quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Bloco Publicitário SIC (Novembro 2000)

por Paulo Neto

Voltamos a analisar um bloco publicitário, desta vez um emitido na SIC há precisamente vinte anos no dia 11 de Novembro de 2000 (um sábado), cortesia do canal LustaniaTV. Pelo que depreendo, este intervalo foi durante uma emissão do concurso "A Febre Do Dinheiro", que marcou a mudança de Carlos Cruz da RTP para a SIC. 



0:00 Um anúncio ao BPI com Fernanda Serrano e um bem jovem Nuno Lopes, onde um outro actor mais velho (desconheço o seu nome) lhes mostra como obter um crédito habitação no site do banco. Em 2000, ainda parecia inacreditável poder tratar de assuntos bancários pela internet (que nem estava assim tão massificada em Portugal) mas nos anos seguintes, viria a ser uma prática bem comum.
0:37 Foi em Novembro de 2000 que o grupo Vodafone (que em Portugal ainda tinha então a Telecel como marca principal) lançou a Yorn, uma marca destinado ao público jovem, no qual se destacava um dos primeiros tarifários de grupo no mundo. A Yorn viria a se notabilizar pelas suas campanhas publicitárias criativas nos anos seguintes e chegou a ter uma megastore no Chiado que durou até 2005. Actualmente, é apenas a denominação para conjuntos de tarifários.  
0:54 Um gigantesco cálice de vinho na rotunda do Marquês de Pombal domina este anúncio sobre o Festival do Vinho que se realizou entre 4 e 12 de Novembro de 2000 e que era a maior feira do vinho no país. O certame envolveu vários locais de Lisboa como a Cordoaria Nacional, o Centro Cultural de Belém e a Praça do Município. (Com patrocínio do Jumbo e a presença do grupo vitivinicultor Dom Teodósio.)
1:18 Num restaurante, um comensal causa furor junto dos empregados ao pagar com o novo cartão Unibanco.
1:54 Por insistência da namorada, um jovem homem alimenta-a com uma bola de Maltesers usando uma palhinha e o seu poder de sucção. (E agora fiquei curioso para experimentar se é mesmo possível transportar assim os Maltesers.
2:15 Um alegre e colorido anúncio ao Mitsubishi Space Star
2:40 Graças ao novo desodorizante Rexona, uma atraente reclusa consegue escapar da cadeia e nem sequer os cães-polícia conseguem denunciar o seu cheiro. 
3:09 Uma instituição de anos a fio, os anúncios do Pingo Doce narrados pela voz de Rui Morrison. Desta feita, tal voz anuncia a 14.ª Feira do Vinho do Pingo Doce, "no sítio do costume". E em previsão do futuro, já era então também possível encomendar esses vinhos pela internet. 
3:45 Um homem passeia calmamente pela cidade, sem se dar conta que é seguido por vários automóveis Seat Toledo de várias cores. Alucinação, projeção subconsciente ou o preâmbulo de alguma revolta das máquinas?
4:16 Um homem-estátua admira-se ao ver um garoto a retirar-lhe uma moeda de cinquenta escudos para juntar aos 450 escudos que ele tinha na mão até constatar que na McDonald's, era possível na altura comprar dois Big Mac por quinhentos escudos (cerca de 2 euros e meio). Sim, ainda estávamos a pouco mais de um ano de termos euros no bolso.  (Xi, já não me lembrava do aspecto de uma nota de quinhentos escudos!)
4:37 Já falámos aqui sobre "Sex-Appeal", o magazine sobre a sexualidade dos portugueses, apresentado por Elsa Raposo. Nesta promo, recorda-se como em 1953, a Câmara Municipal de Lisboa estabeleceu um conjunto de coimas para aqueles que se afoitassem aos prazeres lascivos em locais públicos da capital (tudo em nome da decência e dos bons costumes, claro está!) e onde os termos exactos eram substituídos por expressões mais comedidas como "mão naquilo", "aquilo naquilo" ou "aquilo atrás daquilo". 47 anos depois, as liberdades eram sem dúvida maiores, e possivelmente também o desejo dos portugueses de dar largas aos prazeres do amor em outdoor. 
5:30 Promo à transmissão do jogo Benfica-Farense, ao som de "Beautiful Day" dos U2. O jogo terminaria com a vitória das águias por 2-1, com golos de Van Hooijdonk e João Tomás a inverter a vantagem inicial dos algarvios. Porém esta época seria aziaga para o Benfica que terminaria na sua pior classificação de sempre, o sexto lugar. 
6:01 Regressado de férias e depois de um duche, um homem deixa-se encantar pela suavidade uma toalha que a sua esposa lavou com amaciador Vernel Sensations.
6:22 Uma rua cheia de esferovite ilustra este anúncio à Citroen, onde na compra de uma viatura da marca, valorizava-se o carro anterior em 250 contos. 
6:32 Acho que foi por esta altura que as barras de cereais começaram a ser comercializadas em Portugal. Neste anúncio um corredor de uma maratona recupera as suas energias graças às barras de cereais Hero Muesly!
6:43 Reduzindo-se a um tamanho diminuto ao ponto de poderem ver as fibras dos tecidos, duas pessoas constatam que muita sujidade entranha-se entre elas. Mas felizmente, elas poderiam ser eliminadas graças a Persil Progress. Pois se outrora uma geração inteira acreditou que o Presto tinha seres que comiam a sujidade da roupa, porque não tentar passar a ideia de pérolas tira-nódoas?
