terça-feira, 17 de novembro de 2020

"Forever Young" Alphaville (1984)

 por Paulo Neto

Em 1984, a Guerra Fria estava num dos seus pontos altos e a possibilidade de uma guerra nuclear continuava a ser algo vislumbrável, caso algum dos lados da barricada - Estados Unidos ou União Soviética- desse um passo em falso. (Aliás, foi algo que aparentemente esteve muito perto de acontecer em 1983 e que só o bom-senso de um oficial soviético terá evitado.) Por isso, não era admirar que as gerações mais jovens vivessem com a sensação de que era só uma questão de tempo até uma guerra nuclear eclodir e não haveria futuro do muito além do presente. Essa sensação era especialmente pungente na Alemanha cortada em duas ao longo da Guerra Fria e que era um dos focos principais dessa tensão.


Como tal, foi da Alemanha que surgiram algumas das mais icónicas canções dos anos 80 de temática apocalíptica, como por exemplo "99 Red Balloons" dos/da Nena, que imaginava uma Terceira Guerra Mundial que começava quando alguém por brincadeira uns quantos balões para outro lado do Muro de Berlim e estes eram confundidos por mísseis. E também "Forever Young" dos Alphaville, que reflectia sobre a fragilidade da juventude e da vida, no meio de tanta coisa que está além do nosso controlo.


Formados em 1982 na cidade de Münster, os Alphaville eram um trio synth-pop formado por Marian Gold (nome verdadeiro: Hartwig Schierbaum), Bernard Lloyd (nome verdadeiro: Bernhard Gössling) e Frank Mertens (nome verdadeiro: Frank Sorgatz). Inicialmente a banda chamava-se...Forever Young mas rapidamente mudaram o nome para Alphaville, em homenagem ao filme de 1965 de Jean-Luc Godard. A banda rapidamente obteve sucesso internacional com o seu primeiro single, "Big In Japan" (originalmente escrito por Gold em 1979) e o single seguinte "Sounds Like A Melody" continuou o êxito. Mas seria o terceiro single, que tinha o nome inicial da banda e que dava nome ao seu álbum de estreia, que se tornaria a canção-assinatura dos Alpahville, embora na altura tivesse sido relativamente menos bem-sucedida comercialmente do que os dois singles anteriores. 


"Forever Young" é uma das minhas canções preferidas dos anos 80 e ainda hoje, quer o início instrumental, quer o clímax final com o sintetizador a imitar um trompete causam-me arrepios. E pelo meio, há Marian Gold cantando versos tão marcantes como "hoping for the best but expecting the worst, are you gonna drop the bomb or not?", "let us die young or let us live forever" ou "it's so hard to get old without a cause". O videoclip, filmado num antigo manicómio em Inglaterra, é igualmente icónico com a banda a tocar para um grupo de pessoas de várias idades vestidas com roupas esfarrapadas (em especial aquele senhor de bigode com um grande capuz branco) que acordam ao ouvi-los e terminam passando por um estranha e luminosa passagem em forma de losango (suponho que a porta para a Eternidade). 

"Forever Young" foi mais um grande hit para os Alphaville na Europa continental, tendo sido n.º 1 na Suécia e chegado ao top 20 na Alemanha, Áustria, Espanha, França, Holanda, Noruega, Suíça e África do Sul. Também lembro-me da canção ter tido alguma repercussão em Portugal na altura pois recordo-me de a RTP transmitir o videoclip em programas como "ViváMúsica". Foi também o maior hit da banda nos Estados Unidos, apesar de não ter ido além do n.º 65 no top da Billboard, mas devido a algumas versões de outros artistas, utilizações em filmes, séries, anúncios e talent shows, é uma canção que não soará totalmente estranha aos ouvidos americanos. 




O segundo álbum da banda, "Afternoons In Utopia" de 1986 ainda teve alguma notoriedade internacional, sobretudo devido ao single "Dance With Me", mas mesmo sem se aproximarem dos êxitos do passado, os Alphaville continuam no activo (o seu último disco de originais é de 2017), se bem que Marian Gold seja o único membro fundador que ainda continua no projecto. Gold também lançou dois discos a solo. 
Além dos Alphaville já terem regravado "Forever Young" várias vezes (a versão de 2001 foi editada em single), a canção já teve um número incontável de covers, de nomes como Laura Branigan, DJ Space C, Jay-Z & Mr. Hudson, Youth Group, One Direction, Interactive, Becky Hill e Wayne Wonder. E como já referi foi utilizado em vários filmes e anúncios publicitários. Aqui há tempos, vi "Forever Young" a ser usado numa sequência do filme norueguês "Mot Naturen" (2014), sobre um homem que decide passar um fim de semana a caminhar pelas montanhas, enquanto o espectador vai ouvindo os seus pensamentos sobre a sua crise de meia-idade, a vontade de largar tudo e a juventude que lhe escapa. 


Em Portugal, "Forever Young" teve um redescoberta e tornou-se definitivamente um clássico do FM nacional em 1994, quando Alberto Ferreira escolheu a canção para a sua participação na segunda temporada do "Chuva De Estrelas" que chegou até à final.    

"Big In Japan" (1983)


"Sounds Like A Melody" (1984)


"Dance With Me" (1986)




Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...