sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Super Disco (1982)

por Paulo Neto

Tal como o David tem feito aqui na Enciclopédia, também decidi contribuir com os vinis que tenho em casa. Para começar, eis uma colectânea contemporânea dos "Jackpot" e "Polystar".


O "Super Disco" é uma colectânea de 1982, da Edisom. Foi o primeiro volume de uma série que se prolongou por mais dois volumes, editados em 1983 e 1984. 



Trata-se de um LP com 18 faixas, nove em cada lado. Este é o alinhamento:

Lado A
1. "Words" F.R. David - A electro-balada deste artista franco-tunisino de verdadeiro nome Elli Robert Fitoussi é uma das mais famosas one-hit wonders dos anos 80.
2. "Se cá nevasse" Salada de Frutas - O mais famoso hit dos Salada de Frutas pós-Lena D'Água
3. "Only you" Yazoo - Mítico sucesso da dupla formada por Vince Clark (ex-Depeche Mode, futuramente nos Erasure) e de Allison Moyet, que voltaria a ser um hit em 1983 na versão acapella dos Flying Pickets
4. "We don't nobody" Eruption - Os Eruption era uma espécie de resposta britânica aos Boney M, que era um projecto de origem alemã. Os seus hits mais famosos foram "I can't stand the rain" e "One way ticket" respectivamente de 1977 e 1978. Aqui estavam no ocaso da carreira.
5. "Open your heart" Human League - Um dos dois temas dos Human League, este era famoso pelo seu electro-pífaro.
6. "Hello Rio" Ottawan - Conhecidos exclusivamente pelo hit de 1980 "D.I.S.C.O.", eis a prova que os franceses Ottawan tiveram mais canções.
7. "Da da da" Zam - Versão do famoso hit dos alemães Trio, que também já foi versionado por Herman José. 
8. "I am a camera" The Buggles - Outra banda que só é lembrada por uma canção ("Video killed the radio star", 1979) mas que tinha outros argumentos.
9. "A flash in the night" Secret Service - Não conhecia a canção antes de a ter ouvido para postar o link. Foi um dos maiores hits da banda sueca. O vocalista Ola Hakansson seria mais tarde produtor para bandas como Army Of Lovers e The Cardigans.

Lado B
1. "A little peace" Nicole - A canção vencedora do Festival da Eurovisão de 1982, dando a primeira vitória da Alemanha na voz da jovem Nicole Hohloch. No original, "Ein bisschen frieden", esta é a versão em inglês.
2. "Aurora" Nova - Um projecto holandês que produzia música new age "avant la lettre". O nome da banda e da faixa pode não dizer nada mas é provável que já a tenham ouvido em sítios como elevadores, ervanárias,  salões de massagens ou até mesmo em igrejas. Eu recordo-me de ouvir isto numa igreja antes de me ir confessar (em miúdo, costumava fazê-lo na Páscoa, por motivos da catequese ou algo assim).
3. "See you" Depeche Mode - Sim, os Depeche Mode já davam cartas em 1982 e resistem até hoje. Por acaso não conhecia esta deles.
4. "Stars on Stevie" Stars on 45 - Projecto da direcção do holandês Jaap Eggermont (dos Golden Earring) que liderou a curta mas intensa onda de discos de medleys do início dos anos 80. Neste caso, temos obviamente uma medley de temas de Stevie Wonder.
5. "Chuva chuvinha" Linda de Suza - Depois da sua canção-assinatura "Un portugais que deixou seu Portugal", este será o tema mais famoso da cantora da mala de cartão.
6. "Don't you want me" Human League - De novo os Human League, desta feita com o seu tema mais célebre. Ao contrário do que diz a canção, nenhuma dos membros femininos foi descoberta num cocktail bar. 
7. "Tiro liro liro" Radio Topolino Orquestra - Esta banda de músicos veteranos espanhóis surgiu em 1981 recuperando antigos êxitos da primeira metade do século XX, como esta versão castelhana do "Lá em cima está o tiro liro liro". Aproveitando bem o zeitgeist, a letra refere o Naranjito, o Homem Aranha e a Abelha Maia. O vocalista é Joaquín Laria, falecido em 2011.
8. "Qual é a tua, ó meu?" José Mario Branco - Em ritmo de marcha, foi o último grande hit da dita música de intervenção e do autor de "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" se bem que a letra continue a soar muito relevante nos dias que correm. 
9. "Souvenir" Orchestra of Manoeuvres in the Dark - Um dos mais populares temas dos OMD que provavam que também conseguiam fazer música calminha, e não apenas ritmos electrofrenéticos como em "Enola Gay". O videoclip era amplamente utilizado pela RTP para encher chouriços na altura. 

O cromo n.º 1043 (16.5.2012) da Caderneta de Cromos sobre "Qual é a tua, ó meu?" menciona esta colectânea.






Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...