurá-lo para lançar uma bomba que o fará partir-se em duas partes, que continuarão a sua rota longe da Terra. A equipa de Harry é composta por Chick (Will Patton), Oscar (Wilson), Bear (Duncan), Rockhound (Buscemi), Noonan (Clark Brolly), Max (Ken Campbell) e A.J. Frost (Affleck). Este último namora com Grace (Tyler), a bela filha de Harry, que não aprova a relação pois quer um futuro melhor para a filha do que o de esposa de um estivador.  

  

A equipa de Harry passa por um treino intensivo para a missão, na qual serão acompanhados por uma equipa de astronautas e que inclui uma passagem pela estação espacial russa habitada pelo cosmonauta Lev Andropov (Peter Stormare). Quando meteoritos provenientes do asteroide começam a atingir gravemente algumas cidades como Xangai ou Paris, o mundo aguarda ansiosamente pela salvação da Terra. E após uma série de acontecimentos trágicos durante a missão, a salvação final fica nas mãos e (possíveis sacrifícios) de Harry e AJ. 





O Paulo de 1998 viu "Armageddon" no cinema e gostou bastante, mas o Paulo de 2018 reviu-o recentemente e achou a parra bem maior que a uva, com os clichés apontados nos filmes de Bay bem presentes. A crítica também não foi nada favorável ao filme. No entanto, "Armageddon" foi o maior sucesso comercial de 1998 (sem contar com "Titanic" estreado ainda no ano anterior) e ganhou lugar cativo entre os maiores blockbusters de aventura e acção dos anos 90. 

Porém, está claro é que impossível falar de "Armageddon" sem falar no seu tema principal, "I Don't Want To Miss A Thing", interpretado pelos Aerosmith e escrita pela prolífica compositora Diane Warren. A escolha dos Aerosmith era por demais evidente não só pelo facto do vocalista Steven Tyler ser pai de Liv Tyler como por Michael Bay ter realizado um videoclip para a banda no ano anterior. 
Não só a épica powerballad tornou-se um dos hits do ano como deu à veterana banda o seu primeiro e único n.º 1 nos Estados Unidos. Foi ainda nomeada para o Óscar de Melhor Canção (e para o Razzie de Pior Canção). 
O videoclip de "I Don't Want To Miss A Thing" foi lançado umas semanas antes do filme, servindo como um trailer musical, que terá porventura sido maior chamariz junto do público para ver o filme, como foi o caso do Paulo de 1998. Em alguns países, incluindo Portugal, a edição em VHS de "Armageddon" incluía o videoclip na cassete, numa espécie de antevisão do que seriam os extras de DVD. 

Trailer:


Aerosmith "I Don't Want To Miss A Thing"


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...