segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Daria (1997-2002)

por Paulo Neto

Tenho de confessar que nunca fui fã da série "Beavis & Butt-Head". Houve sempre algo nela que nunca me cativou e achava o humor demasiado rasteiro e os traços da animação muito toscos para o meu gosto. Mas nessa série havia uma personagem que viria a ter a sua spin-off, que na minha opinião era muito mais interessante: Daria Morgendorffer


Daria em (e com) "Beavis & Butt-Head"

Em "Beavis & Butt-Head", Daria era uma espécie de contraponto inteligente à acefalia dos protagonistas, sempre com um comentário mordaz na ponta da língua. Mas embora não os tivesse em grande consideração e retirasse prazer de os ver cair nos mais diversos sarilhos, Daria (a quem eles lhes chamavam "diarrhea") era das poucas personagens que se importava minimamente com eles e se dava ao trabalho de lhes explicar coisas aparentemente elementares como pôr sementes no chão para plantar. Inicialmente a personagem era mais expressiva, mas com o tempo foi-se tornando mais inexpressiva, mais sarcástica e com um tom de voz de monocórdico que seria a sua imagem de marca na spin-off.


 

Sob aprovação de Mike Judge, o criador de "Beavis & Butt-Head" e da personagem, Glenn Eichler e Susie Lewis Lynn trabalharam numa série spin-off tendo a personagem de farta cabeleira castanha, óculos, casaco verde, botas da tropa e língua afiada como protagonista, mantendo-se Tracy Wagstaff como a voz de Daria.
"Daria", a série teve cinco temporadas de treze episódios de 22 minutos cada exibidas originalmente entre 1997 e 2002, bem como duas longas metragens: "Is It Fall Yet?" (que ligava os acontecimentos do fim da quarta temporada com os do início da quinta) e "Is It College Yet?", que serviu como episódio final, após os autores da série terem optado por fazer um filme em vez da sugestão da MTV para uma minitemporada final de seis episódios. Além disso, houve também dois episódios especiais, um mostrando os bastidores da série apresentado pela actriz Janeane Garofalo (que muitos acreditavam ser a voz de Daria) e outro de retrospectiva antes do episódio/filme final e um episódio piloto a preto e branco nunca exibido em televisão, mas disponibilizado na internet. A canção do genérico é "You're Standing On My Neck" do grupo rock feminino Splendora
Eu lembro-me de ver a série nos finais dos anos 90, ainda quando Portugal não tinha MTV própria e estava sobre a alçada da MTV Europe, e recentemente a MTV Portugal tem reposto a série, à razão de dois episódios por dia nas noite de segunda a quinta-feira.    

Tirando as características da protagonista e as origens texanas da família, a série não reteve nenhuma referência a "Beavis & Butt-Head". Como tal, vemos Daria a viver em Lawndale, uma comunidade de classe média-alta algures no Nordeste americano, com a sua família. Os seus pais Helen e Jake foram outrora hippies mas agora são obcecados pela sua carreira (ela é advogada, ele é consultor de empresas) e pelo estatuto social e a sua irmã mais nova Quinn (quando vi pela primeira vez a série, o nome dela soava-me a Gwen) mais obcecada com roupas, popularidade e namoros do que com responsabilidades e acha que a sua cara laroca é suficiente para conseguir o que quer. Embora Helen e Jake fiquem frequentemente exasperados com o sarcasmo e pessimismo da primogénita ("eu não tenho baixa auto-estima, tenho baixa estima por toda a gente"), a falta de aplicação aos estudos e às responsabilidades da mais nova deixa-os ainda mais em palpos de aranha. 

Jake, Quinn, Daria, Helen


Jane e Trent


No liceu de Lawndale, enquanto Gwen rapidamente torna-se popular, Daria destoa completamente daquele meio escolar banhado em superficialidades e contradições que ela nunca se faz rogada em apontar. E embora tenha boas notas, não cai nas boas graças dos professores, quer por não gostarem de ela ser respondona, quer por não saberem lidar com alguém assim. Porém, Daria trava logo amizade com uma colega, Jane Lane, que partilha o humor sardónico e o espírito crítico, se bem que Jane seja um pouco mais positiva e sociável. As duas também gostam de comer pizza e ver o programa de televisão "Sick, Sad World"
 Filha de pais ligados ao mundo das artes, dos quais ela herdou o talento, Jane vive numa grande casa onde o único outro residente habitual é o seu irmão Trent, que passa os seus dias entre dormir, tocar na sua banda Mystik Spiral ou praticar na guitarra (dormir agarrado à guitarra contra como praticar!) e que fala com que num sussurro arrastado. Contra os seus próprios esforços, Daria mantém um crush por Trent ao longo das três primeiras temporadas.  

Outros alunos de Lawndale da turma de Daria e Jane são: Brittany Taylor, a típica cheerleader loura burra, que namora com Kevin Thompson, o quarterback da equipa de futebol americano que é ainda mais burro que ela; Charles "Upchuck" Ruttheimer, o chato insuportável que se mete com todas as raparigas; o casal Jodie Landon e Michael Jordan "Mack" MacKenzie, dois dos poucos alunos negros no liceu, ela aluna do quadro de honra, ele capitão da equipa de futebol americano; e Andrea, a rapariga gótica. Jodie era uma das minhas personagens preferidas porque embora estivesse integrada no sistema escolar e da comunidade, ela não se fazia rogada em apontar as injustiças à sua volta, ou sobretudo o facto de ela ser tratada como uma quota de minoria numa comunidade maioritariamente caucasiana. Por vezes, Jodie chegava mesmo a lembrar Daria que esta podia-se dar ao luxo de confrontar o establishment à sua volta sem sofrer grandes represálias porque ela era branca e economicamente privilegiada. (Foi anunciado recentemente que Jodie terá a sua própria série, com Tracee Ellis-Ross a dar-lhe voz.)

