segunda-feira, 6 de outubro de 2025

1.º Aniversário da SIC (1993)

Para aqueles da minha geração, ainda parece que o início da SIC foi ontem, mas a verdade é que faz hoje 33 anos que a primeira estação privada portuguesa começou as suas emissões.
Há uns anos, analisámos um programa especial do segundo aniversário da SIC, quando já provava os primeiros sabores da liderança de audiências. Desta feita, vamos debruçar-nos sobre o primeiro aniversário da SIC.

Ao fim de um ano de emissões, a SIC ainda voava baixinho, com a RTP ainda segura na liderança e a TVI ainda discreta a procurar o seu rumo. Porém, praticamente desde o seu início, a SIC ia demonstrando que havia outra forma de fazer televisão em Portugal que não aquela que se conhecia ao longo de mais de 35 anos de RTP. Paulatinamente, a estação foi capturando os desejos e as mudanças de um país que entrava numa fase de rara prosperidade e, mesmo ao fim de apenas um ano, já dava sinais que se estaria na vanguarda audiovisual das transformações socioculturais no país nos anos 90. Aliás, nessa rentrée de 1993, a SIC estreou alguns dos seus programas mais icónicos como "Ora Bolas, Marina", "Na Cama Com..." e sobretudo, "Chuva de Estrelas". 

Era pois com confiança e optimismo que a SIC celebrava o seu primeiro aniversário, a 6 de Outubro de 1993. Ao longo desse dia, uma presença constante foi este separador em que pessoas em várias atividades fazem círculos com as mãos, em alusão ao sempiterno logótipo circular da SIC, enquanto se ouve cantar:

Parabéns a você
Por gostar de nos ver 
Com a sua preferência
Conseguimos vencer


(Escusado será dizer que o ponto alto do separador é a peixeira que faz rodar uma enguia.) 

Segundo o jornal "A Comarca de Arganil" esta foi a programação nesse dia.



Nesse dia a SIC abriu a emissão às oito da manhã, algo ainda pouco habitual para altura, uma vez que nos dias de semana, o canal só iniciava a sua emissão às 16 horas e só seria bem por 1994 adentro que passaria a ter emissões regulares de manhã nesses dias. Para começar, uma longa-metragem do "Babar", depois um programa com o hipnotizador Andrew Newton. Seguiu-se os prémios de magia "Magic Star" e um especial sobre a telenovela "Renascer", então em exibição na SIC.

Este especial foi apresentado pela actriz Christiane Torloni, que na altura vivia em Portugal, onde procurou refúgio depois da morte de um dos seus filhos. Por cá, fez teatro e alguns trabalhos de apresentação para a SIC, como por exemplo, preâmbulos sobre os filmes exibidos no espaço "Os Dias Do Cinema" e a promoção da telenovela "Renascer". Neste especial, Torloni conversou com vários actores da telenovela, nomeadamente António Fagundes que era o protagonista. Claro está que no final, os actores não deixaram de deixar os seus votos de parabéns para a SIC. 



Ao longo do dia, foram também mostrado segmentos filmados um pouco por todo o país, com as sempiternas caras da SIC Ana Marques e José Figueiras visitando várias escolas e conversando com os alunos, dos mais pequenos aos mais crescidos, sobre as suas opiniões sobre a SIC. Pelo meio, houve também segmentos onde Rita Seguro, então o deslumbrante rosto do "Portugal Radical", deu o ar da sua graça.


 

Para o resto do dia estavam previstos outros especiais, como uma apresentação dos programas da nova grelha, um especialíssimo episódio de  "Falas Tu Ou Falo Eu" com Amália Rodrigues (que viria a falecer daí a exatamente seis anos), a transmissão da festa do primeiro aniversário da SIC na Quinta de Manique e a terminar, a cerimónia dos MTV Video Music Awards desse ano. 

Eis alguns dos intervalos da SIC nesse dia:



Mensagens de Pedro Santana Lopes, José Saramago e Joaquim Letria. Promo aos "Prémios de Magia Magic Star". Anúncios aos automóveis Lada, ao iogurte Vigor com mel, a linha de valor acrescentado onde se podia ganhar uma Sega Mega Drive, os Donuts do dia (com Afonso Vilela, Heitor Lourenço e João Didelet e jingle cantado pelo inevitável Gustavo Sequeira), a primeira Jornada Europeia da Leitura Teatral, Cola Cao Instavit, Gilette "o melhor para o Homem" (novamente Gustavo Sequeira) e Kellogg's All Bran. Promo às "Experiências Hipnóticas de Andrew Newton". Separador de aniversário e depoimentos dos portugueses na rua sobre a SIC.

Mensagens de Cunha Rodrigues (o então Procurador Geral da República), António Guterres, Herman José, Manuela Eanes e Vasco Graça Moura. Promo aos programas a preencherem a noite do aniversário: o já referido "Falas Tu Ou Falo Eu" com Amália Rodrigues, a gala de aniversário da SIC com a presença da cantora soul britânica Mica Paris e os MTV Video Music Awards. Os anúncios já referidos. Promo ao especial de "Renascer".



Mensagens de Fernando Gomes (então o edil do Porto), Aurora Cunha, António Veloso, Agostinho Roseta, Freitas Do Amaral, Padre Vítor Melícias, Ruy de Carvalho e Carlos Cruz. Promo ao "Praça Pública" sobre água imprópria para consumo. Anúncios à espuma Ultra Suave Guarnier, a campanha de promoção à iniciativa de trocas de seringas usadas nas farmácias, Sega MegaDrive, o champô Linic (onde dá para ouvir a voz de Júlia Pinheiro), a manteiga Flora, o Glassex Casa De Banho, as colorações Expression da Garnier,  o Cif (com outro rei dos jingles, Tó Leal). Promo ao programa "E O Resto É Conversa" com Teresa Guilherme, o separador de aniversário e mais depoimentos. 


Anúncio do Cola-Cao Instavit. Promo de "E O Resto É Conversa". Anúncios de Óleo Mobil 1, espuma brushing Graffic da Garnier, o Totoloto, um dos míticos anúncios do Azeite Gallo ao som de "Ó Rama Ó Que Linda Rama" e a esfregona Vileda. Promo de "Falas Tu Ou Falo Eu".

Outros intervalos:










Mica Paris "Never Felt Like This Before" 




Um agradecimento aos canais do YouTube Máquina do Tempo e Grafismos Portugueses pelos vídeos disponibilizados. 


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...