sexta-feira, 27 de maio de 2016

Publicidade SIC (Maio 1993)

por Paulo Neto

Hoje regressamos a uma das nossas actividades preferidas aqui na Enciclopédia: analisar blocos publicitários de outros tempos e descobrir que tipo de anúncios (ou "reclames" como outrora era também comum dizer-se) e produtos passavam nas nossas televisões em determinada altura.


Desta feita, iremos esmiuçar blocos publicitários do dia 7 de Maio de 1993 na SIC, uma sexta-feira, nos intervalos da transmissão do filme "O Exterminador Implacável" (ou como eu dizia em petiz, o "exterminador impecável"). A SIC estava então apenas no oitavo mês de emissões e ainda a voar baixinho, mas já fazia por mostrar a Portugal que isto da televisão privada era todo um admirável mundo novo. Uma vez mais, foi o canal do YouTube Lusitania TV que desenterrou estes artefactos audiovisuais.



0:00 Excerto do filme
0:18 Anúncio ao telefilme "Chernobyl: O Aviso Final" (1991) baseado na tragédia da explosão da central nuclear de Chernobyl na Ucrânia soviética em 1986. Jon Voight é o protagonista no papel do Dr. Robert Gale, o médico americano que liderou um equipa internacional de assistência médica aos sobreviventes da catástrofe.
0:48 Um muito estiloso anúncio aos electrodomésticos Whirlpool, onde cada electrodoméstico é representado por uma modelo elaboradamente vestida e maquilhada. Acho sobretudo piada à modelo que representa a máquina de lavar a loiça a praticar esgrima imaginária.
1:18 O testemunho de Fátima Pereira, empregada numa perfumaria, quando à sua utilização do sabonete Dove, então uma marca ainda relativamente recente por cá. E agora todas as suas colegas também querem experimentar!
1:48 Um spot teaser com a inscrição "Terras Do Cante". Não, o senhor que se ouve no anúncio não está com dores.
1:57 Uma tímida laranja entra em palco e pouco depois surge também um rebuçado Halls Vitamina C com sabor a laranja, com a famosa marca de rebuçados peitorais a expandir-se para outros paladares.
2:16 Um anúncio onde se repete as frases "Feliz por dentro, feliz por fora" com imagens alternadas de grandes planos de bocas a ingerirem uma colherada de iogurte e de mulheres sorridentes e que aparentemente estão em topless. Tudo isto para promover o Bio Danone, o primeiro iogurte em Portugal com os famosos bifidus activos.
2:37 Nos primórdios das suas emissões, havia estes pequenos spots onde se indicavam as rádios locais que divulgavam a promoção da SIC. Neste caso, a Radioeste Torres Vedras
2:42 A voz inconfundível de Ana Zanatti neste anúncio ao creme anti-envelhecimento Sinergie Bio Contour.
3:12 Se já há vários anos a BBC é a fornecedora da SIC no que diz respeito a documentários, no início das emissões da estação, essa faixa da programação estava a cargo da National Geographic...
3:22 ... que tinha o patrocínio do célebre dentífrico Dentagard, seguindo-se depois um dos anúncios com o castor animado mascote da marca que neste anúncio conversa com um campista em boxers. Esta marca de pasta de dentes (que era uma entre as várias com que me "mimavam" na escola quando pretendiam gozar com a minha dentuça) tinha como imagem de marca ter na sua fórmula extractos de plantas (camomila, hortelã, salva e mirra). Agora que penso nisso, e apesar de ainda se verem pastas da marca nas lojas, já há muito que não se vêem anúncios ao Dentagard, pois não? 
3:51 Um engraçado e bem pensado anúncio do Volkswagen Golf: uma senhora elegantemente vestida sai de um edifício e é saudada por muita gente que espera por ela no exterior, como se ela fosse uma noiva recém-casada. Mas quando ela entra no carro e deita fora a aliança, percebe-se que afinal trata-se de uma recém-divorciada, confirmado pelo cartaz de "Just Divorced" que surge na traseira do veículo. A música do anúncio é "Young At Heart" da banda escocesa The Bluebells. Por causa do anúncio, esta canção de 1984 foi reeditada e chegou ao primeiro lugar do top britânico nesse ano de 1993.  
4:23 Mais um bocadinho do filme.


