terça-feira, 3 de março de 2015

Mundialito de Futebol Feminino - Algarve Cup 1998 e 2000



Recentemente recuperei antigas gravações em VHS do final dos anos 90/início do século XXI, entre as quais uma reportagem da TVI sobre Futebol Feminino e o Mundialito de Futebol Feminino, ou Algarve Cup [realizado desde 1994, no Algarve, com a participação das melhores selecções do mundo] e as estrelas dos relvados da época, com destaque para a superestrela Mia Hamm, a "Ronalda" como foi baptizada pelo canal, por referência ao astro Ronaldo (não o Cristiano, o "outro" Ronaldo, conhecido hoje por "Ronaldo Gordo").

Como já referi antes, os meus conhecimentos de futebol terminaram na altura em que o Chalana jogava no Benfica; portanto convidei para falar um pouco sobre o assunto uma assídua espectadora, a minha irmã, Ana Maria Martins, jogadora federada de futsal no "GDC Machados", campeãs distritais na época 2014/2015
Passo-lhe então a palavra:

"A poucos dias do inicio de mais um Algarve Cup, a sua 22ª edição, relembro-me que desde a 7ª edição [ano 2000], corro os mais variados estádios algarvios. Outrora com 17 anos, de comboio, com amigos, por vezes sozinha, mas com o foco no que me fazia delirar a cada vez que via Mia Hamm e Carla Couto tocarem a maravilhosa bola. Entre faltar às aulas ou tirar dias de férias no trabalho, o que fosse, para ver na única oportunidade que existia e nas poucas que continuam a existir, as melhores do mundo ao vivo, a escassos  metros de mim. Recordo a primeira vez que as vi pisarem os "nossos" relvados, com a emoção do passado - as #9 que sempre admirei e continuo a admirar passados tantos anos." 

O vídeo da reportagem da TVI, pós-Mundialito de 1998 em que falava da "crise profunda" da modalidade em Portugal, na época com menos de 1000 atletas federadas, e das dificuldades da Selecção Nacional, que terminou o Mundialito em sétimo lugar, e que se preparava em seguida para o Campeonato da Europa de 2000. Também foi incluida na peça uma entrevista de 1997 à Seleccionadora Nacional, Graça Simões e a jogadora .



Em contraste com o panorama nacional, em que "o futebol feminino é o parente mais pobre do desporto-rei, noutros países movimenta milhões e multidões", e no vídeo pode-se ver também uma retrospectiva dos primórdios da modalidade até aos tempos actuais, ao som do "Song 2" dos Blur (que me valeu logo um aviso do Youtube) e em mais detalhe, o mais profissional futebol feminino inglês, com mais de 1300 equipas e 21500 jogadoras federadas .
 
Algumas fotos do acervo pessoal da Ana, tiradas durante a 7ª edição do Algarve Cup [12 a 18 Março 2000], vencida pela selecção dos Estados Unidos da América:



 14 de Março 2000, Estádio S. Luís, em Faro. Com Mia Hamm.

 14 de Março 2000, Estádio S. Luís, em Faro. Mia Hamm.
18 de Março 2000, Loulé. Com Carla Couto.



"Muitos anos passaram, e não tanto como quem ama futebol gostaria, mas muito mudou, felizmente. Este ano, com a participação da seleção do Brasil, espera-se a presença de mais assistência nos estádios para ver as melhores do mundo nas mais variadas seleções nacionais. Espera-se, pois às horas e dias de decorrer da competição, não é fácil ter mais assistência nos estádios. Mas a quem puder, fica o desafio, apareça para disfrutar de bom futebol e apoiar o futebol feminino!! Vamos acima de tudo apoiar as mulheres que defendem as cores da nossa nação! Eu cá, estou ansiosa por mais uma edição da Algarve Cup."
Sem dúvida que o futebol praticado por mulheres tem actualmente mais condições e destaque a nível global - ainda a distâncias astronómicas das contrapartes masculinas - mas ainda se nota muito o desinteresse dos meios de comunicação social tradicionais, como é exemplo o nosso país, com canais de tv e jornais desportivos que apenas percebem como desporto o futebol de homens e pouco mais. Mas, sempre há a Internet!

Agradeço à Ana a sua participação especial neste post, espero que volte para outros! Entretanto, se gostam de desporto, visitem o blog da equipa, "GDC Machados Futsal Feminino" (ou a página de Facebook), onde a Ana escreve e até podem ver algumas colaborações gráficas minhas.

Alguma informação sobre a edição de 2015, realizada entre 4 e 11 de Março: 

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...