terça-feira, 23 de março de 2021

"Patchouly" Grupo De Baile (1981)

 por Paulo Neto

O breve mas fulguroso movimento cultural que foi o rock português no inicio dos anos 80 fez com que várias bandas deixassem a sua marca na música nacional, mesmo que a sua chama se apagasse tão depressa como brilhou. E entre elas, a mais lendária foi sem dúvida o legado deixado pelo Grupo De Baile com apenas um célebre single editado em 1981.




Como o nome indica, o Grupo De Baile começou por ser apenas um grupo de amigos no Seixal, membros da filarmónica local, que formou uma banda para actuar em festas e bailes nas redondezas (começando aliás com o nome de SUS Music). Eram eles Carlos Tavares (voz), Vicente Andrade (guitarra), Luís Rosado (bateria), António Manuel (baixo), Luís Landeiroto (órgão), Marcelino Guerreiro (saxofone alto), João Mário (saxofone tenor) e José Manuel Raminhos (trompete). A popularidade da banda foi crescendo até que em 1981, tiveram a oportunidade de gravar um single editado pela Valentim De Carvalho: esse single tinha como lado A "Patchouly" e lado B "Já Rockas À Toa".



Não sei se a letra de "Patchouly" tem algum significado mais transcendente do que parece, ou é só mesmo sobre um semi-indigente que tenta engatar "as miúdas das escolas secundárias", com o seu odor corporal a funcionar estranhamente como uma eficaz feromona. Mas o que é certo, é que não tardou que o povo tuga trauteasse "Patchouly" nem que fosse só os "uóuóuó". Para ainda acentuar o frisson, o disco foi editado em duas versões: uma com a canção completa, e outra que colocava um piiiiiii em vez da palavra pintelho, que surgia no terceiro verso. (Já tinham passado sete anos do 25 de Abril, mas aparentemente as mentalidade ainda não tinham mudado assim tanto.)

O Grupo De Baile editou em 1982 mais dois singles, "Vocalista Rock" e "Estória Linda", e podiam ter sido os Madness portugueses mas não só o sucesso se repetiu como, igual a tantas outras bandas da altura, a vida meteu-se no caminho, a banda desfez-se e os membros regressaram aos seus empregos principais. Por exemplo, Carlos Tavares é ainda hoje funcionário da Câmara Municipal do Seixal.

Contudo o Grupo De Baile ainda se reuniu algumas vezes esporadicamente, como por exemplo em 1988 para esta actuação no programa "A Quinta Do Dois", onde fica claro que Carlos Tavares tinha tudo para ser um rockstar de arrastar multidões.



Entre outras ocasiões em que a banda se reuniu contam-se em 1999 para o Festival Seixal Rock desse ano e em 2006 para o programa Febre De Sábado De Manhã, onde se homenageou esse mítico programa de rádio de Júlio Isidro. Carlos Tavares colaborou em discos dos Corvos e dos Alcoolémia. 

"Patchouly" também já teve várias versões e paródias. Recordo-me sobretudo de "Chulézi", do programa "Ora Bolas, Marina" da SIC, onde Marina Mota, na pela da desinibida vocalista da banda rock Us-Batná-Vó, cantava:

Lava bem esses presuntos com sabonete
E as peúgas não as deixes por aí
Porque senão ainda alguém morre com o pivete
Pois tresandam ao teu perfume chulézi
Uó uó, uó uó, uó uó, uó uó, uó uó, uó uó

"Já Rockas À Toa"





 "Estória Linda"

"Vocalista Rock"


"Dança"


 
Actuação em 2006



  


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...