segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Raven (1992-1993)

por Paulo Neto

Depois de "Calor Tropical", cujo texto aqui na Enciclopédia avivou a memória de vários leitores do blogue, tempo para recordar outra série semi-esquecida de acção passada num local paradisíaco. "Raven" passou em Portugal nos primórdios da SIC entre 1992 e 1993, creio que aos sábados à tarde e era uma série que conjugava acção, mistério, artes marciais e humor.




Jeffrey Meek desempenhava a personagem-título, Jonathan Raven, cujos pais foram assassinados por uma temível sociedade criminosa secreta japonesa, os Dragões Negros. Movido pela vingança, Raven infiltrou-se nessa sociedade onde aprendeu as suas implacáveis artes marciais para poder eventualmente derrotá-los. Porém quando os Dragões Negros descobrem os seus planos, encetam uma perseguição a Raven para matar a ele e eventuais descendentes. Por causa disso, Aki, o amor da vida de Raven, antes de morrer ao dar à luz decide esconder o filho de ambos tanto do pai como dos Dragões a fim de proteger o recém-nascido. Depois de servir nos serviços secretos americanos sob o nome de Nick Henderson, Raven reforma-se e muda-se para o Havai após receber uma pista de que o seu filho poderá estar aí. 
A série acompanhava as aventuras de Raven no Havai à procura do seu filho ao mesmo tempo que tenta fugir aos ataques dos Dragões Negros e ajuda o seu velho amigo Herman "Ski" Jablonski (Lee Majors), um detective privado, a resolver os seus casos com a ajuda da sua experiência em artes marciais.




A série teve duas temporadas, exibidas nos Estados Unidos entre 1992 e 1993. A primeira temporada teve sete episódios e a segunda treze. Entre as aparições especiais contam-se a das actrizes de "Donas de Casa Deseperadas" Marcia Cross e Felicity Huffman bem como Terri Garber ("Norte & Sul") , Elizabeth Berkley ("Já Tocou", "Showgirls") e Kelly Hu ("O Rei Escorpião"). Só me lembro em concreto de dois momentos da série: um episódio onde Kelly Hu encarnava a deusa havaiana Pele para alertar Raven de situações perigosas e um divertido final de episódio onde Raven relaxava numa banheira quando de repente surge uma romaria de gente para agradecê-lo pelos seus serviços e só quando um garoto diz que Raven já está a ficar como uma ameixa enrugada é que se apercebem que o herói estava mortinho para sair da banheira sem que lhe observassem a nudez.

Em 1997, Jeffrey Meek recuperou a personagem para um telefilme "Raven and the Return of the Black Dragons". Meek continua a trabalhar activamente no teatro e na televisão (fez de Rayden na adaptação para série televisiva de "Mortal Kombat"). 

Genérico (versão alemã):


Cena de pancadaria entre Jeffrey Meek e Felicity Huffman:



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Eu me lembro que ele não fazia posse de luta para lutar, como Bruce Lee ou outros lutadores fazem ele simplesmente ficava parado esperando seu oponente o atacar.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...