Simples e directo, apenas o que interessa: "Saldos" e a marca: "Korinex". Anteriormente já tinhamos visto um catálogo da Korinex (de 1984) e outro anúncio de 1987. O estilo das ilustrações é aquele que costumamos ver nas pranchas de estilistas.
Publicidade retirada da revista Maria 428, de 21 a 27 de Janeiro de 1987.
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"Com PIMA, cozinhar é uma festa" na sua cozinha. Dai, os fogos de artifício que ilustram este reclame ao óleo Três Ás "Pima". Cuidado com pirotecnia dentro de cozinhas!
Curiosamente, o anúncio do Pima era rigorosamente igual desde pelo menos dois anos antes, que encontrei numa revista Maria de Abril de 1985:
Publicidade retirada da revista Maria 428, de 21 a 27 de Janeiro de 1987.
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"Quitoso", aquela marca mítica que imediatamente associamos àquelos bichinhos simpáticos que basta pensar neles para sentir comichão na cabeça. Piolhos. Lêndeas. Estão a sentir?
Detalhe da "caixa", ou melhor, de uma ilustração da caixa.
Publicidade retirada da revista Maria 428, de 21 a 27 de Janeiro de 1987.
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Graças aos U2 e a Sinead O'Connor, a Irlanda tinha-se tornado no início dos anos 90 uma inesperada potência mundial do rock e um grupo não tardou em aproveitar essa onda de expectativas. Oriundo de Limerick, a terceira maior cidade irlandesa, os The Cranberries eram formados pelos irmãos Noel Hogan (guitarra) e Mike Hogan (baixo), Feargal Lawler (bateria) e pela vocalista Dolores O'Riordan, dona de uma voz tão particular como a de Sinead O'Connor.
O primeiro álbum da banda "Everybody Else Is Doing With, So Why Can't We?" foi editado em 1992, mas foi só entre 1993 e 1994, enquanto acompanhavam os Suede numa digressão nos Estados Unidos, o tema "Linger" começou a gerar algum interesse nas rádios americanas.
Quando o videoclip começou a passar na MTV, foi subindo nos tops e aos poucos se tornou um hit internacional, ao ponto de até ter sido utilizado na banda sonora da telenovela brasileira "A Viagem". Neste álbum também estava "Dreams", ainda hoje um dos temas mais populares da banda.
Entretanto, a banda já tinha em marcha o seu segundo álbum "No Need To Argue", que saiu no final de 1994, onde a banda seguiu por outros rumos. O'Riordan, antes morena e discreta, surgia agora loura e exuberante e o primeiro single não podia ser mais diferente de "Linger", embora se tivesse tornado tão ou mais memorável.
Numa altura em que a Irlanda da Norte ainda vivia o sangrento e aparentemente interminável conflito entre católicos e protestantes e os ataques terroristas do I.R.A. se sucediam, "Zombie" afirmou-se como um novo hino de protesto à violência na Irlanda. Um ataque bombista do I.R.A. em 1993 que vitimou duas crianças serviu de inspiração para a composição do tema.
Mas a par da mensagem, o sucesso de "Zombie" devia-se ao poder dos riffs da guitarra e sobretudo ao refrão sing-along, talhado para ser cantado a plenos pulmões: "In your head, in your head, zombie, zombie, zombie, eh-eh-eh!". O videoclip realizado por Samuel Bayer (que também fez "Smells Like Teen Spirit" dos Nirvana) onde Dolores O'Riordan aparecia como uma espécie de deusa, toda pintada de dourado, e que continha imagens de soldados britânicos a patrulhar Belfast (convencidos que as filmagens eram para um documentário), também causou grande impacto.
Como na altura eu ainda não era grande fã de rock, esta já era suficiente para ser uma das canções mais "pesadas" que eu mais gostava até então. E confesso que cheguei mesmo a pensar que o refrão era uma espécie de cântico índio, ou algo assim, tipo: "Ih-ah-eeeh! Ih-ah-eeeh!". Foi só ao ouvir uma versão eurodance da canção que consegui perceber a letra.
