quarta-feira, 30 de abril de 2014

"I Wanna Be Your Lover" La Bionda (1980)

por Paulo Neto




Nos anos 80, por entre a colecção de discos de vinil cá de casa, contava-se uma colectânea de 1981 com o ambicioso título de "O Disco do Ano". Tratava-se de uma selecção com diversos temas portugueses, espanhóis, brasileiros e italianos, por entre algumas versões soundalike de êxitos anglo-saxónicos como "Bette Davis Eyes" e "Woman In Love". Por exemplo, dele faziam parte "A Guerra do Meninos" de Mara Abrantes, "Ela Controla" dos Roquivários, "O Passarinho" de Tó Maria Vinhas, "Maria Tranquila" de Juan Pardo, "Sará Perché Ti Amo" dos Richi & Poveri e "Mamma Dammi 100 Lire" de Rafaella Carrá

Também incluído no disco estava este clássico da italo-dance de 1980, "I Wanna Be Your Lover" dos La Bionda, tidos como os criadores deste género que dominou as pistas de dança europeias ao longo da década. 

Os irmãos Carmelo e Michelangelo La Bionda cresceram em Milão e têm feito música desde 1970. Lançaram o primeiro álbum em 1975, com temas em italiano e em 1978, em pleno auge do disco-sound, conseguiram algum êxito internacional com o álbum homónimo que incluía o hit "One For You, One For Me" e a balada "There For Me" (que já foi versionada por rouxinóis como Sarah Brightman, Josh Groban e Paul Potts.) Também lançaram alguns discos sob o nome de D.D. Sound. Além disso, os dois irmãos sempre foram muito activos a fazer música para filmes e televisão, incluindo o tema do genérico do "Calimero".



Em 1980, lançaram o álbum "I Wanna Be Your Lover", do qual se destacou a faixa-título, um tema electro-pop minimalista, com uma misteriosa voz feminina cheia a chilrear com forte sotaque o refrão "Wanna be your lover, I wanna be your lover, wanna be your lover, not just be your friend". Quando os meus pais punham a tocar o disco, numa altura em que eu ainda pouco ou nada sabia de inglês, parecia-me que ela estava a dizer: "Eu vi um lobo, ai, eu vi um lobo".


O tema também se notabilizou pelo teledisco, todo ele animado que mais parecia um episódio do "Ulisses 31". Segundo os comentários no YouTube, este era um daqueles videoclips que televisões um pouco por todo o mundo nos anos 80 usavam para encher chouriços entre a programação. Por exemplo, consta que a Rede Globo no Brasil recorria frequentemente a este teledisco quando havia alguma avaria técnica a resolver.




Embora sem o sucesso desses tempos, os irmãos La Bionda continuam bastante activos. O irmão Carmelo teve uma breve carreira a solo e também compuseram outro imortal clássico da italo-dance, "Vamos A La Playa" dos Righera (do qual já falámos). Continuam a produzir inúmeros temas musicais para televisão (como por exemplo, para a versão italiana do "Survivor") e para anúncios publicitários. Além disso, também são proprietários dos Logic Studios em Milão, um dos principais estúdios de gravação em Itália, por onde passaram nomes como Ray Charles, Laura Pausini, Depeche Mode e Rihanna.


Michelangelo e Carmelo La Bionda em 2013

 

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...