quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Tentação (1997)

por Paulo Neto

Após o sucesso do filme "Adão e Eva", creditado por iniciar o interesse do grande público pelo cinema português nos anos 90, era inevitável repetir a fórmula e a 26 de Dezembro de 1997 estreava o filme "Tentação", que tal como "Adão e Eva", era realizado por Joaquim Leitão, produzido por Tino Navarro, protagonizado por Joaquim de Almeida e apoiado e amplamente promovido pela SIC. Além disso a história cruzava dois tópicos aliciantes: a religião e a toxicodependência, e era baseada em factos verídicos.





Vila D'Aires é uma pacata vila algures no Norte de Portugal. O padre António (Joaquim de Almeida) é uma das figuras mais amadas da terra, conhecido pela sua bondade e generosidade. No entanto, e como acontecia então um pouco por todo o país, Vila D'Aires também é atingida pelo flagelo da droga, com uma célula de tráfico instalada nos arredores e vários habitantes caídos nas suas malhas. Um deles é Lena (Cristina Câmara), uma jovem mulher recém-saída da prisão, a quem o vício impede de endireitar a sua vida e ser uma mãe para a sua filha Rita (Ana Hortelão). A presença de Ana (Sofia Leite), outra toxicodependente com quem Lena tem uma relação casual, também não ajuda.
António tenta ajudar Lena mas esta acaba por lhe provocar sensações que ele julgava esquecidas, mostrando que para além do hábito de padre está um homem. E quando dá por si, envolve-se numa espiral de tentações, não só quebrando os seus votos de castidade como também a consumir droga.
Até que um confronto fatal com Hélder (Diogo Infante), o violento ex de Lena e pai de Rita, deixa o padre a braços com a lei. É então que Lena lhe dá uma prova de amor…




Além dos nomes citados, do elenco fizeram ainda parte Ana Bustorff, Francisco Nicholson, João Lagarto, António Capelo e Carmen Santos. Esta foi a estreia como actriz da manequim Cristina Câmara que depois entrou nos filmes "Inferno" e "Portugal S.A." e na telenovela "Dei-te Quase Tudo".

"Tentação" foi mais um sucesso comercial, superando mesmo as receitas de "Adão e Eva". Se não estou em erro, foi o filme português mais visto nos cinemas até "O Crime do Padre Amaro" em 2006. Eu lembro-me de ter ido ver o filme ao cinema com uns colegas no início de 1998 no dia em que estreou em Torres Novas e de já só haver lugares nas duas filas da frente. A certa altura, durante a cena do nu integral de Cristina Câmara, alguém atrás de nós gritou: "Deviam pôr uma bolinha nisto!". Aliás terá sido por causa dessa cena que Catarina Furtado, que foi a primeira escolha para fazer de Lena, recusou o papel.

Como não podia deixar de ser, Herman José parodiou "Tentação" no sketch "Tentação 2.0", um jogo  interactivo de computador onde o utilizador podia criar a sua versão do filme. Por exemplo, uma hóstia viciada em padres que se apaixona por uma rapariga que pinta com uma trincha...




A banda sonora esteve a cargo dos Xutos & Pontapés e dela foi extraído o tema "Para Sempre", mais um hit e mais um refrão orelhudo para a infindável lista dos Xutos.

Trailer:



Xutos & Pontapés "Para Sempre"




Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

5 comentários:

  1. Olá,

    O facebook é onde estão mais publicações vossas?
    E nas 3 plataformas (fb, tumblr e blogue), existem publicações que estão apenas numa delas ou estão em todas?

    Eu sou de 94, há muita coisa que não conheço mas ainda me lembro de muito, o vosso site é um baú de nostalgia, adoro!

    Fernando Couto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário e pelo elogio, é uma belíssima imagem, um "baú de nostalgia".
      Sobre o conteúdo das plataformas, sim existe algum conteúdo exclusivo ao blog, ao tumblr e ao Facebook. Por exemplo, no Tumblr existem os mini-cromos que só algum tempo depois são mais desenvolvidos no blog, e tanto no Facebook como no Tumblr e também no Instagram, imagens que não são dos nossos arquivos pessoais ou que só mais tarde desenvolvemos para o blog.
      cumprimentos,
      David

      Eliminar
    2. Olá,
      Obrigado pela resposta. Já estive a ver todo o vosso conteúdo e a apontar muitas coisas: tenho apontado tudo o que tive, infelizmente houve muita coisa que deitei fora, grande estupidez, mas pelo menos com a ajuda das vossas plataformas ficarão na memória. Só ainda não explorei o blogue, vou fazê-lo aos poucos.
      Um pedido de ajuda: tenho feito uma lista com todos os desenhos animados que via, existem 5 ou 6 que não me recordo do nome deles mas tenho memórias, será que me podiam ajudar? Seria importante para mim.
      Obrigado pela atenção
      Fernando Couto (rebeldiadefeituosa.wordpress.com)

      Eliminar
    3. Viva! No que pudermos ajudar, teremos o maior prazer.
      Esses desenhos animados que não recorda o nome pode começar por explicar aqui nos comentários da nossa página "Em Busca..." [https://enciclopediadecromos.blogspot.pt/p/blog-page_22.html] o que se lembra, que se nós não soubermos talvez alguns outros leitores saibam responder.

      Eliminar
    4. Muito obrigado!! Já lá publiquei um desenho esquecido!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...