terça-feira, 4 de junho de 2013

Dinastia (1981-1989)

por Paulo Neto



"Dallas" provou que o público tinha curiosidade em espreitar a louca vida dos ricos e adorar um vilão sacana. Por isso, Richard e Esther Shapiro, os criadores de "Dinastia"; decerto estavam confiantes no sucesso de outra série sobre a louca vida dos ricos com o twist de, em vez de um vilão sacana de chapéu de cowboy, haver uma carismática vilã com um (literalmente) piramidal guarda roupa com toneladas de lantejoulas e enchumaços de proporções faraónicas. Tal como aliás, a maioria das personagens femininas da série. 


"Dinastia" narrava as desventuras de duas famílias magnatas do petróleo em Denver: os Carrington e os Colby. O magnata Blake Carrington (John Forsyth) é casado em segundas núpcias com a bela Krystle (Linda Evans) e tem relações difíceis com os seus filhos: Steven (Al Corley) que é homossexual e não pretende herdar os negócios do pai e Fallon (Pamela Sue Martin) ressentida por o pai não lhe dar o devido valor, vai somando escândalos. Enquanto isso o geólogo Matthew Blaisdel (Bo Hopkins), um ex-amante de Krystle, também entra no negócio do petróleo e o amigo da onça Cecil Colby (Lloyd Bochner) planeia destruir os Carrington.

E na segunda temporada, eis que entre Alexis Morell (Joan Collins), a fabulosa e intriguista ex-mulher de Blake, que se alia a Cecil e depressa ganha um ódio de estimação a Krystle. Deste modo, Alexis passou a ser a personagem central da série, graças às suas intrigas, patifarias, casos amorosos e, sobretudo, trajes espampanantes que obedeciam à modas dos anos 80. E será que debaixo de todo o seu ódio ao ex-marido, Alexis ainda sente amor por ele?
Seguiram-se mais sete temporadas cheias de intrigas, paixões, confrontos, catfights, penteados estratosféricos e roupas cujo brilho encadeavam a um quilómetro de distância.



Entre as personagens que surgiram mais tarde, destaque para Sammy Jo (Heather Locklear), a interesseira sobrinha de Krystle, Dominique Deveraux (Dihann Carroll), a meia-irmã ilegítima de Blake e outra inimiga fidagal de Alexis e o sedutor e ambicioso Dex Dexter (Michael Nader). Entre as participações especiais na série, contaram-se nada mais nada menos que o ex-Presidente dos Estados Unidos Gerald Ford, a sua mulher Betty Ford e Henry Kissinger.

E tal como Dallas teve um famosíssimo cliffhanger que pôs toda a gente a perguntar "Quem alvejou o J.R.?", o final da quinta temporada de "Dinastia" deixou a América em suspenso. Amanda (Catherine Oxenburg), a filha de Blake e Alexis que nasceu após o seu divórcio, está prestes a casar com o príncipe Michael da Moldávia, diante da presença de todo o elenco. De repente, terroristas irrompem pela capela aos tiros e todas as personagens principais caem no chão inanimadas. Mais tarde, vem-se a saber que apenas duas personagens secundárias morreram.


"Dinastia" foi também primeira série a criar merchandising para o público adulto, com várias colecções de roupa, perfumes, jóias, livros e até carpetes. Também inovou ao mostrar mulheres em posições de alto poder, pelo que não é de estranhar que muitas das actuais mulheres mais ricas e poderosas do mundo tenham sido inspiradas por Alexis Morell-Carrington-Colby e companhia. Aliás, foi nesta altura que o nome Alexis (até então usado mais para rapazes) se tornou  bastante um dos nomes mais populares dos pais americanos para dar às suas filhas.  



Genérico (quarta temporada):

  

Best of das "catfights" Alexis vs. Krystle:


Anúncio aos perfumes da série:






Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...