segunda-feira, 25 de março de 2013

DuckTales (1987-1990)


Ao contrário de 98% das pessoas que conheço não passei a infância a devorar filmes da Disney. Não ia ao cinema, não tinha leitor de VHS, só via alguns que passavam na TV, e só comecei a ler BD da Disney relativamente tarde. MAS havia uma série animada de que era um ávido devorador: Duck Tales! Woo-oo!
É não é? A música do genérico* ainda está cravada na vossa mente! Pelo menos na minha está.


"DuckTales" no original, "Pato Aventuras" em Portugal e "Duck Tales, Os Caçadores de Aventuras" no Brasil. Foi criada por Jymn Magon e Carl Barks, o criador do Tio Patinhas (Uncle Scrooge) em 1947.
Precisamente o que mais me atraia era a vertente aventura, na altura em que eu consumia quantidades industriais de banda desenhada, e livros policiais, de mistério, fantástico e sci-fi.

Os protagonistas eram o Tio Patinhas - o pato mais rico do Mundo - e os seus sobrinhos-netos Huginho (Huey), Zezinho (Dewey) e Luisinho (Louie), vestidos de vermelho, azul e verde, respectivamente. Outros personagens recorrentes eram o pelicano Capitão Boeing (Launchpad McQuack, o desastrado piloto de avião), o inventor Professor Pardal (Gyro Gearloose), o mordomo Leopoldo (Duckworth), a Madame Patilda (Mrs. Bentina Beakley), a ama dos patinhos e a avó de Patrícia (Webby Vanderquack), a jovem amiga de Huginho, Zezinho e Luisinho, que também os acompanha nas aventuras. Os vilões de serviço são Flintheart Glomgold (o segundo pato mais rico do Mundo e eterno rival do Tio Patinhas ), a Maga Patalógica (Magica De Spell), os Irmãos Metralha (The Beagle Boys) e o Mancha Negra (The Phantom Blot). Estes e mais personagens estavam constantemente envolvidos em buscas de objectos lendários, viagens a locais exóticos, competições,  e até viagens no tempo.

A Wikipedia refere que os argumentos dos episódios, entre originais e adaptações das BDs do próprio Barks, em boa parte eram baseados em histórias clássicas, lendas, além de bastantes referências a personagens históricas  e de ficção e a cultura pop.
As aventuras do Tio Patinhas e companhia, com um orçamento superior à maioria das séries animadas da época, duraram 100 episódios ao longo de 4 temporadas, além do filme "DuckTales the Movie: Treasure of the Lost Lamp" (DuckTales O Filme - O Tesouro da Lâmpada Perdida), que fez pouco mais dinheiro que o orçamento e causou que arquivassem os planos dos outros filmes previstos. A série foi a mais bem sucedida da Disney e passou em Portugal pela primeira vez em 1988, e repetiu novamente em 1991. Desde o inicio do século XXI já repetiu várias vezes em diversos canais.



Além de banda desenhada (em Portugal tivemos das edições brasileiras da Abril) e merchandising variado, para aproveitar o êxito da série foram lançados 3 videojogos: Duck Tales (1989), Duck Tales: The Quest for Gold (1990) e Duck Tales 2 (1993).

O jogo original para o NES foi recentemente remasterizado e será comercializado no final de 2013: "DuckTales Nintendo Game..."
DuckTales deu ainda origem ao spin-off "Darkwing Duck", mas isso fica para outro cromo!

Actualização: Em 2017, por altura do 30º aniversário da estreia da série original, uma nova série dos "Duck Tales" vai surgir nos pequenos ecrãs, com o regresso do mesmo elenco de personagens, mais o Pato Donald. ["Hello Giggles"].

* Tema escrito por Mark Mueller e cantado por Jeff Pescetto.

Caro leitor, pode falar connosco nos comentários do artigo, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite-nos também no "Tumblr - Enciclopédia de Cromos".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...