domingo, 14 de março de 2021

Sétimo Direito (1988-89)

por Paulo Neto 

Filho do incomparável Vasco Santana, Henrique Santana (1924-1995) seguiu as pisadas do pai no mundo do espectáculo. A sua estreia no cinema foi em "Fado, A História De Uma Cantadeira", ao lado do pai e de Amália Rodrigues. Porém foi nos anos 80, através da televisão, que Henrique Santana teve os seus desempenho mais marcantes. Primeiro na adaptação para TV da divertida peça "Aqui Há Fantasmas", depois na série  "Os Homens Da Segurança" no papel de Vítor Mesquita e como protagonista da sitcom "Sétimo Direito" (também denominada como "7.º Direito").


Exibida na RTP 2 em 18 episódios entre Outubro de 1988 e Fevereiro de 1989, "Sétimo Direito" mostrava as desventuras dos moradores de um prédio na Avenida de Roma em Lisboa, nomeadamente o da família Pimentel que mora no andar do título. Alberto Pimentel (Henrique Santana), que amigos e familiares tratam por Beto, é o patriarca, dono de uma fábrica de concentrados e que tem o seu escritório no 1.º Direito. Com ele vivem a sua esposa Esmeralda (Lia Gama), a sua filha Isabel (Cláudia Cadima) e o genro Fernando (Luís Aleluia) e há também a espevitada empregada Celeste (Noémia Costa). 


Entre os outros moradores do prédio está o casal do 2.º Direito, Luís (Carlos Quintas) e Laura Tavares (Rita Ribeiro), um casal moderno e bem-sucedido mas cujo ciúme de ambos os cônjuges faz amiúde estalar o verniz, bem como a D. Eulália (Alda Pinto), a cartomante do 5.º esquerdo, e o Sr. Sequeira (Henrique Santos), o administrador de condomínio que mora no 3.º esquerdo. E sempre atenta a tudo está Rufina (Maria Helena Matos, na vida real casada com Henrique Santana e filha da lendária Maria Matos), a porteira do prédio. 

Como eu já referi aqui algumas vezes, eu vivi os meus primeiros doze anos de vida sem a RTP2 sintonizada na minha casa, por isso eu não vi esta série na altura, nem me recordo de a ver reposição na RTP1 em 1994, pelo que o meu contacto com "Sétimo Direito" foi evidentemente na RTP Memória. Um dos episódios que eu gostei mais foi o da "Noite De Natal" em que Esmeralda, supersticiosa com o facto de haver treze pessoas à mesa para a Consoada na casa dos Pimentel, obriga Beto a convidar mais uma pessoa. E essa pessoa acaba por ser Maria Do Céu (Linda Silva) a.k.a. "A Licas dos Anjos", uma prostituta. Após as inevitáveis confusões que isso gera, todos acabam por simpatizar com ela e Maria Do Céu vive um Natal inesquecível. Outro episódio divertido foi o intitulado "Está Um Homem A Dormir Cá Em Casa" com a participação de Carlos Miguel no papel de Ernesto Talião, um homem que chega a casa dos Pimentel para falar com Fernando, só que este, a mulher e os sogros chegam tarde a casa e Talião acaba por adormecer enquanto esperava no escritório. Até que Isabel, sem conseguir dormir, dá com ele e a confusão instala-se. A série contou ainda com participações especiais de nomes como Nicolau Breyner, Cristina Homem de Melo, Cristina Oliveira, Lena Coelho, Luís EsparteiroNuno Melo e Carlos Areia

Como já foi referido, além da sua exibição original na RTP2, "Sétimo Direito" foi reexibido em Setembro de 1994 na RTP1 à tarde, mas segundo o site "Brinca Brincando", essa reposição foi incompleta porque a meio do mês entrou em vigor a nova grelha do canal. O "Brinca Brincando" também revela que não era por acaso que a acção da série se passava no andar 7.º Direito do n.º 43 da Avenida de Roma. Na realidade, essa morada correspondia a um apartamento propriedade da família de Henrique Santana. Actualmente, a série está disponível no site de arquivos da RTP.

Henrique Santana faleceu a 1 de Julho de 1995.    

Alguns episódios no YouTube:

Episódio 4: "A Parabólica"


Episódio 9: "A Tragédia Grega"


Episódio 13: "Frente-A-Frente"




Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...