Enquanto isso Quinn integra o Clube da Moda com três das raparigas mais populares da escola, priorizando as tendências da moda a tudo o resto: Sandy Griffin, a presidente do clube que nutre uma inveja velada por Quinn, Stacy Rowe, a mais simpática e próxima de Quinn, e Tiffany Blum-Deckler, a asiática meio apática que fala num tom de voz baixa. Entre os  vários pretendentes de Quinn, existem três rapazes sempre atrás dela e a quem ela só liga quando lhe convém: Joey, Jeffy e Jamie, este último alvo de um gag recorrente das outras personagens confundirem sempre o nome dele. Na escola, Quinn faz tudo para que ninguém saiba que Daria é sua irmã e como tal as outras raparigas do Clube Da Moda costumam referir-se a Daria como "a prima da Quinn".

Da esquerda para a direita: Ms. Li, Brittany, Kevin, Jodie, Daria,
Jane, Mack, Upchuck, Andrea e Mr. DeMartino


Entre os professores há a directora Angela Li, obcecada em angariar dinheiro para a escola (e às vezes para ela), nem que seja por esquemas pouco lícitos; Janet Barch, a professora de Economia, que nutre um ódio geral pelo sexo masculino desde que o seu ex-marido fugiu com a amante; Timothy O'Neill, o professor de Inglês, hipersensível, inseguro e com dificuldade em fixar os nomes dos alunos; Claire DeFoe, a professora de Artes, que encoraja o talento de Jane; e Anthony DeMartino, o professor de História, atreito a vários ataques de fúria (nomeadamente devido à burrice dos alunos) que faz o seu olho sair da órbita. 

Daria e Tom


A partir da quarta temporada, surge uma nova personagem importante, Tom Sloane que se torna o namorado de Daria. O início da relação é algo atribulado porque Tom tinha antes namorado brevemente com Jane, o que causou tensão entre as duas amigas. Embora pertença a uma das famílias mais ricas e poderosas de Lawndale e por vezes seja algo presunçoso por causa desses privilégios, Tom partilha a mesma mentalidade sagaz e sarcástica de Daria, embora seja mais sociável. O namoro com Tom vai fazer com que Daria repense as suas atitudes e se confronte com as suas inseguranças e traumas passados (que moldaram a sua personalidade). No final de "Is It College Yet?", Tom e Daria decidem terminar amigavelmente a relação para se focarem no novo capítulo das suas vidas na universidade.

No geral, gosto bastante de tudo em "Daria": os traços da animação (sobretudo no desenho das personagens), do humor mordaz, de como a maioria das personagens foi passando de meros estereótipos a caracteres bem delineados e desenvolvidos e do trabalho dos voice actors. Outro pormenor muito engraçado era durante os créditos finais aparecerem desenhos das personagens da série assumindo outro tipo de personalidade. (Por exemplo, Daria como a rainha Isabel I, Jane como Cleópatra, Quinn como uma freira, Jake como Keith Flint dos Prodigy, Trent como um gangster...)   

Algumas curiosidades:

- Para o nome de Daria, Mike Judge, criador de "Beavis & Butt-Head", inspirou-se numa antiga colega de liceu que tinha o mesmo nome (e a mesma alcunha escatológica). 
- Wendy Hoopes fez as vozes de Quinn, Helen e Jane. Fiquei muito surpreendido quando soube isto porque a voz da Quinn era tão aguda e a da Jane tão grave que quase parece inacreditável que as duas vozes saíssem da mesma pessoa. 
- A inspiração para o design da personagem de Brittany foi a actriz e apresentadora Jenny McCarthy (actualmente mais conhecida por ser militante anti-vacinas). 
- Quatro actores fizeram a voz de Mack: Delon Ferdinand, Paul Williams, Kevin Daniels e Amir Williams. Talvez por isso, a personagem não foi tão desenvolvida como as outras.
- Os outros voice actors da série foram Sarah Drew (Stacy), Geoffrey Arend (Upchuck), Marc Thompson (Kevin, Mr. O'Neill, Mr. DeMartino, Jamie), Janie Mertz (Brittany, Sandy), Ashley Albert (Ms. Barch, Tiffany), Alvaro Gonzalez (Trent), Jessica Cydnee Jackson (Jodie) e Russel Hankin (Tom).

Além da série, que teve edições em VHS e DVD, "Daria" também gerou dois livros e dois programas de software para computador. Alguns serviços de GPS disponibilizam a voz de Daria como guia. 

Para terminar deixo-vos os conselhos de Daria no seu discurso da formatura:
"Lutem por aquilo que acreditem até que, ou a não ser que a lógica e a experiência vos prove o contrário; lembrem-se quando o rei parece ir nu, o rei vai nu; a verdade e uma mentira não são "mais ou menos a mesma coisa"; e não há nenhum aspecto, faceta ou momento da vida que não possa ser melhorado com pizza."

Quinze das melhores frases de Daria Morgendorffer



Genérico

 



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...