quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Publicidade RTP (Julho e Novembro 1988)

por Paulo Neto




Geralmente quando analisamos aqui blocos publicitários de outros tempos, gostamos de coincidir com a altura em que foram exibidos. No entanto, desta vez não resisti em esmiuçar já quatro blocos de publicidade de 1988, recentemente disponibilizados no YouTube pelo incansável canal LusitaniaTV, porque continham vários anúncios que eu recordo da minha infância e que nunca mais revi desde então, e estou certo que muitos de vós vão sentir o mesmo que eu quando revirem.

Os dois primeiros blocos são do dia 11 de Julho de 1988 (segunda-feira), exibidos durante os intervalos do último programa do concurso "Com Pés & Cabeça" que revia os melhores momentos de todas as sessões:


0:00 Vinheta RTC
0:03 Um divertido anúncio ao Miluvit Chocolate, onde uma rapariga e dois rapazes, um mais novo e outro mais crescido, saboreiam uma boa dose do dito cujo à beira de uma piscina. O anúncio termina com o rapaz mais velho e a rapariga a atirarem o rapaz mais novo para a piscina quando este ainda tem o prato e colher na mão. Quando via este anúncio em petiz, ficava com a inexplicável preocupação de que piscina ficasse suja com os restos de Miluvit que ainda haveria no prato do miúdo quando ele caía na água.
0:43 Um anúncio clássico. Numa praia, uma voz off vai comentando consoante a elegância (ou falta dela) dos demais banhistas: "Ela deve tomar Fibrovital, ele não deve tomar Fibrovital, este não toma mas aquela sim" Fibrovital, explica a voz, eram comprimidos dietéticos à base de fibra, cereais e citrinos. Recordo-me na minha escola de ouvir algum bullying verbal aos rapazes e raparigas mais gorduchos da escola em que se exclamava quando um deles passava: "Ó Fibrovital!"
1:14 Um Seat Ibiza que circula por entre uma paisagem urbana.
1:35 Catorze anos antes do escândalo de pedofilia que abalou a instituição, e embora esses crimes já alegadamente ocorressem na altura, a Casa Pia ainda mantinha uma reputação como instituição pedagógica e reabilitadora, justificando a frase dita no anúncio da Lotaria dos 208 anos da Casa Pia: "Na Casa Pia, um ganso voa sempre mais alto para se fazer um homem."
1:43 Whitney Houston já nos deixou há quase cinco anos. Em 1988, já era uma das maiores estrelas da música e co-protagonizava este anúncio da Coca-Cola, onde durante um concerto um miúdo é ordenado por outros para ir buscar Coca-Cola. Mas por entre enganos e confusões no caminho de volta, o rapazinho vai parar ao backstage onde Whitney serve-se de um dos copos que ele tem na bandeja e convida-o a subir com ela  para o palco, a cantar "The Greatest Love Of All".
2:12 Divertido anúncio à Maionese Hellman's com uma cara feita com um hamburger e seus acompanhamentos.
2:23 O álbum homónimo de 1988 de Marco Paulo que continha o grande êxito "Joana".
2:29 Anúncio ao livro "Espelho Secreto", uma obra autobiográfica da actriz Shirley MacLaine (no original "Out On A Limb"), uma das primeiras celebridades que aderiram à corrente de espiritualidade new age e como tal o livro abordava temas como reencarnação, meditação e até extra-terrestres, bem como um alegado caso que a actriz teve com um político britânico. O livro foi publicado em 1983 e gerou em 1987 uma série de televisão com a própria Shirley MacLaine a fazer de si mesma, que este anúncio refere.
2:43 Vinheta RTP1
2:49 O Casino Estoril Sol comemorava em 30 anos em 1988 e celebrava a efeméride com concertos com grandes nomes como Ray Charles, Julio Iglesias e The Platters. Como não podia deixar de ser, a voz do anúncio é o actor Júlio César, há já largos anos ligado ao local.