"Zombie" foi n.º 1 dos tops em França, Bélgica, Dinamarca e Austrália, ganhou o prémio de Melhor Canção nos MTV Europe Music Awards de 1995 e o respectivo álbum foi campeão de vendas em todo o mundo, chegando a dupla-platina em Portugal. Dizia quem tinha o álbum que as letras das canções no folheto do álbum eram difíceis de ler pois apareciam escritas numa caligrafia algo imperceptível. Embora gostasse de "Zombie", confesso que preferia outras faixas como "I Can't Be With You" e sobretudo o bem calminho segundo single "Ode To My Family".
Embora nunca mais tivessem repetido o mesmo sucesso nos Estados Unidos e no Reino Unido, os Cranberries continuaram a ter bastante sucesso no resto do mundo, sobretudo na Europa Continental (especialmente em França), até meados da primeira da década do século XXI, destacando-se temas como "Salvation", "When You're Gone", "Promises", "Just My Imagination" e "Analyse". Depois de uma breve pausa onde Dolores O'Riordan editou dois álbuns a solo e os outros membros da banda dedicaram-se a outros projectos, os Cranberries reuniram-se em 2011 e continuam a actuar um pouco por todo o mundo.
"O Rapaz Do Elefante" (Elephant Boy) foi uma nova adaptação, para TV - depois do filme de 1937 - de um dos contos que compôem o famoso “Livro da Selva”: “Toomai of the Elephants”. Esta série de 1973 , com 26 episódios de 25 minutos de duração, foi uma co-produção da Austrália, Alemanha e Reino-Unido, rodada no Sri Lanka.
O video abaixo é o genérico da França, onde a série se chamou simplesmente “Toumaï”:
O protagonista Toumai (Esram Jayasinghe) é um jovem orfão de 12 anos, que vive com o seu irmão pequeno Ranjit (Peter Ragell) numa reserva indiana para animais selvagens, e o seu maior amigo é um elefante: KalaNag, que "herdaram" do seu pai, um condutor de elefantes. Mas quando a reserva muda de mãos, os rapazes são expulsos. Como Kala é propriedade da reserva, os jovens fogem com o seu grande amigo de quatro patas (e tromba) para a selva, e ao longo das suas desventuras e confrontos de animais selvagens e dos homens "civilizados" os dois irmãos demonstram o seu valor, com a ajuda de amigos como Karl Bergen (Uwe Friedrichsen ) e de Suzanne Fraison (Janet Kingsbury).
Na foto abaixo, a descrição de um episódio, aquando da sua exibição na RTP em 1974:
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Juntando os pontos das embalagens "UCAL" (e se optasse por pagar o resto em dinheiro eram necessários menos pontos) o consumidor ganhava vários prémios das Tartarugas favoritas dos pequenos em finais dos anos 80 e inicio dos 90: as "Tartarugas Ninja" ou "Tarta-Heróis" como as superpopulares "Teenage Mutant Ninja Turtles" também ficaram conhecidas em Portugal.
Os prémios incluiam uma série de produtos derivados das Tartarugas Ninja, e em ordem decrescente de pontos necessários para os conseguir: Rádios, piscina, pranchas, raquetes, posters, bóias, bolas, toalhetes, canecas e crachats.
Detalhes de allguns dos prémios:
Note-se a ilustração Rapahel com a bandana e faixas de cor próxima das do Donatello, em vez do tradicional vermelho.
Detalhe abaixo com os produtos da UCAL ilustrados pelas Tartarugas Ninja, leites e iogurtes:
Actualizado:
Recentemente adquiri um calendário de bolso de 1991, relativo à mesma promoção:
Imagem do topo do artigo digitalizada por Mauro Cartaxo.
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Um anúncio do "Esthetic Center", este "o segredo das magras" foi visto durante muitos anos em revistas, e esta versão é quase idêntica à versão de 1991.
Veja ou reveja os outros anúncios ao Esthetic Center na Enciclopédia de Cromos:
Publicidade retirada da revista Maria 428, de 21 a 27 de Janeiro de 1987.
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Uma bonita cozinha em madeira de carvalho maciço ocupa a maior parte do anúncio. Marca "Tergom"
Publicidade retirada da revista Maria 428, de 21 a 27 de Janeiro de 1987.
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