sábado, 15 de junho de 2013

Alô, Alô (1982- 1992)


Uma das mais famosas sitcoms britânicas, “Alô, Alô ” esteve no ar durante uma década, somando 85 episódios em 9 temporadas, tendo estreado no Reino Unido a 30 de Dezembro de 1982, há mais de três décadas portanto.
Comédia e a 2ª Guerra Mundial, dois géneros que raramente se sobrepoem. Quando passou na RTP, eu nunca vi muitos episódios, porque o pessoal daqui de casa não apreciava muito o estilo de humor, mas estava ciente das desventuras de René Artois (Gorden Kaye), o dono do café que era o insuspeito centro da luta underground da Resistência Francesa contra os Nazis que invadiram a França durante a 2º Guerra Mundial. Entre os planos elaborados da Resistência, Renée tem que lidar com agentes da Gestapo, soldados nazis, a sogra, a mulher Edith, as criadas e outras mulheres ( e um alemão) atraídas pelo seu “charme”, e está montado o palco para uma série de gags e paródias aos clichés de filmes e séries sobre a Segunda Guerra, em especial a série “Secret Army” (1977-79), e uma mão cheia de personagens carismáticos, diálogos de duplo sentido e bordões recordados até hoje.

Genérico inicial:



O inesquecível tema da abertura foi composto por David Croft e Roy Moore. David Croft, que foi também o co-criador da série, com Jeremy Lloyd. No genérico inicial, depois dos acordes e do título da série, René faz o resumo dos episódios anteriores. Por sua vez, no genérico final, os actores são apresentados por ordem de aparição no episódio.

Genérico final:



Como curiosidade, durante mais de uma década (1986-1992) esteve nos palcos britâncios e internacionais uma peça baseada na série, com a maioria do elenco da mesma. Outras peças sobre o universo da série são encenadas ocasionalmente, até em teatro amador.
Mais do que o plot, recordo bem personagens e esterótipos, como os ridiculos militares alemães Von Klinkerhoffen, Von Strohm, o tenente Gruber, Helga, a bonita criada Yvette, o temível Herr Otto Flick da Gestapo, etc.
Desenho: StrangeWeirdo



Texto original no Minicromo: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr - "Alô, Alô"

 Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. René: "You stupid woman!"
    Michelle: "Listen very carefully, I shall say this only once"
    Yvette: "Oh, René, at last we're alone"
    Crabtree: "Good moaning, I was pissing through your door and I thought I could drip in"
    Alphonse: "My icky-ticker"
    Helga:" BRING HIM IN HEERRE!
    Leclerc: "It is I, Leclerc"
    Bertorelli: "I wanna kiss-a in the hand-a"

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...