sexta-feira, 7 de abril de 2017

O Bocas (1987-88)



Apesar de "O Bocas" ou "As Aventuras do Bocas" (no Brasil "Olé, Ollie") ser um anime - animação japonesa - "Geragera Bus Monogatari" de final dos anos 80 - exibida originalmente entre 7 de Abril de 1987 e 29 de Março de 1988 - que se espalhou pelo mundo através da Saban ("Power Rangers") "Ox Tales", começou como uma co-produção holandesa e japonesa. Alias, o material de origem é holandês, a banda desenhada - ou melhor, as tiras "Boes", criadas por  Wil Raymakers e Thijs Wilms em 1980 e ainda em publicação, segundo consta.



A Wikipedia menciona que apesar de estas tiras sem diálogos serem "para toda a família", incluíam alguns gags escatológicos e sexuais. Não me lembro disso na versão televisiva!

O genérico inicial:
Cá por Portugal fomos brindados com uma bela dobragem em português, com o elenco encabeçado por Canto e Castro ("Abelha Maia", "Heidi", "A Esfera Ki", "Duarte e Companhia", etc) como Bocas, o boi protagonista que anda em duas patas e calça socas de madeira, e Irene Cruz ("As Aventuras de Tom Sawyer", "A Volta ao Mundo de Willy Fog", etc) na voz de Ted, a tartaruga amiga de Bocas. Curiosamente, nas versões holandesa e italiana Ted é uma tartaruga fémea. Apesar da dobragem para a nossa língua, o genérico manteve a canção em holandês (que até ao dia de hoje julgava ser em alemão...).
O título em inglês - "Ox Tales" - aparenta ser um trocadilho com a famosa receita "Ox Tails" - o Rabo de Boi. Humor negro, imaginem chamar "Arroz de Pato" aos "Duck Tales (1987-90)". A única explicação que me vem à cabeça para escolherem chamar "Bocas" ao boi é que na canção de abertura "Boes" soa a "Bouche", que é "boca" em francês... Mas isso é a minha teoria...


A Wikipédia em português indica que antes de passar com grande sucesso no intervalo das votações no "Agora Escolha" (1986-94) tinha sido exibido nas tardes infantis da RTP-2, no Brinca Brincando, indica o blog "Série de Animação"
Basicamente a acção do desenho animado decorria na quinta do Bocas, um local que mais parecia um jardim zoológico dada a variedade de bicharada que Bocas acolhia, de tartarugas a polvos, leões, gorilas, golfinhos, zebras e muitos mais. Na quinta aconteciam todo o tipo de situações bizarras e cómicas que Bocas e Ted tentavam resolver - mas que sempre se complicavam - ao longo dos episódios de 12 (ou 15)  minutos de duração, num total de 102. Creio que em Portugal se terá seguido a tendência de exibir dois episódios de cada vez. Como foi parcialmente editada em VHS e mais tarde em DVD entre nós, é por enquanto fácil de encontrar videos dos episódios em português do "Bocas" no Youtube.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...