sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Jamaica Abaixo de Zero (1993)

por Paulo Neto


Hoje começa mais uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, este ano na cidade russa de Sochi. Uma das curiosidades de cada um dos Jogos de Inverno é o facto de, enquanto nas épocas habituais de desportos de Inverno que se vêem Eurosport aparecem apenas atletas dos países tipicamente associados a essas modalidades, de repente ali surgem atletas de países onde é difícil senão mesmo impossível imaginar que tenham neve e gelo. Se para alguns já é estranho haver atletas a competir por Portugal em Sochi (já agora boa sorte para Arthur Hanse e Camille Dias!), o que dizer de países que também lá marcarão presença como Dominica, Malta, Ilhas Caimão, Togo, Zimbabwe, Bermudas e até Timor-Leste! E pela primeira vez desde 2002, vai haver uma equipa de bobsled da Jamaica, seguindo as pisadas dos seus compatriotas que nos Jogos de Inverno de 1988 em Calgary surpreenderam o mundo ao representarem a terra do reggae e dos corredores de velocidade com uma equipa de bobsled (curiosamente nesse Jogos, Portugal também teve uma equipa nesse desporto, composta por emigrantes no Canadá!).


A história dos bobsledders jamaicanos de 1988 inspirou o filme de 1993 "Jamaica Abaixo de Zero" ("Cool Runnings" no original) produzido pela Disney e realizado por Jon Turtelaub com John Candy, Leon, Doug E. Doug, Malik Yoba e Rawle D. Lewis.

Derice Bannock (Leon), Yul Brenner (Yoba) e Junior Bevil (Lewis) são três velocistas jamaicanos que sonham em participar nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988. Porém na prova de qualificação, logo à partida, Junior cai e Derrice e Yul tropeçam nele, acabando ali o sonho dos três.  
Irving Blitzer (Candy) é um ex-campeão olímpico de bobsled caído em desgraça por ter feito batota escondendo pesos no veículo e que vive na Jamaica como corretor de apostas. Derice e o seu melhor amigo Sanka Coffie (Doug), um campeão de carrinhos de rua, convencem Irving a treiná-los numa equipa de boblsed para os Jogos Olímpicos de Inverno. Mais tarde, Yul e Junior também se juntam à equipa.


Depois de muitas atribulações, sobretudo para financiar a sua ida ao Canadá, os quatro chegam a Calgary mas são desprezados pelos outros atletas, sobretudo os da Alemanha de Leste com quem chegam a vias de facto. Além disso, a relação entre os quatro raramente é pacífica. A primeira corrida da equipa é desastrosa, mas assim que Sanka convence Derice a não imitar a equipa suíça por quem ele estava fascinado e a criarem o seu próprio estilo, a segunda ronda corre muito melhor. A terceira corrida acaba em desastre mas os quatro amigos erguem-se e são saudados como campeões.




Com uma boa dose de humor, "Jamaica Abaixo de Zero" acabou por ser um sucesso inesperado. Leon teve o seu primeiro trabalho célebre após ter sido co-protagonista no lendário videoclip "Like A Prayer" de Madonna e Doug E. Doug. era na altura protagonista da série "A Minha Gente" que chegou a passar na RTP. Foi também o penúltimo filme de John Candy, antes do seu falecimento em 1994. Como o filme estreou na Europa por alturas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994, a equipa jamaicana de bobsled  presente em Lillehammer mereceu atenções da comunicação social.

Não foi o caso de Portugal por causa do mítico anúncio do Nescafé ao som do original de Johnny Nash uns anos antes, mas a versão que Jimmy Cliff gravou para a banda sonora do filme introduziu às novas gerações em vários países o clássico "I Can See Clearly Now".




Trailer:



  

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...