 

0:00 Vinheta RTC
0:11 Outro anúncio que recordo bem e que já há muito tempo não via: numa praia, ao repararem que acaba de abrir uma barraquinha que vende Pepsi fresquinha, vários veraneantes vão saltitando pela areia escaldante para chegarem àquele sítio. Óbvio destaque para um cão que faz o percurso em duas patas.
0:42 Um novo anúncio aos vários salões da mogul capilar Isabel Queiroz do Vale em Lisboa, Porto, Aveiro, Cascais e Montechoro.
0:52 Um apetitoso anúncios aos Iogurtes batidos Vigor com polpa de fruta.
1:11 Um glutão do Presto Máquina com voz de António Feio anuncia que em cada embalagem do dito detergente havia a oferta de um relógio de pulso. Beat that, Juá!
1:27 Nos anos 80, os insecticidas tinham nomes espectaculares como Mafu e Banzé. Mais concretamente neste anúncio, Banzé Casa e Plantas
1:42 Foi em 1988 que a Gelati Motta chegou em Portugal para fazer concorrência à eterna líder Olá e a outras marcas da altura como a Globo e a Avidesa. Neste anúncio passado num jogo de futebol americano, destacavam-se os três principais gelados da gama: Maxicup, Maxistecco e Maxicone. Este último persiste até hoje nos gelados da Nestlé (ex-Camy). 
2:02 Ferbar...na arte de cozinhar.
2:11 Adoro visões do anos 80 do que seria o futuro. Neste anúncio ao óleo de Soja Campo D'Ouro, vemos uma mulher do futuro (quiçá do distante ano de 2017!) com um look futurista, a entrar numa cozinha futurista para fazer uma salada futurista.
2:31 Uma família que faz jogging com fatos de treinos a condizer com sumos de tomate, cenoura e mação ilustra este anúncio às centrifugadoras Moulinex
2:53 Já falámos aqui deste lendário anúncio à Tartaruga da Robbialac. Cantemos todos mais uma vez: "Amigo, Tartaurga é a tinta!"
3:22 A famosa vinheta da RTP1 de inspiração geométrica.

Estes blocos são do dia 25 de Novembro de 1988, emitidos durante o intervalo da emissão da peça "Uma Bomba Chamada Etelvina", e como não podia deixar de ser, contêm já algumas referências natalícias e anúncios a produtos que poderiam ser ofertados no Natal de 1988.




