terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Crónica Do Crime (1986-1988)

por Paulo Neto

Confesso que vai ser algo complicado escrever este texto, pois embora eu me lembre de ver e de gostar desta série (apesar de algumas cenas bem violentas), eu esqueci-me de quase tudo sobre ela. No entanto, é uma série que merece ser recordada, até porque influenciou outras como "Os Sopranos". 

Da autoria do conhecido realizador Michael Mann, "Crónica Do Crime" ("Crime Story" no original) foi uma série policial exibida nos Estados Unidos entre 1986 e 1988, ao longo de duas temporadas num total de 44 episódios. Em Portugal, foi exibida na RTP às terças-feiras à noite entre 1989 e 1990, e se não me engano, onde todos os episódios foram exibidos continuamente.



A série passava-se no início dos anos 60 e focava-se no constante conflito entre Ray Luca (Anthony Dennison), um gangster em fulgurante ascensão na máfia de Chicago, e o Tenente Mike Torello (Dennis Farina), um polícia líder de uma força espacial e em como cada um pretende acabar com o outro.



A equipa liderada por Torello é composta pelo sargento Danny Karchek (Bill Smitrovich) e pelos agentes Walter Clemmons (Paul Butler), Nate Grossman (Steve Ryan) e Joey Indelli (Bill Campbell). Ao serviço de Luca estão os seus capangas Pauly Taglia (John Santucci) e Frank Holman (Ted Levine). Luca acaba por atrair a atenção do chefe da máfia local, Manny Weisbord (Joseph Wiseman) que vê nele o homem ideal para coordenar os negócios, legítimos e não só, em Las Vegas.




Na "Sin City", as ambições de Luca crescem e acabam por chocar com as do gerente de casino Steve Kordo (Jay O. Sanders) e de Max Goldman (Andrew Dice Clay), designado para ser o intermediário entre Luca e Weisbord. Enquanto isso além de seguir o encalço de Luca, Torello, vê-se a braços com a investigação do promotor Harry Breitel (Ray Sharkey), sob o falso testemunho de um entretanto capturado Holman que fornece informações sobre a máfia em troco de imunidade e acusou Torello de corrupção. Do lado do tenente está o advogado David Abrams (Stephen Lang) que pretende vingar-se de Luca por este ter ordenado um ataque para o matar no qual acabou por falecer o pai de Abrams.

As duas temporadas terminaram ambas com um cliffhanger. Na primeira, Luca e Taglia fogem de Las Vegas e refugiam-se numa cabana no deserto numa área de testes para bombas atómicas, com uma bomba a explodir perto deles. No início da segunda temporada, descobriu-se que não só os dois criminosos escaparam ilesos à explosão como estão protegidos pelo exército americano devido a um acordo secreto. Já no último episódio, Torello e os seus homens que perseguiam Luca, Taglia e Goldman num país da América Central onde se tinham refugiado e invadem o avião pelo qual os gangsters pretendiam fugir, e no meio da luta o piloto do avião é acidentalmente atingido fazendo com que o engenho caia no mar. Como a série foi descontinuada ficou-se sem saber do destino dos polícias e dos criminosos.

O único episódio da série de que acabei por guardar alguma recordação pessoal foi um na segunda temporada em que Weisbord tem um ataque cardíaco e está à beira da morte, e Luca faz tudo para que um médico sul-africano faça um transplante de coração - uma operação que na altura nunca tinha sido feita em humanos. 



Além do elenco fixo, "Crónica Do Crime" contou com várias participações especiais de actores já então conhecidos ou que mais tarde viriam a sê-lo como David CarusoKevin Spacey, Julia Roberts, Debbie Harry, Gary Sinise, Christian Slater, Pam Grier, Miles Davis, Stanley Tucci e David Hyde Pearce.




A única coisa que eu recordo perfeitamente da série era a música do genérico, com Del Shannon a cantar uma nova versão do seu hit de 1961, "Runaway". Devido a isso, esse clássico dos anos 60 foi redescoberto por toda uma geração em vários países, Portugal incluído, tendo até direito a uma versão dos Onda Choc. Infelizmente Del Shannon cometeu suicídio em Fevereiro de 1990, quando a série estava passar por cá.



  

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Assisti essa série. Os figurinos dos mafiosos e a célebre Runaway do Del Shannon eram a marca dessa série.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...