sexta-feira, 8 de abril de 2016

Sim Ou Sopas (1991)

por Paulo Neto


Confesso que por vezes é um bocado difícil para mim rever no Manuel Luís Goucha actual o Manuel Luís Goucha de bigode dos anos 80 e 90 que cresci a ver na televisão, mais focado em programas culinários e muito mais comedido na condução dos programas que apresentava (culinários ou não) e a quem era possível efabular um romance com Teresa Guilherme. Mas claro que os tempos eram outros...  
Além de diversos espaços de culinária na RTP, antes de se estrear na rentrée 1991/92 nos programas matinais, quem cresceu na mesma altura que eu recorda-se também de ver Manuel Luís Goucha em programas de culinária para os mais novos como "Sebastião Come Tudo", "Sebastião na CEE" (onde cada episódio era dedicado à cozinha de um dos então 12 países da então CEE) e "Mais Olhos Que Barriga". No Verão de 1991, Goucha apresentou também o concurso "Sim Ou Sopas", também dedicado à culinária e destinado ao público infantil.





"Sim Ou Sopas" foi exibido na RTP entre Maio e Outubro de 1991, num total de 20 sessões, aos sábados à tarde. Além de Manuel Luís Goucha, o programa tinha dois jovens co-apresentadores, Sónia Aniceto e Tiago Antunes, ambos de 14 anos. (E sim, a produção era de Teresa Guilherme.)



Em cada sessão competiam três equipas de dois elementos: um concorrente entre 8 e 12 anos que é o chefe da equipa e o acompanhante, geralmente um familiar, com mais de 18 anos. As bancadas de cada equipa tinham a particularidade de ter a forma de um fogão. 

Em cada programa havia seis jogos:
- "Prato Favorito": o concorrente e o acompanhante fazem deslizar um prato ao longo de uma pista que contém no fundo um grelha com nove quadrados cada um com um tema. O chefe da equipa terá de responder a duas perguntas: uma sobre um dos dois temas dos quadrados onde os pratos aterraram e outra sobre o azeite, já que um dos patrocinadores do programa era uma campanha da CEE para incentivar o consumo do azeite nos seus países membros.



- "Ajudante de Cozinheiro": o concorrente terá de explicar ao acompanhante através de mímica um uma frase ou expressão relacionada com comida.


- "Tarefas": a única fase em que havia um jogo diferente em cada semana. Por exemplo, apanhar bolachas com a boca num prato com farinha, apanhar Smarties com pauzinhos ou pesar saquinhos de feijão e grão a olho.



- "Salada Russa": o concorrente terá de adivinhar quatro palavras que têm as letras trocadas e indicar a palavra que não tem nada a ver com as outras três.




- "Salada de Frutas": o acompanhante atira frutas de plástico com uma catapulta para que o concorrente, calçado com um sapatos gigantes, as apanhe com um grande copo de iogurte (a Danone era outro patrocinador).



- "Adivinha Quem Está Lá Fora": Neste último jogo, jogavam apenas as duas equipas com melhor pontuação. O acompanhante ouvia um conjunto de sons através de uns auscultadores e tinha que os explicar por mímica para o concorrente adivinhar.



No final, a equipa vencedora recebia um computador e um conjunto de disquetes com livros digitais (sim, estávamos no período áureo da bela da disquete!). As restantes equipas recebiam uma bicicleta e todos recebiam um livro de culinária para os mais novos da autoria de Manuel Luís Goucha (que na altura tinha vários livros de receitas publicados, como a famosa série "Doces Sem Açúcar"). Além disso, cada um dos cinco jogos tinha um prémio para o respectivo vencedor: estiradores e canetas de feltro Molin, walkmans, jogos electrónicos, máquinas fotográficas e discmans.




Fazendo jus ao título, quando havia um empate em cada um dos jogos, os concorrentes escolhiam um de dois cartões, um onde estava escrito "Sim" e outro que tinha escrito "Sopas", ganhando aquele que tirava o cartão com o "Sim".



Tal como muitos programas da época, "Sim Ou Sopas" era um daqueles programas que hoje podem parecer muito rudimentares mas que o meu de 11 anos recorda de o ver com muito agrado. 
Por curiosidade, Sónia Aniceto, um dos jovens co-apresentadores do programa, é hoje uma artista plástica e reside em Bruxelas.

Sónia Aniceto com uma das suas obras


Uma emissão completa do 3.º programa (9 de Junho de 1991):




Uma vez mais, um agradecimento ao site "Brinca, Brincando" pelas fotos do programa


      

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...