0:00 Vinheta RTC
0:06 Foi por esta altura, pré-Windows e em dias de glória do MS-DOS, que os computadores pessoais começaram a paulatinamente a fazer parte das casas portuguesas. Este anúncio promovia o PC1 da Olivetti por apenas 99600 escudos (498 euros) mais IVA, com oferta do monitor. 
0:26 Vinheta RTC
0:32 Um anúncio ao Denim onde uma figura feminina assalta uma montra para roubar os produtos Denim e o respectivo estojo enquanto entoa a melodia do Jingle Bells. Uma interessante alternativa a outros anúncios da marca que terminavam com uma mão feminina a intrometer-se por entre um torso masculino. 
1:00 Um fofíssimo anúncio do leite Mimosa dedicado às melhores mães do mundo (todas!) com crianças a vivenciarem profissões de adultos.
1:46 Em duplo disco "As Mais Belas Canções Napolitanas" na voz inconfundível de Luciano Pavarotti, onde era possível ouvir o mítico tenor a interpretar clássicos temas da música italiana como "Volare" e "O Sole Mio".
2:08 Outro anúncio clássico, o do teste Planta. Mas não, não é o anúncio da senhora que se auto-intitulava uma "lambona", Neste caso específico, na zona de Boavista no Porto, uma jovem mãe com a respectiva filha ao colo, acerta no pedaço de pão barrado com Planta. (Pessoalmente, eu sempre fui Team Flora). Embora não se veja a sua cara, a voz que questiona a jovem mulher é a de Rui Mendes.
2:37 Um clássico das prendas de Natal, o mini-aspirador Black & Decker. Que não tem fio!
2:47 Em 1988, o Ministério das Finanças comemorava 200 anos de existência e como tal, emitiu uma série de empréstimos bancários com condições excepcionais. Além de um anúncio vistoso com metal incandescente a ser forjado.
3:19 Uma mulher numa sala em que uma das paredes mais parece a Estufa Fria, um homem de enxada ao ombro e um produtor vinícola usam o fertilizante Humais
3:39 Para ter um Ford, nada como aderir ao Crédito Ford. Ou não fosse por esta altura que Portugal começava a deixar-se definitivamente conquistar pelo admirável mundo dos pagamentos a crédito.
3:48 Outro anúncio clássico: enquanto espera pelo autocarro, uma senhora solta um espirro, mas felizmente um homem ao seu lado estende-lhe uma embalagem de Melhoral. Por fim, diz também ela o célebre slogan: "Eu dou-me bem com Melhoral!"
3:57 O Diário: o jornal que não brinca aos jornais. 
4:07 Para o Portugal de 1988, uma linha de produtos de higiene masculina ainda era algo inédito, mas a Insignia tentou cativar os portugueses a irem para além da água e do sabão e experimentar outros produtos. A marca oferecia toda uma gama de produtos (champôs, after shaves, desodorizantes...) e era ilustrada por este divertido anúncio ao som de uma música country em que um homem cuja higiene deixa muito a desejar dá a volta por cima ao usar os produtos Insignia, ao ponto de virar cabeças no escritório e pôr todas as colegas a fazer o famoso gesto sedutor de soltar o cabelo. 
4:47 Um clássico dos anos 80: a colectânea Jackpot reunindo alguns dos principais êxitos de 1988. No anúncio vemos e ouvimos "Im Nin' Alu" de Ofra Haza, "Alphabet Street" de Prince, "You Came" de Kim Wilde, "A Groovy Kind Of Love" de Phil Collins e duas canções das quais já falámos aqui em pormenor: "Gimme Hope Jo'anna" de Eddy Grant e "Love Changes Everything" dos Climie Fisher. (Ver o alinhamento completo da compilação AQUI)
5:17 Num texto anterior, eu tinha dito que a célebre revista Eva de Natal, que oferecia todos os anos vários prémios por essa altura, teria desaparecido no final dos anos 80, mas pelo vistos em 1988 ainda foi editada. 
5:28 Um curto mas inteligente anúncio às malhas Sydney com um cabide vazio. 
5:35 Promoção a um concerto de Shirley Bassey a ser transmitido na RTP, com imagens da diva galesa a interpretar "This Is My Life", a sua canção-assinatura.




