quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ruptura Explosiva (1991)


"Ruptura Explosiva" ["Point Break" no original, e "Caçadores de Emoção" no Brasil] é um filme que apesar de ter ouvido falar muito, creio que nunca vi, pelo menos na totalidade. Talvez o tenha visto nas "maratonas" de cinema que fazia nos anos 90, em que vi montes de filmes por dia, e sinceramente já me esqueci de muitos deles. Apesar de geralmente não falar de séries ou filmes que não vi ainda, achei boa ideia mencionar este, a propósito do seu 21º aniversário de lançamento em terras do Tio Sam: 12 de Julho de 1991 (em Portugal estreou a 11 de Outubo do mesmo ano).
Protagonizado por Patrick Swayze, Keanu Reeves, Lori Petty e Gary Busey, o filme foi um sucesso de bilheteira e mais tarde, dos clubes de video.

A película foi realizada por Kathryn Bigelow, até recentemente mais conhecida como "a ex-mulher de James Cameron" e agora como a realizadora do premiado "The Hurt Locker".
O plot deste filme de acção, é simples: 
Um grupo de criminosos, conhecidos como Ex-Presidentes, por assaltarem bancos envergando máscaras dos Presidents Ronald Reagan, Richard Nixon, Lyndon Johnson, e Jimmy Carter. Johnny Utah (Keanu Reeves) é um jovem agente do FBI que vai investigar os roubos, em parceria com  Angelo Pappas (Gary Busey). O colega veterano tem a teoria que os assaltantes são surfistas, e apesar de não saber surfar, Johnny infiltra-se na comunidade local de surfistas, tornando-se amigo do grupo de surfistas liderado por Bodhi (Patrick Swayze). Mas as coisas depressa vão correr mal, com sequências de acção impressionantes e que desafiam as leis da física, segundo dizem as más línguas. E também se diz por ai que o filme é pura diversão!

O trailer de "Ruptura Explosiva":

A dupla prevista originalmente para protagonizar os filme era Matthew Broderick e Charlie Sheen, e o realizador? Nem mais nem menos que Ridley Scott (Blade Runner, Alien). conseguem imaginar se esta versão tivesse ido para a frente?
Para se prepararem, Reeves, Swayze e Petty treinaram surf no Hawaii com Denni Jarvis, um profissional do surf de classe mundial. 

Acho divertido comparar o poster mais antigo com um mais recente:
No poster antigo, o nome de Patrick Swayze aparece primeiro, e a cabeça dos actores têm mais ou menos o mesmo "direito de antena". No poster mais recente (capa da "Pure Adrenaline Edition" em DVD, Blu Ray), Swayze surge mais afastado e pequeno, e o nome de Keanu Reeves surge primeiro, ocupando mais espaço no poster em relação a Swayze. Porquê a diferença? Vamos aos factos:
Em 1991, no ano do lançamento do filme, Patrick Swayze foi nomeado pela revista People como o "Homem Mais Sexy" ("Sexiest Man Alive"), tinha atrás de si êxitos como Dirty Dancing (1987), Ghost (1990) e a série "Norte e Sul". Na altura, o companheiro de elenco, Keanu Reeves tinha-se destacado pela comédia "Bill & Ted's Excellent Adventure", e só mesmo a partir deste "Point Break" começou a deixar para trás a imagem de adolescente. Reeves conheceu o sucesso com "Speed" (1994) e "The Matrix" (1999), e Swayze partiu as  duas pernas em 1998, e apesar de voltar a filmar, a carreira não teve tanto sucesso.
Concluindo, quando esta edição em dvd/blu ray foi lançada, Keenu Reeves era um nome muito mais familiar do grande público e ganhou relevância no poster por isso. Entretanto, Patrick Swayze faleceu em 2009, vitima de cancro no pâncreas.

A Wikipédia indica que está a ser preparado um remake do filme, porque pelo que pesquisei a sequela chamada "Point Break Indo", foi abandonada há um par de anos, com realizador e actores já escolhidos!
Já há algum tempo que andava com vontade de ver o filme, acho que vai ser desta!

Actualização: Entretanto vi o filme, e apesar de alguns aspectos datados que até lhe emprestam algum charme, é um boa diversão, apesar de previsível.

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

5 comentários:

  1. Filme fantástico este, daqueles que vi no cinema e posteriormente aluguei N de vezes no videoclube!!

    Faltou dizer que este a primeira produção do James Cameron que ele não dirigiu. Logo a seguir a este eles "Bigelow e Cameron" fizeram outro filmalhão ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem notado Nuno! Estou a planear ver o filme hoje à tarde :D

      Eliminar
  2. O primeiro filme da trilogia que fez com que Keanu Reeves fosse o tipo mais cool dos anos 90 (os outros são obviamente "Speed" e "Matrix")

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...