Mostrar mensagens com a etiqueta carnaval. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta carnaval. Mostrar todas as mensagens

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Máscaras de Carnaval


As Máscaras de Carnaval, ainda actualmente existem em grande variedade, nomeadamente as de borracha, mas hoje quero recordar aquelas máscaras de plástico quase tão finas e frágeis como uma folha de papel, seguradas na cara do folião com um simples fio elástico, furinhos para os olhos e nariz, e ás vezes para a boca. 

A foto não é do Carnaval, e sim do Halloween americano, mas o efeito era o mesmo. No entanto, não me recordo de por cá as máscaras serem habitualmente vendidas junto com disfarce.

Tigres, macacos, Inspector Gadget ou Ulisses 31 (Estas imagens vieram de sites franceses, mas não me admira que algumas tenham sido comercializadas por cá)

Um pouco o upgrade daquelas que faziamos na escola em cartolina, igualmente presas com esses elásticos fininhos. Também se vendiam máscaras em cartão, mas acho que as de plástico em relevo eram mais interessantes, e tenho impressão que as vi ressurgir nas lojas do chineses.





Os temas incluiam figuras conhecidas dos desenhos animados ou banda desenhada, personagens e monstros de filmes de terror, figuras mais genéricas como palhaçõs, indios e cowboys dos westerns, etc.
No meio de piratas, diabos, bruxas, vemos por exemplo ALF, a Coisa do Outro Mundo.


Vários animais junto á bruxa, palaço, caveiras, etc.
O único tipo de máscara que recordo usar no Carnaval foi a mascarilha do Zorro, mas lembro-me que nunca gostei daquelas estilo Carnaval de Veneza, mas ficava fascinado com algumas dessas simples máscaras em plástico que via á venda. 





Na retrosaria da minha tia ela teve por exemplo do Snoopy, ou uma do Ultraman, que só passado muitos anos reconheci a figura quando a RTP deu alguns episodios da clássica série japonesa. Na altura devo ter pensado que era da Guerra das Estrelas!

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr" e nosso Youtube: "Enciclopédia TV".

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Carnaval de 1977



Por esta altura no ano passado, fui pescar algumas memórias dos meus Carnavais de infância [aqui]. Uma componente importante das festividades é o disfarce envergado pelo folião. Os meus resumiram-se a cowboy, zorro e punk (juro que foi só uma vez). Em finais de 80 (ou inicios de 90) quis inovar a indumentária e pedi o disfarce de Super-Homem (o meu herói favorito até hoje). Recordo de vê-lo pendurado nos cabides da casa da senhora que vendia/alugava, mas para meu grande desgosto, não me servia...
No mesmo artigo, incluí um vídeo do Carnaval de 1977 na minha terra natal, Olhão. Lembrei-me de ir olhar ao vídeo com mais atenção em busca dos disfarces mais comuns e os mais invulgares. E se no incio estava apenas preocupado em conseguir imagens dos fatos, entreti-me também a olhar aos carros alegóricos e afins.

Carnaval em Olhão (1977):


Entretanto fui procurar uma fonte com a imagem de melhor qualidade (aqui) e tirei cerca de uma centena de imagens, para analisar algumas delas.

Carnaval em Olhão (1977) Video mais longo, não editado, melhor qualidade de imagem:


Os obrigatórios Zorros, espanholas e princesas faziam companhia aos trajes regionais, soldadinho, e outros mais dificeis de identificar.



Na juventude dos meus pais, creio que o disfarce mais comum era os chamados "entronchos" (disfarces improvisados, homens mascarados de mulher e vice-versa) de que curiosamente pouco vi neste vídeo; apesar de ter ouvido contar histórias de disfarces e partidas em grupo mais elaboradas do tempo dos meus avós.
O vídeo - da autoria de António do Ó Aleluia -  é de 1977 - dois anos antes de eu nascer - e reparei na forte influência rural e tradicional nas indumentárias e carros alegórico.

E falando nas viaturas decoradas ou atrelados puxados por tractores, vários deles exibiam proeminente publicidade (a marcas e lojas locais principalmente) e sátiras ou críticas sociais. Destaco a invulgaridade de um eléctrico que sobre rodas de borracha passeou os foliões pela principal avenida da cidade.



