sábado, 8 de março de 2014

TOP 5 Festival RTP da Canção (David Martins)


Tempos houve em que o Festival RTP da Canção fazia parar o país. Já não apanhei o festival no auge da sua importância, mas os Festivais da minha juventude ainda eram um evento. Assistido religiosamente e comentado nos dias seguintes. Ainda me lembro de ouvir cantar o "peguei trinquei, meti-te na cesta" durante um intervalo junto às escadarias da minha Escola C+S. E visto que neste ano se volta a realizar o Festival, quando passam 50 anos da primeira participação no Festival da Eurovisão, compartilho com os caros leitores o TOP pessoal das minhas favoritas de todos os tempos:

"Conquistador - Da Vinci" [ Festival RTP da Canção de 1989]

Enérgico, espalhafatoso, patriótico sem ser nacionalista apesar da  simplista análise dos Descobrimentos e... espera, isto é uma canção, não uma tese de História! Daquelas músicas que entra nos ouvidos e fica lá durante décadas! Infelizmente, não recordo nenhuma das versões mais picantes que obrigatoriamente surgiam nos recreios escolares, baseado neste êxito dos Da Vinci.


"Playback - Carlos Paião" [ Festival RTP da Canção de 1981]

A coreografia que deve ter causado muito torcicolo por esse país fora. Letra e música de Carlos Paião, e um dos grandes êxitos do génio musical que abandonou precocemente o palco da vida. Décadas depois desta crítica ao uso excessivo de playback em actuações de artistas, continua a ser prática comum artistas usarem gravações em vez de cantar ao vivo, uma pena na minha opinião, que para ouvir gravações prefiro ouvir o disco em casa.


"Um Grande, Grande Amor - José Cid" [ Festival RTP da Canção de 1980]

A canção, com música, letra e interpretação de José Cid, que ensinou os portugueses a dizer "adeus" e "amor" em várias linguas. A transmissão do certame deste ano marcou ainda o arranque das emissões a cores da RTP.


"E Depois do Adeus - Paulo de Carvalho" [ Festival RTP da Canção de 1974]

Além de toda a mitologia associada ao 25 de Abril, uma das minhas musicas portuguesas favoritas, letra de José Niza, música de José Calvário e cantada por Paulo de Carvalho envergando uma bela guedelha.


"Desfolhada Portuguesa - Simone de Oliveira" [ Festival RTP da Canção de 1965]

Ousada letra de Ary dos Santos, música de Nuno Nazareth Fernandes e interpretada magistralmente por Simone de Oliveira, pouco sobra dizer sobre esta grande canção, conhecida do público apenas como "A Desfolhada".




Devem ter reparado que a mais recente que escolhi foi de 1989. Bem, basta ver a lista de vencedores dai para a frente - com algumas honrosas excepções - para perceberem a queda de qualidade..
 
Podiam ter entrado na lista: "Sobe, Sobe, Balão Sobe", "Tourada" (odeio tourada como actividade, mas...), "Não sejas maus pra mim", "Bem Bom", "Madrugada", "Ele e Ela", "Sol de Inverno", entre outras. Além disso, nas canções que não venceram, dava para escolher várias: "Festival da Canção - Outas Canções".

A lista das canções vencedoras:"Festival RTP da CAnção - Wikipédia".

Incluí vários links para o site não oficial "Festivais da Canção" onde podem encontrar toneladas de informação sobre os Festivais. Vale a pena a visita.


O TOP do Festival da Eurovisão não tardará! E quero saber os vossos favoritos!


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. O que eu gosto das músicas de Carlos Paião! Que pena ter morrido tão cedo...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...