Já várias vezes disse - e escrevi - que a minha série favorita da Disney foi o clássico dos anos 80 “Duck Tales” (1987-90). Mas corrijo agora, com este clássico dos anos 90: “As Gárgulas” (”Gargoyles”, estreou nos EUA a 24 de Outubro de 1994, e entre nós em 1997, na SIC) que apesar de produzido pela Disney é tão distante do tradicional universo de patos e ratos antropomórficos que durante anos nem fiz essa ligação. Gargoyles inovou com uma trama mais adulta e sombria que o habitual nas animações norte-americanas para TV; o drama, violência, alguma comédia, personagens, mitologias e arcos interessantes garantiram a esta série um lugar no coração dos fãs. Algumas cenas mais violentas e sangrentas até foram editadas a partir da sua segunda exibição nos States. Não sei ao certo que versão tivemos por cá, mas provavelmente antes de ser censurada.
O plot envolve uma série de criaturas - as gárgulas do título - que durante o dia se transformam em pedra e que de noite retornam à actividade. Este grupo específico - liderado por Goliath (Golias) - vive no século X num castelo escocês, até serem atacados e mortos por humanos. Os sobreviventes são amaldiçoados a permanecerem em forma de pedra até que mil anos depois, em 1994, ressuscitam e continuam a proteger o seu castelo - entretanto transladado para Nova Iorque - e as pessoas dos arredores.
Os primeiros cinco episódios foram recortados e editados num filme lançado no ano seguinte: "Gargoyles the Movie: The Heroes Awaken" (1995).
A Wikipedia indica que apesar do sucesso das 2 primeiras temporadas não consegui fazer frente comercialmente ao fenómeno dos 90: “Batman The Animated Series” (1992-1995); e com uma terceira temporada (com o título ”Gargoyles: The Goliath Chronicles”) com baixas audiências que ajudou a colocar a pedra em cima da produção de novos episódios.
O criador da série, Greg Weisman, aponta numa entrevista como causa das fracas audiências as interrupções das emissões para transmitir directos do julgamento de O.J. Simpson, mais tarde a saída de produtores para a concorrência e na recta final a transferência do programa para o mesmo horário do colosso "Power Rangers".
Revejam o inesquecível genérico que apresenta todos os pontos chaves do argumento e personagens. E aquela banda sonora! Era de arrepiar! LINK.
Revejam o inesquecível genérico que apresenta todos os pontos chaves do argumento e personagens. E aquela banda sonora! Era de arrepiar! LINK.
A versão do genérico que passou em Portugal (segundo este vídeo, que confirmou a minha memória) era bem mais interessante, sem narração para podermos ouvir o tema:
Texto original: Gargoyles.
Se gostou, Partilhe: »»
|
Tweet | Save on Delicious |
Sem comentários:
Enviar um comentário