Carro alegórico com as obras d' "O Desejado" Gimnodesportivo do S.C.Olhanense, com inaugaração prevista para 30 de Fevereiro de 1977*:
(O Gimnodesportivo do S.C.Olhanense que conheço foi inaugurado há poucos anos, desconheço se realmente algum foi concluido na altura.)

"Cena Eventualmente Chocante" para alertar para a elevada sinistralidade nas estradas portuguesas:

Caixão carregado por cabeçudos, com a inscrição "Este homem foi vítima do cabaz das compras".

Clique sobre as fotos seguintes para as aumentar:

terça-feira, 4 de março de 2014

O Carnaval da minha infância


Aviso já que vão ficar desiludidos. Nos meus Carnavais da juventude não se passou nada de extraordinário.
Como já tenho mencionado várias vezes em artigos, sou natural de Olhão (nascido na vizinha Faro), uma cidade no litoral do Algarve.
No tempo de escola primária lembro-me de nos deslocarmos a pé para ir a uma festa na Recreativa com a minha turma, adorava ter fotos dessa altura. Não tinhamos tema pré-estabelecido e cada um foi mascarado como quis. Fora da escola, era tradição ir ver as pessoas a desfilar informalmente na Avenida principal da terra, atirar uns confettis e disparar umas bisnagas de água. Mas sem incomodar ninguém, que sempre fui muito tímido. Já não fui do tempo dos desfiles à séria, mas que pude testemunhar graças a este vídeo gravado por um conterrâneo - António do Ó Aleluia - em Super 8 colorido, "Carnaval em Olhão 1977":


O Carnaval "selvagem" de 1977 terá sido o último ou dos últimos a ser realizados, devido a "abusos" nas comemorações, segundo boatos que tenho ouvido.
Em familia às vezes saíamos da terra, no Domingo ou Terça-feira de Carnaval, para ir ver os Carnavais de Loulé e Moncarapacho. A minha parte favorita era quando atiravam dos carros alegóricos rebuçados ao povinho cá em baixo. E também ver as raparigas menos vestidas a dançar no topo dos carros, influência do Carnaval do outro lado do Atlântico. Pobrezinhas, em quase topless ao vento lá no alto. Em Moncarapacho a escala era mais modesta, com muitos carros puxados por tractores, mas ainda reunia bastante gente. Creio que tal como em Loulé em Moncarapacho também havia rebuçados que quase geravam pequenas guerras entre os espectadores para tentarem apanhar o maior número possível dos pequenos doces que fugiam das mãos estendidas e corriam pelo chão como se tiessem vida própria. Apesar de nunca ter sido grande fã da época do Entrudo, e me aborrecer um pouco a espera pelo carros alegóricos, até era divertido andar mascarado uns dias por ano.
Em tempo de Carnaval, na escola, a coisa mais deprimente que vi, foi já no 5º ano, quando sentado na minha carteira junto à janela, vi no recreio uma pobre rapariga caixa-de-óculos (na altura eu ainda não fazia parte desse grupo exclusivo) apanhar com um ovo em cheio no topo da cabeça. Que cara de tristeza quando a gema e a claro do ovo lhe escorriam lentamente pela franja, óculos e cara. Aliás, os ovos e balões de água foram durante muitos anos uma praga nesta altura do ano, visto que a a "época de caça" começava bem antes do Carnaval propriamente dito. Lembro-me que era quase impossível passar perto de uns edificios junto à Escola Secundária sem ser atingido por balões de água (água ou... bem, nem queria saber).
Os meus disfarces primavam pela originalidade e.. não, basicamente mascarava-me alternadamente de cowboy e Zorro. As provas:

No ano que quebrei a alternância, foi também o último que me mascarei: com calças de ganga envelhecidas e cheias de desenhos (que adorei fazer a caneta de feltro), pin, correntes e gel no cabelo, incorporei a besta mais temida por pais e encarregados de educação: um punk. Infelizmente não encontrei a foto que retrata esse momento de rebeldia contra-sistema.
 Oh, não... Afinal encontrei-a...Olha a peúga branca! E a minha irmã com cara de poucos amigos,a  contrastar com a foto do topo.
Bom Carnaval a todos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...