segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Uma Mulher de Sucesso (1988)

por Paulo Neto

Os anos 80 foram por excelência os anos do capitalismo e não é de estranhar que ao longo da década Hollywood tenha virado as suas atenções para o santuário dessa quasi-religião, Wall Street em Nova Iorque. A começar no oscarizado filme precisamente intitulado "Wall Street" (1987) e passando por outras variações mais cómicas como  "O Segredo do Meu Sucesso" (1987). Mas em 1988, o universo de Wall Street foi abordado com uma perspectiva feminina em "Uma Mulher de Sucesso" ("Working Girl") realizado por Mike Nichols e protagonizado por Melanie Griffith, Harrison Ford e Sigourney Weaver.


Tess McGill (Melanie Griffith) é uma secretária de Staten Island que sonha com um cargo executivo enquanto trabalha para um corretor. Depois de se envolver numa situação comprometedora ao recusar os avanços do amigo do seu patrão, Tess passa a trabalhar para Katherine Parker (Sigourney Weaver). Quando Katherine parte uma perna a esquiar, Tess aceita olhar pela sua casa e descobre que a sua chefe, aparentemente tão amiga e incentivadora, afinal planeia usar uma das ideias de Tess para um grande negócio como se fosse sua. E para piorar ainda a situação, Tess apanha o seu namorado Mick (Alec Baldwin) na cama com outra.


Tess decide então mudar de visual e usar a ausência e as conexões de Katherine para defender a sua própria ideia. Pelo caminho e por entre situações embaraçosas, ela acaba por se envolver tanto pessoal como profissionalmente com Jack Trainer (Harrison Ford), que teve um caso mal resolvido com Katherine. Esta, quando regressa, descobre os planos de Tess e acusa-a de ser uma impostora. Mas quando tudo parece perdido, Tess tem uma inesperada oportunidade de se defender, de desmascarar Katherine e de alcançar os seus sonhos.


O elenco ainda inclui nomes sonantes como Joan Cusack no papel de Cynthia, a melhor amiga de Tess, personagem cujo penteado e roupas define os anos 80, Oliver Platt, Kevin Spacey, Olympia Dukakis e David Duchovny

Com a sua equilibrada mistura de drama, comédia e romance e hábil realização de Mike Nichols, "Uma Mulher de Sucesso" foi um êxito na bilheteira e na crítica. Venceu quatro Globos de Ouro e foi nomeado para seis Óscares - incluindo nomeações para Griffith, Cusack e Weaver (que nesse ano também foi nomeada em "Gorilas na Bruma") - tendo somente ganho o de Melhor Canção, "Let the River Run", escrito e interpretado por Carly Simon, um tema que ilustra a excelente sequência inicial dos trabalhadores de Staten Island na sua comuta diária de ferryboat até aos seus empregos em Manhattan. Em Portugal, foi campeão de alugueres nos clubes de vídeo e teve honras de exibição na RTP na mítica "Sessão da Noite", o mítico espaço cinematográfico de sextas à noite no início dos anos 90.

Trailer:

   

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...