quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Haddaway "What is love" (1993)

por Paulo Neto

Para mim, se houve canção que define o ano de 1993 é "What is love" de Haddaway. Esta pérola do eurodance dos anos 90 é tão esmagadora que quando a oiço ainda hoje sou transportado para o Verão de 1993, onde eu descobri a MTV e me imaginava dentro dos videoclips.


Nestor Alexander Haddaway nasceu em Trinidad a 9 de Janeiro de 1965 e cresceu em Washington. Em 1989, mudou-se para a Alemanha e enquanto tentava singrar na música, ganhou a vida a vender tapetes, a trabalhar como coreógrafo e a jogar futebol americano. 

O sucesso finalmente veio em 1993, com "What is love" a ser um sucesso por toda a Europa, atingindo o primeiro lugar do top em países como França, Holanda, Itália, Bélgica e Espanha. O vídeo mostrava Haddaway perdido numa mansão tenebrosa e a ser perseguido por dançarinas vampiras até ele próprio ser vampirizado. 




Seguiram-se mais três hits: "Life", "Rock My Heart" e a balada "I miss you", todos incluídos no álbum "Haddaway - The Album", cimentando Haddaway como o príncipe do eurodance e como sex-symbol. (A minha mãe, quando viu pela primeira vez o videoclip de "Life", disse: "Este negro é muito bonito!")

"Life":

"I miss you":
 

"Rock my heart":


Nos Estados Unidos, "What is love" só viria a ter sucesso em 1996 ao ser a banda sonora a um sketch recorrente do "Saturday Night Live" protagonizado por Will Farrell e Chris Kattan, que deu origem ao filme "One Night in Roxbury" (1998).


O segundo álbum de Haddaway ainda teve alguns hits menores como "Fly Away" e "Catch a Fire", mas todo o material subsequente tem passado despercebido. Ainda assim, Haddaway continua a gravar discos e a actuar um pouco por todo o mundo. É particularmente requisitado para programas de televisão e evenos dedicado à nostalgia dos anos 90. Actualmente, reside em Kitzbuhel na Áustria.

Além de novas versões em 2003 e 2009, "What is love" já teve covers de bandas como os The Gossip e em 2010 foi samplado no tema "No Love" de Eminem e Lil' Wayne



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...