quinta-feira, 3 de julho de 2014

Rugrats (1991-2004)

por Paulo Neto

Nos tempos do "Bueréré" da SIC em que a Ana residente não era a Malhoa mas sim a Marques, uma das séries mais marcantes e que eu e o meu irmão não perdíamos a cada manhã de domingo era os "Rugrats" (que tinha o pouco feliz título em português de "Os Meninos do Coro"). Criado por Arlene Klasky, Gabor Csupo e Paul Germain, a série relatava as desventuras de um grupo de bebés através da sua visão do mundo que os rodeia, visão esse quase sempre despercebida para os adultos que normalmente desconhecem os planos imaginativos e intrépidos dos miúdos.


A série teve um total de nove temporadas e 127 episódios, exibidos nos Estados Unidos entre 1991 e 2004, porém só me lembro para aí das primeiras quatro temporadas. Inicialmente a série era transmitida em legendagem mas depois foi dobrada em português. Cada episódio continha duas história diferentes.





Tommy Pickles (voz de E.G. Daily) é o protagonista, um bebé de um ano aventureiro e destemido, sempre ansioso em explorar o mundo à sua volta. Tommy é filho de Stu (voz de Jack Riley) um algo despassarado inventor de brinquedos e Didi (voz de Melanie Chartoff, a Miss Musso de "Parker Lewis"), uma organizada dona de casa e professora em part-time. O seu melhor amigo é Chuckie Finster (voz de Christine Cavanaugh) que ao contrário de Tommy, é assustadiço e costuma hesitar em se meter nas aventuras. Chuckie é algo sobreprotegido pelo seu pai Chas (voz de Michael Bell) que o criou sozinho pois a mãe morreu. Do grupo fazem parte os gémeos Phil e Lil (voz de Kath Soucie), tão idênticos que só se distinguem pelo laço que Lil tem na cabeça e pouco mais. Os gémeos são filhos de Howard (voz de Philip Proctor) e Betty (Kath Soucie) o casal amigo dos Pickles. A vilã é Angelica (voz de Cheryl Chase), a terrível prima de Tommy que adora aterrorizar o grupo e aproveitar-se da ingenuidade deles para conseguir os seus proveitos. Com três anos, Angelica também costuma aproveitar-se do facto de poder comunicar tanto com os adultos como com os bebés para culpar estes das suas diabruras. Mimada pelos seus pais workaholics e pouco presentes Drew (voz de Michael Bell) e Charlotte (voz de Tress McNeill), Angelica acaba por receber mais atenção e disciplina dos seus tios Stu e Didi e com o tempo vai ficando menos terrível e mais cúmplice das brincadeiras de Tommy e seus amigos. Mais tarde, Angelica ganha uma "friennemy", Susie Carmichael (voz de Cree Summer), vizinha dos Pickles, e as duas alternam entre momentos de rivalidade e de amizade. Normalmente, Susie é a protectora dos bebés contra os planos de Angelica. Falta ainda falar do divertido mas um pouco senil Grandpa Lou (voz de David Doyle), que vive com Tommy e seus pais e Spike, o cão de Tommy, que também está sempre a meter-se em sarilhos.


Além da série televisiva, foram também feitos três filmes: "Rugrats - The Movie" (1998) no qual é apresentado Dil (voz de Tara Strong), o irmão mais novo de Tommy; "Rugrats in Paris" (2000) em que Chuckie e o pai são os protagonistas e onde aparecem pela primeira vez Kira e Kimi que se tornarão a madrasta e a meia-irmã de Chuckie e personagens regulares no resto da série; e "Rugrats Go Wild" (2004) um filme em que as personagens encontram aquelas de "The Wild Thornberries", outra série criada pelos mesmos autores. O franchising da série também produziu produtos como livros de banda desenhada, jogos de vídeo, brinquedos e roupas.


Entre 2003 e 2008, a série teve uma spin-off "All Grown Up", onde os bebés da série têm entre 10 e 13 anos e vivem as aventuras e os problemas próprios da idade.


Eu e o meu irmão éramos grandes fãs da série e adorávamos a forma como capturava a visão e imaginação dos bebés face ao mundo em volta, onde coisas simples como passar a usar a sanita e ir buscar uma bola ao quintal do vizinho podiam tomar proporções de aventuras épicas.

Genérico:

 

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Eu via também, mas nunca me interessou especialmente. Só vi enquanto esperava que começasse os bonecos animados a seguir :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...