segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Croquete e Batatinha - Palhaços à Solta (1982)


Nunca tive medo de palhaços - "coulrofobia" se quisermos ser snobs - mas, sempre os achei...bizarros à falta de melhor palavra. Visto que fui ao circo apenas uma, ou duas vezes enquanto criança, os palhaços que me deixaram essa impressão incómoda foram os da tv. E a foto deste anúncio não contribui para diminuir essa sensação, pelo contrário:


A Wikipédia indica que o programa "Palhaços á solta" é de 1980, na RTP (obviamente), e neste reclame de 1982 anuncia-se a chegada desse "grande êxito da tv agora em LP e Cassete". As músicas foram compostas por Carlos Alberto Vidal, o eterno Avô Cantigas (o seu alter-ego desde 1982, pelo menos).

Foto: MistérioJuvenil

Foto: MistérioJuvenil

Como visível nas fotos acima, da frente e verso do LP, por detrás da maquilhagem de palhaços, dois portuguesissimos Antónios: António Assunção e António Branco, respectivamente Croquete e Batatinha. A dupla trabalhou em vários programas na RTP, o já mencionado "Palhaços à solta" ou "Circoflé", até à sua separação por "incompatibilidades". Ambos continuaram carreiras a solo, e o palhaço Batatinha é hoje conhecido por outro tipo de "incompatibilidades" com o colega Companhia (Paulo Guilherme). Aliás, formou-se toda uma lenda urbana, que ninguém consegue provar - ou desprovar - de pessoas que juram ter assistido a agressões entre a dupla "Batatinha e Companhia" no Batatoon (o que merece outro cromo a solo) antes da emissão de 15 de Março de 2002 ser bruscamente interrompida.

No site oficial do Croquete é possível ouvir o LP "Palhaços à solta" na íntegra, além de outra discografia do artista.
"Palhaços à solta"

No Youtube um vídeo mostra excertos do programa, incluindo o tema "Um bombeiro e Um Amigo": 


Publicidade retirada da revista Pato Donald Nº 22, de 1982. 

Uploader original desconhecido. Imagem Editada e Recuperada por Enciclopédia de Cromos.

Caro leitor, pode falar connosco nos comentários do artigo, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite-nos também no "Tumblr - Enciclopédia de Cromos".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...