segunda-feira, 21 de setembro de 2020

As Aventuras De Jack Burton Nas Garras Do Mandarim (1986)

Mais uma para a secção "Filmes que eu vi na "Sessão Da Noite", o espaço de cinema da RTP1 nas noites de sexta-feira no inícios dos anos 90. 

Este "Big Trouble In Little China", que em Portugal recebeu o extenso título "As Aventuras De Jack Burton Nas Garras Do Mandarim", é um misto de thriller sobrenatural, comédia de acção e filme de artes marciais, realizado por John Carpenter, o realizador de "Halloween", "The Thing" e "Starman", naquela que foi a sua quarta colaboração com Kurt Russell depois de "Elvis", "Fuga De Nova Iorque" e "The Thing - Veio De Outro Mundo". 



Russell interpretou a personagem-título Jack Burton, um camionista que ao visitar o seu amigo Wang Chi (Dennis Dun), que tem um restaurante na Chinatown de São Francisco, se vê arrastado para todo um pandemónio chinês de mafiosos e guerreiros sobrenaturais. Tudo começa quando Miao Yin (Suzee Pai), a noiva chinesa de Wang é raptada por um gangue, aparentemente para fins de tráfico sexual. 




Mas a verdade é ainda mais sombria. Lo Pan (James Hong) fora há séculos um grande guerreiro e feiticeiro mas quando se rebelou contra o Imperador, foi castigado com uma maldição que o impede sobreviver apenas dentro de um corpo velho e decrépito. Para quebrar a maldição, Lo Pan terá de casar uma mulher de olhos verdes (como Miao Yin) e depois sacrificá-la aos deuses. Lo Pan também comanda três temíveis guerreiros com poderes sobrehumanos: Thunder (Carter Wong) que consegue expandir o seu corpo, Rain (Peter Kwong) que manobra habilmente uma espada mágica e Lightning (James Pax) que consegue soltar relâmpagos das mãos. 


Auxiliados por Gracie (Kim Cattrall), uma advogada que se envolveu na confusão do rapto de Miao Yin no aeroporto, Eddie Lee (Donald Li) e Egg Shen (Victor Wong), outro camionista que afinal é um feiticeiro e conhecedor das histórias mágicas da China antiga, Jack e Wang descem a um submundo para enfrentar Lo Pan e os seus guerreiros. A certa altura, Gracie também é raptada e ao descobrir que ela também tem olhos verdes, Lo Pan decide também sacrificá-la. Graças a uma poção de Egg, Jack e Wang rumam ao confronto final durante a cerimónia de casamento para salvar Gracie e Miao Yin. 

O mais engraçado neste filme é que apesar de a história se focar sobretudo no ponto de vista de Jack, na verdade o herói é Wang Chi (Jackie Chan chegou a estar equacionado para esse papel) - é ele o lutador sagaz e corajoso que salva a sua amada -  e Burton é na realidade o sidekick e um autêntico peixe fora de água que pouco percebe do que se passa, mas que é tão americanamente convencido que pensa que ele é que vai resolver aquilo tudo. E Kurt Russell é exímio a encarnar esse "boneco". 


Com a pressão do estúdio para acelerar a produção do filme devido ao facto de outro filme de temática semelhante, "O Menino De Ouro" com Eddie Murphy, também estar para estrear na mesma altura, "As Aventuras de Jack Burton Nas Garras do Mandarim" foi um fracasso de bilheteira e deixou John Carpenter desiludido com Hollywood e decidido a regressar ao cinema independente. O flop também abortou planos para possíveis sequelas, que o final do filme deixava antever. 
No entanto, nos anos seguintes, com o mercado de vídeo e as emissões televisivas, o filme foi ganhando um estatuto de culto que tem crescido com o tempo, ao ponto de hoje ter um merchandising que vai de livros de banda desenhada a figuras de PVC e jogos de tabuleiro e de cartas. O filme também é citado como uma influência dos criadores da saga de jogos de "Mortal Kombat", nomeadamente para a criação das personagens Raiden e Shang-Tsung. 

 


Trailer:

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Estou a pensar em rever este filme nos próximos dias, mas, há uma pequena correcção na descrição do filme a fazer: "a noiva chinesa de Wang é raptada por um gangue, aparentemente para fins de tráfico sexual" NÃO ESTÁ CORRECTO
    A noiva chinesa de Wang é raptada por um gangue que exige que uma mulher de olhos verdes se case com Miao Yin para libertá-lo de uma maldição secular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palavra chave, "aparentemente". Mais abaixo no texto é explicada essa verdadeira razão.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...