0:00 Mais um excerto do "Terminator" com a aparição de Linda Hamilton.
0:09 Promoção ao filme "Curto Circuito" a ser transmitido na SIC no dia seguinte. Trata-se de uma comédia de acção e ficção científica de 1986, realizado por John Badham com dois actores ícones dos anos 80, Steve Guttenberg e Ally Sheddy, sobre um simpático robot que ganha características humanas após ser atingido por um raio. O filme teve uma sequela em 1988. Como referi no texto sobre o filme "Dirty Dancing", este foi um dos dois filmes que eu e a minha turma do 7.º ano no autocarro durante uma visita de estudo. 
0:32 Provavelmente o primeiro anúncio televisivo português a linhas eróticas, que primava pela simplicidade e subtileza (acho que só o do bordão "Me liga, vai!" terá sido mais celebrizado). Com o Telefone Vermelho, os seus indicativos para Lisboa e Porto ou para o resto do país e o seu número facílimo de decorar, era possível ouvir "histórias eróticas para adultos" pela módica quantia de 167 escudos (84 cêntimos) por minuto. 
0:59 Um anúncio às colorações Expression da Garnier, com todos os ingredientes dos anúncios típicos dos produtos capilares do início dos anos 90: música animada, roupas coloridas, cenários estilosos e três bonitas manequins, cada uma com uma diferente cor de cabelo, como não podia deixar de ser. De referir que este também é um dos anúncios da playlist oficial da Enciclopédia TV acervada pelo David Martins. Para ver mais, é clicar aqui.    
1:30 Alguns anos antes da lendária "Conversa da Treta", o saudoso António Feio e José Pedro Gomes uniam forças para um espectáculo: INOX-Take 5, no auditório da Junta de Freguesia de Benfica.
1:41 Uma apetecível maçã ilustra o anúncio ao Grande Jogo de de "A Capital", em que havia prémios de semanais de 1000 contos (5000 euros), prémios diários de 20 mil escudos (100 euros) e - como não podia deixar de ser - havia um automóvel como prémio final. Naqueles tempos, não havia empresa que não sorteasse automóveis. Fundado em 1969, "A Capital" foi durante anos a fio o principal jornal vespertino do país, até à descontinuação da sua publicação em 2005. 
2:01 Está resolvido o mistério do spot teaser do primeiro bloco: trata-se de uma promoção ao evento Maio Florido, que se realizou entre 15 e 23 de Maio de 1993 na Cuba alentejana e que terá sido uma mostra cultural onde o cante alentejano, mais de vinte anos anos antes de se tornar património imaterial da humanidade, teve lugar de destaque.
2:10 Em 1993, o Cascais Shopping comemorava o seu 2.º aniversário e este célebre o centro comercial, onde era possível ganhar 2000 contos (10 mil euros) em prémios por cada 2000 escudos (10 euros) de compras
2:24 Com Portugal a descobrir os desportos radicais (aos quais a SIC celebremente promoveu no "Portugal Radical"), multiplicavam-se os eventos desta natureza um pouco por todo o país, como é o caso deste Challengers Trophy, que nesse ano teria lugar na região de Idanha-A-Nova. 
2:47 Como se não bastasse o impacto causado pelo "Água Na Boca" logo na grelha inicial, a SIC avançou desde Fevereiro de 1993 com o espaço "Playboy" nas noites de sexta-feira, do qual vemos esta vistosa promo, onde eram exibidos vários conteúdos televisivos produzidos pela revista fundada por Hugh Heffner. Decididamente, era um admirável mundo novo que surgia na televisão nacional.  
3:17 "Playboy" tinha o patrocínio do whisky Ballantines, seguindo-se um anúncio onde no mesmo cenário de um bar diversas pessoas de várias nacionalidades surgiam via morphing. A parte mais engraçada é aquela em que um inglês está prestes a beijar uma francesa e esta transforma-se num mexicano com ar de poucos amigos. 
3:53 Mais um breve excerto do filme. 