6:58 Para tentar combater as desigualdades entre homens e mulheres nas empresas, a CITE (Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego), criada pelo Ministério do Trabalho de Solidariedade Social, criou o Prémio Igualdade É Qualidade para premiar as entidades com políticas exemplares de igualdade entre sexos. E vinte anos depois, graças a iniciativas como esta, reina hoje a igualdade de salários e oportunidades laborais entre sexos em Portugal! (Só que não…)
7:14 Será que foi este o primeiro anúncio televisivo em Portugal a utilizar o termo smartphone? É o anúncio (com voz off de Ricardo Carriço) ao Ericsson R380s, um dos primeiros telemóveis com acesso à internet. E vinte anos depois, os telemóveis são autênticos computadores portáteis!
7:34 Uma simpática e atlética loirinha chamada Clara é protagonista deste anúncio ao chocolate Duplo. Já há largos anos, que a produção desse chocolate foi descontinuada, pelo menos em Portugal, mas lembro-me que era assaz saboroso, uma espécie de Kinder Bueno mas com avelãs inteiras. Mas ao contrário do que o nome indiciava, cada embalagem tinha apenas uma barra. 
8:03 Os Jogos Olímpicos de Sydney tinham terminado há mais de um mês, mas várias cenas desportivas ilustravam este anúncio ao Seat León, "o automóvel do milénio". 
8:33 Um anúncio em animação 3D aos pensos higiénicos Renova First.
9:04 Trailer ao filme "A Cela", protagonizado por Jennifer Lopez. Um thriller sobrenatural em que Lopez faz de uma psicóloga escolhida para utilizar uma tecnologia experimental que a fará entrar na mente de um serial killer em estado de coma (Vincent D'Onofrio) para tentar descobrir onde se encontra a sua última vítima raptada, com a ajuda de um agente do FBI (Vince Vaughn). O filme foi realizado por Tarsem Singh e foi nomeado para o Óscar de Melhor Caracterização.
9:19 Um elegante casal fica desejoso de comer um (ou mais) Mon Chéri, mas ao constatarem que sobrou apenas um em sua casa, já que os seus amigos lambões paparam o resto, só lhes resta dividir o bombom sobrevivente. 
9:50 Um senhor idoso parece querer dar um sermão do tipo "no meu tempo, é que era", porém ao afirmar que no seu tempo não podia fazer negócios na internet, como por exemplo em BizDirect.pt, é forçado a admitir "No meu tempo, era uma seca!". Sim, estávamos no advento das compras e negócios online.
10:20 Vinheta SIC
10:25 Desde o início de 1998 que o programa "Roda Dos Milhões" era uma bastião das noites de segunda-feira da SIC. Paralelamente, havia uma revista do programa que habilitava os seus compradores a prémios monetários e automóveis (um pouco à semelhança no passado da revista "Telejogos" e o concurso "Casa Cheia" da RTP). Nessa semana, Revista "Roda Dos Milhões" tinha na capa o ex-Excesso Duck que se aventurava a solo.
10:46 Ao longo do ano 2000, um dos destaques da programação da SIC foram os doze telefilmes "SIC Filmes", cada um exibido em cada mês desse ano, com todas as honras promocionais. O mais célebre desses telefilmes era de longe o primeiro, "Amo-Te Teresa", mas também ainda hoje são recordados títulos como "Monsanto", "Facas E Anjos" e "O Lampião Da Estrela". Para o dia 16 de Novembro, estava prevista a estreia do 11.º filme, "Alta Fidelidade" (nada a ver com o filme americano do mesmo nome com John Cusack também estreado em 2000), com argumento de Rodrigo Guedes de Carvalho e cujo elenco incluía nomes como Pedro Laginha, Maria João Bastos, Miguel Borges, Isabel Abreu, Paulo Pires e Rogério Samora. É a história de dois amigos que, para aliviar as despesas do apartamento que os dois partilham, decidem subalugar um dos quartos extra que será ocupado por uma bela e misteriosa jovem…
11:35 Galp Energia patrocinava a SIC Filmes.
11:41 Depois da Expo 98, o Pavilhão Atlântico (actual Altice Arena) já se tornara recinto de referência para acolher vários tipos de espetáculos e eventos desportivos. E já nesse mês de Novembro de 2000, decorreria aí a fase final da Tennis Masters Cup onde oito dos maiores ases do ténis da altura se defrontaram: Andre Agassi, Gustavo Kuerten, Pete Sampras, Marat Safin, Evgeny Kafelnikov, Lleyton Hewitt, Alex Corretja e Magnus Norman. O torneio seria vencido por Kuerten que bateu Agassi na final. 
12:12 O programa que se seguia (pressuponho que "A Febre Do Dinheiro") é patrocinado pelo BPI, daí vermos de novo Fernanda Serrano e Nuno Lopes. 

Devo dizer que foi uma interessante viagem no tempo até 2000, com alguns anúncios dos quais eu me recordava (Duplo, Mon Chéri, Rexona) e outros que já tinha esquecido. Aquilo que mais se destacou para mim foi como produtos ligados à internet começavam a ser cada vez mais publicitados e deixavam antever a sua massificação e como ela mudaria os nossos hábitos (consultas bancárias, compras, internet móvel, etc.) ao longo dos próximos anos. 

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Ao rever estes reclames, fiquei surpreendido por não me recordar o do puto a roubar dinheiro para ir encher o bandulho de hamburgers. E realmente, os escudos já começam a parecer que sonhámos e tão estranhos de aparência...
    Não me consigo lembrar se foi em 2000 ou antes que a Rexina mudou de nome para o internacional Rexona...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...