0:00 Vinheta RTC
0:02 Lídia Franco dá a voz a este anúncio ao Chocolate Belleville da Favorita, no meio de uma apetitosa paisagem de chocolate.
0:14 Outro anúncio clássico: o da máquina de lavar roupa Margherita da Ariston protagonizado pela Ritinha, uma menina reguila com dois totós que faz todo o tipo de diabruras, como aplicar pó-de-arroz, enfiar uma moeda na gaveta do detergente ou enfiar uma enorme girafa de peluche na máquina enquanto a mãe dela exclama em off: "Ritinha, deixa a Margherita" ou "Ritinha, é económica mas não é mealheiro". Mas esta será uma versão editada do anúncio, pois falta a cena em que a Ritinha balança-se em cima da porta da máquina enquanto a mãe diz: "Ritinha, sai de cima da Margherita", que creio que terá inspirado um dos famosos bordões de Herman José na "Roda da Sorte": "Sinupe, sai de cima do Teijo!"
0:34 Foi por esta altura que a Swatch chegou a Portugal com os seus relógios ultracoloridos e pouco convencionais. A ilustrar o anúncio, imagens de uma saltadora de parapente. Os padrinhos do meu irmão estiveram uns anos emigrados na Suíça e certa vez, ofereceram ao meu irmão um relógio de parede da Swatch com uma enorme bracelete de plástico para o nosso quarto. 
1:06 Livro que reunia as obras de mais 70 anos de pintura de Henrique Medina (1901-1988), um dos maiores pintores retratistas portugueses. Medina faleceria apenas cinco dias após a exibição deste anúncio a 30 de Novembro de 1988.  
1:21 Dois homens bebem uma cerveja, mas um deles leva a mão à garganta. O outro pergunta o óbvio: "Dói-te a garganta?". Felizmente para essas dores, havia (ainda haverá?) Septoral. Outro anúncio com voz off de Júlio César.
1:30 Um Artur Albarran pré-fama anuncia uma nova equipa de redacção para uma nova reencarnação do jornal "O Século"
1:45 Ainda no âmbito do bicentenário do Ministério das Finanças, um anúncio ao Tesouro Familiar com muitas chaves. 
2:16 Versão muito abreviada do anúncio de Insignia.
2:24 A série de colectâneas de êxitos Hit Parade da editora Polygram veio substituir em 1987 a série Polystar e durou até meados dos anos 90 (eu tive o volume de 1995 em cassete). No anúncio desta edição de 1988, pode-se ouvir "Hand In Hand" dos Koreana, "A Long And Lasting Love" de Glenn Medeiros, "Angel Eyes" dos Wet Wet Wet, "Barcelona" de Freddie Mercury e Monsterrat Caballé, "I Don't Wanna Go On With You Like That" de Elton John e "Yeke Yeke" de Mory Konté. (Ver AQUI o alinhamento total da compilação)  
2:46 Hoje difícil é achar pastilhas com açúcar, mas em 1988, pastilhas sem açúcar ainda era coisas rara ou nunca vista. As pastilhas Trex foram das primeiras a trazer essa novidade que é a ausência de açúcar.
3:01 E mais um mítico anúncio da Ariston. Numa altura onde os frigoríficos de duas portas ainda não tinham proliferado, os frigoríficos Supermarket da Ariston tinham três portas. Quais supermercados, tinham a porta do congelador, a porta para os alimentos frescos e uma terceira porta para os vegetais. Tudo isto protagonizado por um miúdo traquinas de cabelo à tigela, que mais parece irmão da Ritinha da Margherita.
3:32 Anúncio ao primeiro livro da série "Lisboa Desaparecida" de Marina Tavares Dias, a mais famosa olisipógrafa, que reunia várias crónicas da sua autoria sobre a história da capital. Até agora, a série já teve nove livros, o último publicado em 2007.
3:47 Um bastante colorido e animado anúncio ao Seat Marbella. Para quem não sabe SEAT quer dizer "Sociedad Española de Automóviles de Turismo", fundada em 1950 para incentivar a venda de carros nos país vizinho após a guerra civil e actualmente pertence ao Grupo Volkswagen. A partir de 1986, começaram a surgir os modelos com nomes de cidades espanholas, sobretudo do sul do país e das Ilhas Baleares: além dos já referidos Ibiza e Marbella, lembro-me dos SEAT Almeria, Alhambra, Córdoba e Toledo, por exemplo. 
4:19 O serrote eléctrico Bosch, que serra tudo onde põe os dentes!
4:28 Uma colecção em fascículos das Histórias Ilustradas da Bíblia, onde não faltam as histórias de como Moisés dividiu o Mar Vermelho, como o Sansão foi tramado pela Dalila ou como David derrotou Golias, que tinha como oferta um disco com músicas de Natal. 
4:43 Agora é que as saudades bateram forte cá dentro! À magnífica trilogia dos Cereais da Nestlé (Chocapic, Crépitas, Estrelitas) que surgiu no mercado no ano anterior, juntavam-se em 1988 os Sportis, uns cereais de arroz, aveia e cacau em forma de argola cuja mascote era uma bola de futebol. Por isso mesmo, o anúncio a estes cereais era um jogo de futebol onde uma equipa reverte o marcador de 4-0 na 1.ª parte para 5-4 ao apito final, depois de um pratada de Sportis degustada ao intervalo. Lembro-me de comer estes cereais e gostar muito, mas infelizmente ao contrário do Chocapic e das Estrelitas que ainda hoje perduram e à semelhança das suas parentas Crépitas, os Sportis já há muito que deixaram de ser produzidos. Se houver alguma petição para o regresso dos Sportis, eu assino logo!  
5:14 Uma versão instrumental do standard de jazz "The Look Of Love" ilustrava este anúncio onde se alertava para o pagamento das taxas da RTP nas estações dos Correios. Esta taxa viria a ser abolida em 1991, mas neste século reencarnou na taxa de audiovisual incluída nas facturas da electricidade.

Extras:

Outro anúncio da Margherita, sem a Ritinha mas com um rinoceronte animado




Anúncio Insignia:




Anúncio Chocolate Belleville




Trailer da série "Out On A Limb" adaptada do livro "Espelho Secreto" de Shirley MacLaine




Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...