segunda-feira, 26 de junho de 2017

A Carrinha Mágica (1994-97)

por Paulo Neto

Eis mais uma série que me traz a memórias do "Um Dó Li Tá", o espaço infanto-juvenil da RTP 2 nos anos 90, que eu amiúde via com o meu irmão após a escola. Esta série tinha uma premissa absolutamente vencedora: qual era o petiz que não preferiria estudar ciências vendo as coisas acontecendo de perto em vez de dentro das quatro paredes de uma sala de aula?



"A Carrinha Mágica" (no original "The Magical Schoolbus") começou como uma série de livros infantis iniciada em 1986 da autoria de Joanna Cole com ilustrações de Bruce Degen, contando a história de uma excêntrica mas simpática professora que graças a uma carrinha escolar muito especial levava os seus alunos a aprenderem divertidas lições sobre ciência nas mais diversas situações, com por exemplo, no espaço, no fundo do mar e até dentro do corpo humano. Ao todo foram produzidos quatro temporadas de treze episódios entre 1994 e 1997, exibidos em Portugal na RTP 2 entre 1995 e 1999 (mais tarde a série também foi transmitida no Canal Panda). Durante as primeiras três temporadas da versão portuguesa, os nomes das personagens foram aportuguesados mas na quarta temporada, optou-se por usar os nomes originais.



A protagonista é a Sra. Frisadinha (ou Miss Frizzle), a quem os alunos chamam-lhe pelo diminutivo de Friz. Apesar de todas as suas excentricidades, como as entradas exuberantes na sala de aula, os vestidos e os brincos que usa que estão sempre relacionados com o tema do episódio ou a tendência para citar os seus parentes (imitando-lhes a voz e tudo), a Friz é uma pessoa muito inteligente, divertida, corajosa e quase maternal para com os seus alunos. É ela que guia a carrinha em cada episódio, transformando-a consoante as necessidades do tema do episódio, seja por artes mágicas, seja graças a um misterioso software. Na versão original, a sua voz foi dobrada pela famosa comediante Lily Tomlyn.

1- Arnaldo, 2- Filó, 3-Carlos, 4-Ana Isabel, 5-Joana, 6-Kika, 7-Frisadinha
8-Carrinha, 9-Rafa, 10-Tó, 11-Vanda, 12-Liz


A turma de Frisadinha é composta por oito alunos, de várias etnias. Arnaldo (Arnold) é o típico nerd caixa-de-óculos, e apesar de ser o que menos gosta das viagens da carrinha e parecer algo medricas, consegue demonstrar a sua coragem quando é necessário. Carlos é o latino-americano, que gosta mais de aprender na prática do que nos livros e está sempre a fazer piadas, embora os seus colegas não achem muita graça (é comum eles dizerem-lhe em coro de forma reprovadora: "Carlos!"). Ana Isabel (Dorothy Anne), a loura dos totós, é o cérebro da turma, que traz sempre uma saca a tiracolo com livros e durante as viagens da carrinha, costuma começar muitas frases com "Segundo o que eu investiguei...". Kika (Keesha), a aluna afro-americana, é a mais sensata e realista da turma, chegando a ser sarcástica, embora também tenha um espírito aventureiro. A meiga e sensível Filó (Phoebe) é a mais recente aluna da turma e por isso, costuma frequentemente dizer frases começadas por "Na minha antiga escola...". Rafa (Ralphie) é o desportista da turma e por vezes assume o lugar de líder, embora por vezes seja cabeça-no-ar ou precipitado. Tó (Tim) é o outro aluno afro-americano, dotado de sensibilidade artística. Vanda (Wanda), a aluna asiática, é uma maria-rapaz aventureira e a maior adepta das viagens da Carrinha Mágica. Falta ainda falar de Liz, o camaleão-de-jackson que é mascote da turma, que se costuma meter em sarilhos. Em alguns episódios, Joana (Janet), a prima sabichona e presunçosa de Arnaldo, surgia como antagonista.

No final de cada episódio, existia um segmento em supostamente telespectadores da série ligavam para os produtores para apontar qualquer omissão no episódio sobre o respectivo tema ou para pedir informações mais específicas sobre algo relacionado com esse tema.

Apesar de ser uma constante, nunca é demais referir que a dobragem portuguesa da série era excelente, embora o elenco tenha sofrido várias alterações ao longo da temporadas. Tó foi a única personagem que teve sempre o mesmo actor a dobrar a sua voz, Luís Lucas. Nomes como Teresa Sobral, Helena Isabel, Miguel Guilherme, Peter Michael, Alexandra Sedas, Maria João Abreu, Fernando Luís, Paulo Oom, Teresa Madruga, Carmen Santos e Cláudia Cadima (que assumiu a função da direcção) fizeram parte do elenco de dobragem nos diversos alinhamentos. O tema da série era cantada na versão original por Little Richard e na dobragem portuguesa por Fernando Luís.



Além da série animada e da colecção de livros, "A Carrinha Mágica" também teve uma série de jogos de vídeo. Em 2014, foram anunciados planos para uma nova série em animação 3D.  

Genérico:



Alguns episódios disponíveis no DailyMotion



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...