0:00 Depois de Dentagard, eis um anúncio a mais uma alcunha que me chamavam na escola marca de pasta de dentes, a incontornável Pepsodent. Volta e meia, esta marca surgia com mais uma variante no mercado e outro anúncio protagonizado por um homem com uma bata de laboratório. (Porque se há alguém em que os consumidores acreditam é em pessoas com uma bata de laboratório, certo?) Neste caso, era o Pepsodent Ultra com a sua tripla acção de combate à cárie, redução do tártaro e protecção das gengivas. 
0:22 Na altura, a Fundação Calouste Gulbenkian organizava um ciclo de espectáculos denominado Grandes Orquestras Mundiais. Desta feita, com a Orquestra Filarmónica de Monte Carlo, dirigida pelo maestro Manuel Cravinho na Aula Magna. 
0:31 Novamente um anúncio com locução de Ana Zanatti, desta vez aos gelados Carte D'Or, um produto já há muito tempo presente no nosso mercado mas ainda uma marca relativamente recente na altura. O anúncio mostra uma festa onde a anfitriã faz sucesso ao apresentar taças de gelados servidas por três pessoas com trajes exóticos.  
1:00 Nesse mês, uma curiosa exposição estava patente no Convento dos Cardais, com obras de escultura para invisuais da autoria de Sérgio Taborda. E como tal, grande parte do anúncio é exibida em ecrã negro. Seria decerto uma exposição onde as esculturas poderiam ser apreciadas pelo tacto, e para estimular o sentido da audição, havia música ao vivo. 
1:33 Um dos famosos anúncios às pizzas Marco Bellini que se passavam num típico restaurante italiano, onde todas as personagens falam em "portugaliano": os cozinheiros que discutem sobre qual é o segredo do Marco Bellini, a morena que serve às mesas e toca impacientemente à campainha e a "mamma" que diz que tudo está "multo buono".
2:05 Três donas de casa acérrimas defensoras do Skip aceitam relutantemente lavar a roupa com um detergente mistério que obtém ainda melhor resultados. Mas eis que se trata de um novo Skip com uma nova fórmula, confiantemente rotulado de "o melhor de sempre" (e uma vez mais, se é um homem de bata de laboratório que o diz, é porque dever ser). 
2:49 Promo ao magazine de artes do espectáculo da SIC, Grandes Planos, onde se pode ouvir dois temas que fizeram sucesso nesse ano de 1993, "Cats In The Cradle" dos Ugly Kid Joe e "Two Princes" dos Spin Doctors e imagens de filmes como "Instinto Fatal", "O Meu Primeiro Beijo" e "Os Commitments". 
3:18 E por fim, eis uma cena do "Extreminador Implacável" com o "terminator" himself, Arnold Schwarzenegger.

Além destes blocos, o mesmo canal disponibilizou alguns vídeos isolados de alguns anúncios com a mesma data. Eis três deles que vale a pena destacar:




Em mais um sinal de que em Portugal, as coisas tardam mas não faltam em chegar cá, foi já nos anos 90 que houve uma adaptação tuga da campanha do Pepsi Challenge, uma manobra de marketing levada à cabo pela Pepsi desde 1975, na qual consumidores, nomeadamente alguns apreciadores de Coca-Cola uma marca concorrente, provam ao acaso duas bebidas e maioria escolhia Pepsi. (Há relatos de alguma batota nesses desafios, como servir o copo com Pepsi fresca e o da marca concorrente à temperatura ambiente. )
Neste anúncio, o jogador de râguebi João Jonet (será parente da Isabel Jonet?) tem uma reacção incrédula quando descobre que preferiu Pepsi. 





Outro anúncio inesquecível, este ao Game Boy da Nintendo, sobre o slogan "Onde jogas com o teu?" e um desfile de várias imagens onde é visto alguém a jogar ou a pegar num Game Boy, a pioneira das consolas portáteis, nas mais inusitadas situações.




E para acabar, eis um dos míticos anúncios aos Douradinhos da Iglo, com o Capitão Iglo original. Neste, o velho marinheiro e a sua tripulação mirim exploram uma ilha habitada por uma tribo selvagem de crianças, a quem o Capitão obsequeia com uma travessa de Douradinhos. (Bem que este poderia ser um final alternativo ao livro "O Deus Das Moscas"!)


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...