quinta-feira, 13 de março de 2014

Ondamania




Como o próprio nome indica, a "Ondamania" foi isso mesmo, uma mania temporária, que como muitas outras fulminou o país (e o Mundo). E depois de toda a brincadeira, a "Ondamania" - também conhecida por Mola Maluca - desapareceu e nunca mais foi vista, excepto em sites nostálgicos. Pronto, talvez não se tenha esfumado totalmente no esquecimento, mas não tem a popularidade de outros tempos.

Esta foto acima faz parte da grande colecção croma que a Ana Trindade (1) tem em exposição no Facebook. Ainda com caixinha e tudo!

Um grande problema destas "molas" helicoidais plásticas era serem propensas a partirem-se. Cá em casa tivemos uma também, se a memória não me falha era cor de rosa, igualzinha à da foto anterior. Fatalmente, começou a partir-se e não me recordo quanto tempo durou. A minha casa é rés-dochão, logo não havia escadarias para experimentar, mas era quase hipnotizante ver a mola a saltar de mão para mão. E consta que houvesse quem a utilizasse como pulseira, um acessório bem chique com certeza!
Veio parar às minhas mãos mais algumas imagens originadas algures na Internet:
A caixa da "Ondamania" tinha instruções de como a utilizar, para truques como descer escadas ou planos inclinados, além de outros movimentos relaxantes. "Receita para a sua terapia: Usa sua ondamania 15 min. por dia" E até rima!

O nome da invenção original é "Slinky", criado nos anos 40 pelo engenheiro naval Richard James, depois de este ter deixado cair uma mola de tensão ao chão. Surgiu a ideia de aproveitar o efeito para desenvolver um brinquedo, que se tornou um sucesso:


Até 2005 este brinquedo barato já tinha vendido 300 milhões de unidades, entre o Slinky original, e outras variações como o Slinky Dog, Slinky Worm ou o Slinky Crazy Eyes.


A versão em plástico surgiu nos anos 70, criado por Donald James Reum, mais flexivel e segura.

Um dos anúncios clássicos da tv norte-americana:


O video seguinte explica o fenómeno que faz a ondamania parecer flutuar no ar:


Anúncio francês do inicio dos anos 90:

E visto que este brinquedo teve um ressurgir nos anos cromos, quem sabe se brevemente não volta a estar na moda? Ou será simples e desinteressante demais para a geração dos tablets e smartphones?

(1) Mais cromos da Ana Trindade: "Enciclopédia de Cromos - Ana Trindade".

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Não fazia ideia de que era tão antigo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu :) Só descobri quando estive a investigar para o artigo, nem imaginava que nos 80/90 tinha sido um "revival" :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...