sexta-feira, 26 de março de 2021

Promoção O Sucesso Nescafé - I can see clearly now

Nota: O Paulo Neto já dedicou um cromo a este clássico da cafeína televisiva, mas enquanto passeava pelos antigos rascunhos da Enciclopédia resolvi aproveitar o texto e a imagem que encontrei numa revista de 1991:
Passaram pela televisão portuguesa dois anúncios a café épicos e que perduram na memória passadas décadas: "Bom dia com Mokambo" e o "I can see clearly now" da campanha "Nescafé. Um Amanhecer Diferente". (Nota: "Brasa é a bebida que aquece o coração" e do Café Nicola com o Bocage também são inesquecíveis)
Naturalmente, a Nescafé lançou em 1991 uma promoção para tentar capitalizar o êxito do anúncio: "Promoção O Sucesso Nescafé".
"Peça já o Sucesso Nescafé!
O sensacional disco de Johnny Nash "I can see clearly now" um tema original da banda sonora do filme Nescafé.
Uma oferta Nescafé, completamente grátis.
Basta enviar num envelope, com o seu nome e morada completos, 1 rótulo de 100 g ou de 2 de 50 g de qualquer embalagem Nescafé, para:
"Promoção O Sucesso Nescafé"
Apartado 5071, 1702 LISBOA CODEX.

E receberá em sua casa, sem mais despesas, este sucesso Nescafé."


O mítico anúncio "Nescafé, um amanhecer diferente" (1991):


Uma jovem chega no seu clássico Carocha da Volkswagen junto ao mar, triste (um desgosto amoroso, um exame em que chumbou? Nunca saberemos.), mas nada que um chávena quentinha de Nescafé e o bonito por do sol não resolvam. Desde essa época fiquei intrigado com a resistência com que ela aquece o café, nunca tinha visto nada do género nos carros de família. E uma tia tinha um carocha! Tenho saudades dessa viatura que parecia pequena mas levava uma enorme quantidade de tios e sobrinhos todos ao molho lá para dentro, quase como no Mini do Júlio Isidro no "Passeio dos Alegres".

Tenho impressão de há uns anos ter lido alguém dizer que no anúncio a música que se ouvia era o cover de Jimmy Cliff, mas como essa só foi gravado mais tarde em 1993 (da banda sonora de "Jamaica Abaixo de Zero")... E a capa do disco no anúncio da revista diz claramente "Johnny Nash - I Can See Clearly Now" mas com o subtítulo remix. Tentei ouvir vários reclames mas a má qualidade do som não me deu a certeza de ter sido usada a mesma versão em todos os países...

Eu nem gosto de café, mas este anúncio foi uma tentação para me iniciar no mundo da cafeína. Iniciações essas sempre falhadas...


Imagem digitalizada e editada por Enciclopédia de Cromos. Retirada da revista "SETE" Nº 666, com data de 14 de Março de 1991.


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Quem é a mulher ou melhor como se chama a atriz deste comercial?

    ResponderEliminar
  2. The actress' name is Sandy Hendrickse. She also played David Brent's new love interest in the last episode of "The Office." I believe that there was an updated version of this ad. produced sometime in the early 2000s.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...