segunda-feira, 6 de julho de 2015

Grão a Grão (1984)



"Grão a Grão" foi um programa composto maioritariamente por desenhos animados que substituiu o "Janela Mágica" a 7 Março 1984 - uma quarta-feira, o dia do Festival da Canção 84 - durante toda a semana.
O último registo que encontrei foi no Domingo 17 de Junho, substituído durante a semana seguinte por "Infantil" [ de 21 de Junho de 1984 até 14 de Janeiro de 1985, quando regressou o mítico "Tempo dos Mais Novos" (até 12 Outubro de 1986)].

Recortes de "Diário de Lisboa" 7 Março e 17 de Junho de 1984.


Sem informação adicional é difícil saber o que mudou ou não na estrutura em relação ao programa anterior. Graças aos arquivos do "Diário de Lisboa" vemos que obviamente desenhos animados foram "herdados" do "Janela Mágica" e reparei que no inicio das emissões foi trocado o dia em que eram exibidos "Bell e Sebastião" e "D. Quixote", por exemplo.
Actualização: O leitor João Galvão  conta-nos nos comentários que o Grão a Grão "era gravado em directo no estúdio 4, dos antigos estúdios da RTP, no Lumiar. Era apresentado por um pivô jovem (12 anos) de seu nome: João Carlos."


Sábados - Dividido em dois blocos, das 11:00h ás 13:00h e das 13:10h às 15:00h.

"Diário de Lisboa" 16 Março 1984

"Era Uma Vez O Espaço", "D. Quixote de La Mancha", "Jornalinho", "Animação", "Uma Casa na Pradaria", "História da Conceição", "Oficina do Drama" ("desenvolvimento da expressão dramática sob orientação de João Mota"), "Gaveta dos Sonhos", "Rua dos Pombos" ("Pigeon Street"), "Professor Baltazar", "Calimero", "Contos de Andersen" ("Andersen Monogatari"), "Pintor Louco". 



Domingos - Dividido em dois blocos, das 11:00h ás 13:00h e das 13:10h às 14:30h.

"Diário de Lisboa" 31 Março 1984
"Bell e Sebastião", "Marco Polo" ("Aventuras de Marco Polo"*), "Necos e Bonecos", "Gostosuras e Travessuras", "A Hora dos Talentos**", "A Casa da Floresta", "Canções", "Patamar da Brincadeira", "Jornalinho" (apenas a 29 de Abril), "Hawkmoor, o Falcão dos Pântanos" (série da BBC de 1978), "1,2,3, Mais uma vez" (peça infantil pelo grupo Máscara, com Rui Pisco e Pedro Wilson). 



Dias de Semana, ás 18:10h (entre 9 e 30 de Abril, ás 15:00horas)
"D'Artacão e os Três Moscãoteiros", "O Pequeno Lord"***, "Dias Felizes" (terceira temporada de "Happy Days"), Candy, Candy", "Cláudio e Carolina", "Vasco Granja apresenta... filmes para todos", "História no Jardim", "Férias em ritmo", "Enquanto é tempo", "Histórias de Sempre", "Maré Negra", "Conan, O Rapaz do Futuro". 

"Diário de Lisboa" 31 Março 1984

Numa das páginas da programação semanal (acima) surge um programa indicado como sendo apresentado por Manuel Luís Goucha e Luzia Paramés: "Gaveta dos Sonhos", mas o programa de curta vida nem surge em qualquer "filmografia" de Goucha ou Luzia Paramés ("Duarte e Companhia", "Sebastião Come Tudo", A Mala de Cartão"). O primeiro foi também o autor e apresentador de "Gostosuras e Travessuras".

* Curiosamente, nesta época também aos Domingos a RTP estava a exibir a mini-série em imagem real "Marco Polo" (1982).

** "A Hora dos Talentos" - No Youtube há vários vídeos deste programa de jovens talentos, destaco este "A música através dos tempos" em que a partir dos 6:40 minutos dançam mascarados de robots ao som de "Hey You" dos Rocksteady Crew

*** "Pequeno Lord", provavelmente a mini-série de 1976 "Little Lord Fauntleroy" que adapta o famoso livro homónimo.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

3 comentários:

  1. ...Bom registo, mas falta acrescentar que esse programa "grão a grão" era gravado em directo no estúdio 4, dos antigos estúdios da RTP, no Lumiar. Era apresentado por um pivô jovem (12 anos) de seu nome: João Carlos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo update João. Não fazia ideia dos moldes do programa. Quer dizer então que a RTP recorria ao trabalho infantil para a apresentação do programa!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...